quarta-feira, 24 de junho de 2020

CONGRESSO DAS FAMÍLIAS SHALOM ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA



Voltado às famílias e casais de noivos, o Congresso das Famílias Shalom 2020 acontece nos dias 27 e 28 deste mês. Com o tema “Coragem de ser diferente”, o evento é promovido pela Comunidade Católica Shalom e será 100% online. A programação do Congresso é composta de pregações, workshops e seminários virtuais (webinários) sobre diversos temas da vida familiar, além de momentos de espiritualidade e oração, como Santa Missa e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Realizado anualmente em Fortaleza, esta será a primeira edição online do Congresso. Milhares de famílias de todo o Brasil participam do evento para renovarem a experiência com o Amor de Deus no seio familiar, e serem auxiliadas na compreensão do papel da família na Igreja e na sociedade, para assim, viverem o chamado de Deus recebido por meio do Matrimônio.            

Moysés Azevedo, Emmir Nogueira e Padre João Wilkes estão entre os pregadores do tema central do evento. Além deles, neste ano, duas presenças internacionais também estão confirmadas: Padre Alexandre Awi, Secretário do Dicastério para leigos, a família e a vida da Santa Sé e Robert Cheiab, membro do mesmo Dicastério que atua como conferencista sobre as temáticas da vida de casal, educação dos filhos, desafios da juventude e do ateísmo na modernidade.O Congresso das Famílias é uma iniciativa do Projeto Família da Comunidade Shalom, com apoio do Instituto Parresia.
 
“Coragem de ser diferente”

Segundo Pe. Franco Galdino, missionário da Comunidade Shalom e um dos organizadores do Congresso das Famílias, o tema deste ano tem por inspiração São João Paulo II - neste ano do centenário de seu nascimento - e o Escrito “Carta à Comunidade”, de Moysés Azevedo. “A inspiração para abordarmos este tema parte da compreensão de que a vivência corajosa do Evangelho é a chave para aqueles que desejam colocar a vocação recebida de Deus como a grande prioridade de suas vidas”, explica.

Com grande dedicação pastoral durante seu pontificado, São João Paulo II escreveu diversos documentos voltados à importância da família. Na sua Carta às Famílias de 1994, o pontífice define a família como “Santuário da Vida”. Logo no início do seu pontificado, João Paulo II também chamou todo povo de Deus à coragem, ao proclamar a frase que se tornou célebre: “Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo!”

Já na Carta à Comunidade de 2005, um dos Escritos da Vocação Shalom, Moysés Azevedo fala do papel da família na construção de uma nova sociedade. “Não tenham medo de ser diferente, não somos melhores que ninguém, mas somos chamados a viver uma vida diferente.”

Programação

As manhãs do Congresso serão transmitidas ao vivo de Fortaleza. Neste turno acontecem as pregações do tema geral, e momentos de oração, como Laudes (oração da Liturgia das Horas) e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

No período da tarde, o evento segue com uma rica programação de aprofundamento, com 6 workshops sobre temas ligados à dimensão familiar, como planejamento orçamentário, preparação para o Matrimônio (voltado aos noivos) e educação dos filhos. Além de 4 webinários, nos quais, em tempo real, os participantes podem interagir e fazer perguntas aos pregadores do Congresso.

Inscrições

A inscrição no evento para a participação ao vivo da manhã de oração, formação e Adoração ao Santíssimo Sacramento é gratuita. Para ter acesso ao restante do conteúdo de formação (workshops e webinários) do período da tarde, é necessária a adesão a um dos pacotes de formação.

Através da adesão ao pacote BÁSICO, o participante tem acesso além da programação da manhã ao vivo, aos seis workshops e a assitir aos quatro webinários da tarde. Nessa modalidade, o conteúdo é disponibilizado durante o final de semana do Congresso.

Já na modalidade PREMIUM, o participante tem acesso a toda a programação do Congresso, participação ao vivo aos webinários com direito a fazer perguntas e interagir com o palestrante. Além disso tem acesso ao conteúdo gravado por 2 meses após o Congresso.

Todos os pacotes dão direito ao casal. O pacote BÁSICO custa vinte reais (R$20,00) e a PREMIUM quarenta (R$50,00).

As inscrições podem ser feitas pelo site: 
comshalom.org/familias

Instituto Parresia

Em vista de qualificar a participação no Congresso foi selada uma parceria com o Instituto Parresia, por isso todos os pacotes serão efetivados pela plataforma de EAD desse Instituto. As inscrilções serão feitas através do site 
www.comshalom.org/familias

PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Tema Centrais

- Coragem de ser diferentes - Moysés Azevedo
- O Mundo e suas seduções para a famílias - Emmir Nogueira
- Escancarar as portas a Cristo - Pe. João Wilkes
- A devoção mariana na Igreja Doméstica - Pe. Alexandre Awi
- Coragem de educar os filhos na fé - Robert Cheiab

Workshops

- Coragem e a abertura generosa à vida, sobre Planejamento Familiar
- Gastar ou não gastar? Eis a questão, sobre Planejamento Orçamentário Familiar
- Quantos passos até o felizes para sempre, de Preparação de noivos
- Perdão e Oração em Família
- As virtudes na educação dos filhos
- Famílias em Missão. Prontos para partir, sobre a Missionariedade na Família

Webinários

- Fazendo um Planejamento Orçamentário Familiar
- Famílias em Missão
- A radicalidade do evangelho na vida Familiar
- Evangelizar em Família

Inove Comunicação – Assessoria de Imprensa da Comunidade Católica Shalom. Verônica Melo (85) 99680-0908/ Camila Vasconcelos: (85) 98845-6506   

Nenhum comentário: