domingo, 17 de maio de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


17 DE MAIO DE 2020

6º DOMINGO DA

PÁSCOA
Cor: Branco

1ª. Leitura – At 8,5-8.14-17


Leitura dos Atos dos Apóstolos 8,5-8.14-17

Naqueles dias: 5Felipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Felipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados
também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade. 14Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram lá Pedro e João.
15Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo. 16Porque o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; apenas tinham recebido o batismo em nome do Senhor Jesus.  17Pedro e João impuseram-lhes as mãos,
e eles receberam o Espírito Santo. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “era  grande a alegria por causa do Espírito Santo!”

Pela oração dos apóstolos, da imposição de suas mãos sobre os que acolhiam a Palavra de Deus e a abertura dos seus corações o Espírito Santo se manifestava com poder nas cidades por onde andavam. Na medida em que a Palavra de Deus ia sendo anunciada, os milagres se evidenciavam e muitas conversões aconteciam.  Era grande a alegria naquela cidade”. A alegria é o primeiro sinal de que o Espírito Santo está se manifestando dentro de nós. Um coração repleto do Espírito Santo se alegra mesmo no meio das dificuldades e do sofrimento. É, portanto, uma alegria contagiante que não fica somente na pessoa que recebeu o dom; ela se espalha e é capaz de, despertar no coração dos outros, o desejo de também viver a mesma experiência.  O nosso testemunho de alegria é uma grande arma de evangelização. Portanto, nós também, como os apóstolos, poderemos incendiar uma cidade e até o mundo com o fogo da alegria que nos vem do Espírito. – Você sente o poder do Espírito agindo dentro do seu coração? – Você é uma pessoa que transmite a alegria do Espírito? – Ou você é uma pessoa carrancuda, séria, de semblante preocupado?  - Você tem sabido evangelizar através da sua postura, da sua espontaneidade e da sua alegria? 

 

Salmo 65,1-3a.4-5.6-7a.16.20 (R.1.2a)

R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
2cantai salmos a seu nome glorioso,
dai a Deus a mais sublime louvação!*
3aDizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras!R.

4Toda a terra vos adore com respeito*
e proclame o louvor de vosso nome!'
5Vinde ver todas as obras do Senhor:*
seus prodígios estupendos entre os homens!R.

6O mar ele mudou em terra firme,*
e passaram pelo rio a pé enxuto.
Exultemos de alegria no Senhor!*
7Ele domina para sempre com poder!R.

16Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:*
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
20Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,
não rejeitou minha oração e meu clamor,*
nem afastou longe de mim o seu amor!R.

 

Reflexão - O salmista nos ensina a expressar alegria e gratidão a Deus pelos feitos que Ele tenha realizado na nossa vida. Contar as maravilhas do Senhor, revelar a todos os sentimentos que nos vêm da alma é uma maneira de aclamar a Deus e de cantar salmos ao seu nome glorioso. Não nos basta apenas o ler ou orar com o salmo. Somos chamados a testemunhar ao mundo, com a voz e com a vida para manifestar a todos “como são grandes as obras do Senhor!”

 

2ª. Leitura – I Pd 3, 15-18


Leitura da Primeira Carta de São Pedro 3,15-18

Caríssimos: 15Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo,
e estai sempre prontos a dar razão da vossa  esperança a todo aquele que vo-la pedir. 16Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o vosso bom procedimento em Cristo. 17Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus do que praticando o mal. 18Com efeito, também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos,
a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espirito. Palavra do Senhor.

Reflexão – “o modelo é Jesus Cristo”

Damos provas de que estamos a serviço do amor de Deus, quando acolhemos até as pessoas que nos difamam. Por isso, nesta carta São Pedro nos ensina a acolher todas as pessoas, mesmo aquelas que nos caluniam e nos perseguem, com mansidão e respeito tendo como modelo, Jesus Cristo, o Justo que morreu pelos injustos. Assim ele nos ensina: “pois será melhor sofrer praticando o bem, se essa for a vontade de Deus, do que praticando o mal”. Isto significa que, se tivermos de sofrer que seja por uma causa justa e segundo a vontade de Deus, por uma causa nobre, na prática do bem. A vontade de Deus será sempre uma vida nova para nós, testemunhada pelas nossas ações que demonstram o nosso servir com amor.   Assim Jesus viveu e sofreu a morte, mas recebeu a nova vida pelo Espírito Santo. Portanto, é o Espírito Santo quem nos ajuda a enfrentar o sofrimento por amor, com paciência. – Como tem sido a sua reação diante dos sofrimentos e perseguições próprias do viver?  - Você tem pedido o auxílio do Espírito Santo Consolador? -  Os seus sofrimentos têm sido em vista da prática do bem ou é uma consequência dos seus atos errados?

Evangelho – Jo 14,15-21


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,15-21

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco:
17o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber,
porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai
e vós em mim e eu em vós. 21Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.
Palavra da Salvação.

Reflexão - “O Espírito Santo mora em nós“

Jesus falava aos seus discípulos e lhes acenava com a vinda do Espírito Santo, o Espírito da verdade,  lhes dando a garantia de que o Espírito estaria dentro deles: “Vós o conheceis, (o Espírito da verdade), porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós.” Podemos entender, então, que até aquele momento o Espírito Santo estava apenas perto dos discípulos, porque estava em Jesus Cristo. Mais uma vez Ele lhes garantia que não os deixaria órfãos e que viria a eles. No dia de Pentecostes Jesus cumpriu esta promessa. Hoje, nós podemos entender que o Espírito Santo já foi enviado do céu e permanece dentro de nós. O Pai está em nós, o Filho está em nós e o Espírito Santo confirma em nós o Amor entre o Pai e o Filho. Portanto, o nosso poder é muito maior ainda do que o dos Apóstolos antes de Pentecostes. Há em nós o poder do Amor de Deus que é o dínamo que impulsiona as nossas ações conforme o pensamento do Pai. “Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós!” Não podemos mais perder tempo; o Espírito da verdade mora dentro de nós para nos instruir na verdade que são os mandamentos da Lei de Deus. Sabemos que amamos a Deus se observamos os Seus mandamentos. Isto faz toda a diferença na nossa vida.

 – O Espírito da verdade mora no seu coração?
 – Você já sente a Sua manifestação?
 – Qual é a verdade? 
– Como se expressa a verdade do Espírito através de você? 
– Você tem ações concretas de amor ao próximo?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária



Nenhum comentário: