sábado, 2 de maio de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



02 DE MAIO DE 2020


SÁBADO DA 3ª SEMANA

 

DA PÁSCOA


Cor: Branco

1ª Leitura - At 9,31-42


Leitura dos Atos dos Apóstolos 9,31-42

Naqueles dias: 31A Igreja, vivia em paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. 32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Enéias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: 'Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!' Imediatamente Enéias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor. 36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as boas obras que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias ela ficou doente e morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: 'Vem depressa até nós!' 39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou.
Depois, voltou-se para o corpo e disse: 'Tabita, levanta-te!'
ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas
e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “o poder do Espírito Santo nos levanta”

Pedro e os outros Os apóstolos continuavam a missão de Jesus curando e libertando as pessoas em Seu Nome, assim sendo, em todos os lugares os milagres aconteciam! Em nome de Jesus os enfermos eram curados, os paralíticos voltavam a andar e os mortos ressuscitavam.  Seguindo os passos do Mestre, Pedro usava as mesmas palavras e o modo de agir de Jesus Cristo quando ordenava: “levanta-te”.  Através de nós o Senhor deseja fazer com que as pessoas sejam curadas e libertadas de tudo quanto possa estar paralisando-as. Nós, que já tivemos um encontro com o Cristo ressuscitado devemos usar as mesmas palavras de Pedro e, em nome de Jesus e com a Sua autoridade também dizer para as pessoas desanimadas: levanta-te, arruma a tua cama, sai da tua passividade, do teu marasmo porque Jesus Cristo é quem cura e salva. Todavia, assim como Pedro, também necessitamos nos ajoelhar e orar para entrar em sintonia com o Senhor do impossível. Pedro e os outros apóstolos tinham a consciência de que o poder era de Jesus, por isso eles não queriam para si os elogios pelos milagres que aconteciam.  Esta é uma missão da Igreja!  Esta é a nossa missão! O seguimento de Jesus implica no prosseguimento da Sua missão aqui na terra em unidade com o Seu Espírito Santo. O Espírito Santo é quem nos instrui, e nos orienta, portanto, resta-nos apenas reconhecer a nossa pequenez e obedecê-lo para receber todo o poder.  Quando deixamos que o Espírito Santo de Deus se manifeste em nós e por nosso intermédio, temos a chance de crescer, de prosperar dando frutos que alimentam aqueles que precisam da bênção e da graça do Senhor!  Só saberemos que o Espírito está agindo em nós se colocarmos em prática as sugestões de Deus que estão dentro do nosso coração e orar por alguém que está sofrendo, dar uma palavra de carinho a quem está carente, ir imediatamente à busca daquele que se perdeu. O Espírito Santo é o motivador e o realizador, mas depende do nosso querer, da nossa boa vontade e da nossa conscientização. Ele sempre nos motiva a edificar e não dividir, portanto, a unidade é o primeiro sinal de que realmente o poder do Espírito Santo está agindo em nós.  – Você já tem consciência de qual é a sua missão de batizado (a)? – Você tem ajudado às pessoas que estão desanimadas a levantar-se?– Você tem se deixado guiar pelas sugestões do Espírito Santo?  - Você já experimentou impor as mãos sobre as pessoas e pedir o Espírito Santo? – Você tem saído de si para consolar alguém, ?

 

Salmo - Sl 115, 12-13. 14-15. 16-17 (R. 12)


R. Que poderei retribuir ao Senhor Deus,
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

12Que poderei retribuir ao Senhor Deus*
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
13Elevo o cálice da minha salvação,*
invocando o nome santo do Senhor.R.

14Vou cumprir minhas promessas ao Senhor*
na presença de seu povo reunido.
15É sentida por demais pelo Senhor*
a morte de seus santos, seus amigos.R.

16Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,
que nasceu de vossa serva;*
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!
17Por isso oferto um sacrifício de louvor,*
invocando o nome santo do Senhor.R.

Reflexão - Como nós também poderemos retribuir ao Senhor por todas as graças que Ele faz em nosso favor? O mínimo que nós podemos fazer, realmente, é cumprir a nossa missão de batizados e dar provas diante do povo das maravilhas que acontecem na nossa vida por causa da Sua bondade e Misericórdia. Ofertar um sacrifício de louvor é abrir os nossos lábios e testemunhar ao mundo a glória e o poder do Deus vivo.

Evangelho - Jo 6,60-69


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,60-69

Naquele tempo: 60muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: 'Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?'
61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: 'Isto vos escandaliza?
62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada.
As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem'. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou:
'É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai'. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: 'Vós também vos quereis ir embora?' 68Simão Pedro respondeu: 'A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus'. Palavra da Salvação.

Reflexão - “as palavras de Jesus são espírito e verdade”

A ideia de que teriam de comer a carne e beber o sangue de Jesus os escandalizava, por isso, muitos discípulos se afastaram do seu convívio. Isto aconteceu porque eles procuravam entender com a mente aquilo que só o Espírito poderia fazê-lo. Hoje também Jesus nos adverte para que não racionalizemos as coisas sobrenaturais! O “Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada.”  Nós nos escandalizamos com os mistérios de Deus porque a nossa fé é muito pequena e não compreendemos que as palavras de Jesus são espírito e verdade. Somente com o nosso espírito podemos abranger as coisas de Deus e somente com os olhos do espírito à Luz da Fé nós aceitamos os Seus ensinamentos. O nosso espírito é quem sustenta a nossa matéria e o Espírito Santo é quem nos vivifica.   Entendendo com a razão e dentro da lógica humana seria impossível acontecer o que Jesus afirmara, porém, “as palavras de Jesus são espírito e vida! ”  Diante da evasão de alguns, Jesus deu um ultimato aos Seus seguidores: “Vós também vos quereis ir embora? ” Pedro respondeu em nome dos outros discípulos: “a quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus. ” Alguns discípulos se afastaram de Jesus, no entanto, aqueles que creram e reconheceram que “Ele era o santo de Deus”, ficaram.  Hoje também são muitos os que se afastam porque não querem entender, os que duvidam e se acham autossuficientes, por isso até zombam de Cristo! Assumir as palavras de Jesus como espírito e vida é abraçar tudo o que Ele nos propõe sem questionamentos e com o coração convencido. Assim também nós nos dirigimos a Ele e nos rendemos, dizendo como Pedro: “a quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”. A fé na Palavra de Jesus é o único meio para que possamos assumir a vivência dos Seus ensinamentos, que no nosso entendimento humano, não conseguimos atinar. 
– Você tem assumido o que Jesus lhe propõe?
 – Você tem plena consciência de que quando comunga está comendo o Corpo e bebendo o Sangue de Jesus? 
Como você tem dado testemunho da presença de Jesus na comunhão que você recebe na missa? 
– Como você tem demonstrado diante delas a sua fé em Jesus presente na Eucaristia?
- Quais serão as palavras de vida eterna que Jesus hoje quer revelar para você? 
– Escute-O! 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: