quarta-feira, 27 de maio de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DO DIA




27 DE MAIO DE 2020

4ª. FEIRA DA 7ª SEMANA DA

PÁSCOA

Cor Branco

1ª. Leitura – At 20, 28-38


Leitura dos Atos dos Apóstolos 20,28-38

Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso:
28Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho. 29Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes,
que não pouparão o rebanho.
30Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 31Por isso, estai sempre atentos:
lembrai-vos que durante três anos, dia e noite, com lágrimas,
não parei de exortar a cada um em particular.
32Agora entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados.
33Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. 34Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 35Em tudo vos mostrei que, trabalhando deste modo, se deve ajudar os fracos,
recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: 'Há mais alegria em dar do que em receber'.'
36Tendo dito isto,
Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles.
37Todos, depois, prorromperam em grande pranto e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, 38aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito
que não tornariam a ver-lhe o rosto. E o acompanharam até o navio. Palavra do Senhor.

Reflexão –  “todos nós temos a nossa cota de responsabilidade.”
“cuidai  de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus...”  Se tivermos consciência de que foi o Espírito Santo de Deus quem nos colocou no lugar onde exercemos o nosso ministério nós saberemos que o próprio Espírito nos formará e nos dará condições para sermos fiéis à nossa missão. As recomendações de Paulo aos anciãos da Igreja de Éfeso, hoje, também, valem muito para nós! Cada um de nós, dentro da nossa realidade é sentinela de alguma pessoa que nos foi entregue para ser “pastoreada”, isto é, cuidada, tratada, zelada e orientada. Como pais de família ou coordenadores de comunidades, como chefes no trabalho ou dirigentes das nações e da Igreja, todos nós temos a nossa cota de responsabilidade.    No entanto, precisamos estar conscientes de que não somos  eternos, por isso um dia precisaremos nos afastar do nosso rebanho e, com certeza, aparecerão aqueles (as) que tentarão destruir o projeto que Deus deseja realizar por meio de nós. Os lobos ferozes são todos aqueles que procuram nos desvirtuar e tirar-nos do verdadeiro caminho. Eles estão infiltrados em todos os lugares. Por isso, necessitamos atentar bem nas palavras de São Paulo quando ele diz: “cuidai de vós”. Às vezes nos limitamos a cuidar do rebanho e não percebemos que, pessoalmente, nós também caímos nas garras dos lobos ferozes e nos deixamos vencer pelas tentações do orgulho, da vaidade. A humildade de Paulo era consequência natural da sua entrega à graça do Espírito que tem poder para edificar em nós uma criatura nova.  São Paulo nos ensina a nos entregar a Deus e à Sua mensagem de salvação, isto é, a Sua Palavra que tem poder para nos edificar e nos dar a herança da santidade. Por isso, ele nos educa para não cobiçar nem invejar a vida de ninguém, mas trabalhar para nosso  sustento próprio e daqueles que dependem de nós. Por fim, ele nos adverte a ajudar os mais fracos, recordando as palavras de Jesus: “há mais alegria em dar do que em receber!”   - Você tem cuidado de si mesmo (a), exercitando a humildade, reconhecendo que é por graça do Espírito Santo que você serve ao Senhor? – Quem são as pessoas a quem você considera parte do seu rebanho: seu pai, sua mãe, seus irmãos e irmãs de sangue e de comunidade? – Você orienta, coordena ou aconselha a alguém? – Como está o seu rebanho? – Você se alegra quando partilha o que tem com alguém?

Salmo 67, 29-30. 33-35a. 35b-36c (R. 33a)

R. Reinos da terra cantai ao Senhor.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

29Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder, *
confirmai este poder que por nós manifestastes,
30a partir de vosso templo, que está em Jerusalém, *
para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes!R.

33Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos!*
34Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos.
Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa.*
35a'Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens.R.

35bSobre Israel, eis sua glória e sua grande majestade!*
36aEm seu templo ele é admirável.
36bE a seu povo dá poder.*
36cBendito seja o Senhor Deus.R.

Reflexão - O salmista suplica ao Senhor Deus que manifeste o Seu poder por meio de seu povo a fim de que ele possa dar testemunho da intervenção divina a todos os reinos da terra. O Senhor eleva a Sua voz poderosa e se faz ouvir por todos os povos por meio do canto dos nossos lábios. Assim todas as nações saberão que o Senhor é o Rei do Universo. Bendiga ao Senhor com esse salmo e se faça seu instrumento aqui na terra, expressando com palavras, cânticos e ação de graças o Seu poder amoroso.

Evangelho – Jo 17, 11b-19


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por João 17,11b-19

Naquele tempo: Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: 11b'Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste,
para que eles sejam um assim como nós somos um.
12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste.
Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo,
como eu não sou do mundo.
15Não te peço que os tires do mundo,
mas que os guardes do Maligno.
16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade'. Palavra da Salvação.

Reflexão - “a Unidade é o primeiro passo

Sabedor de que iria para junto do Pai, Jesus rogou pela Unidade entre nós que ficamos aqui a mercê do maligno, que é o príncipe do mundo.  Intercedendo em favor dos Seus discípulos Jesus estende a Sua súplica por todos nós que um dia haveríamos de crer Nele. Pediu ao Pai,  que nos fizesse UM, assim como Ele e o Pai o são. Pediu também para que a Sua alegria seja plenamente realizada em nós e que sejamos consagrados na verdade que é a Sua Palavra que o mundo rejeita. Rogando ao Pai pela nossa unidade de mentalidade e de coração Ele nos distingue daqueles que são do mundo, isto é, daqueles que não o têm como Salvador porque não acreditam que Ele foi enviado pelo Pai. Portanto, a Unidade é o primeiro passo para que o Projeto de Deus se realize em nós e nos nossos relacionamentos.  Precisamos, então, mergulhar nesta Palavra para entender que o Senhor sonda os nossos corações, e sabe, precisamente, como vivemos dissociados uns dos outros, cada um com sua opinião própria, batalhando numa guerra surda e rancorosa por coisas que já passaram e não têm mais razão de existir dentro de nós. Tenhamos consciência de que a Oração de Jesus também é para purificar os nossos corações e nos fazer reconhecer as nossas transgressões e a nossa culpa pela desunião nas nossas ações, nos nossos achismos e até nas nossas preces. Por isso, o  Senhor hoje vem nos reunir num só pensamento para que todos sejamos um, com Ele e com o Pai. Embora sejamos pessoas distintas, de diferentes temperamentos, temos uma coisa em comum: somos aqueles convidados a “manifestar o nome de Jesus no mundo, para que o amor com que o Pai O amou esteja também em nós”! Quem vive a Palavra de Deus vive separado do mundo, embora esteja no mundo. Precisamos  ser fiéis ao pedido que Jesus fez ao Pai e nos conservarmos unidos para que sejamos um com Jesus e o Pai. 

– Como é o seu modo de pensar: de acordo com o mundo ou como Jesus ensinou?
 -  Você se considera uma pessoa consagrada a Deus?
 – Você tem alguma dúvida em relação ao que Jesus veio ensinar? 
– Você luta pela unidade da sua família?
Helena serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: