segunda-feira, 11 de maio de 2020

REFLEXÕES SOBE AS LEITURAS DE HOJE



11 DE MAIO DE 2020

2ª. FEIRA DA 5ª. SEMANA DA

PÁSCOA
Cor: Branco

1ª Leitura - At 14,5-18


Leitura dos Atos dos Apóstolos 14,5-18

Naqueles dias, em Icônio: 5Pagãos e judeus, tendo à frente seus chefes, estavam dispostos a ultrajar e apedrejar Paulo e Barnabé.
6Ao saberem disso, Paulo e Barnabé fugiram e foram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e seus arredores. 7Aí começaram a anunciar o Evangelho. 8Em Listra, havia um homem paralítico das pernas, que era coxo de nascença e nunca fora capaz de andar.
9Ele escutava o discurso de Paulo. E este, fixando nele o olhar
e notando que tinha fé para ser curado, 10disse em alta voz:
'Levanta-te direito sobre os teus pés.' O homem deu um salto e começou a caminhar. 11Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: 'Os deuses desceram entre nós em forma de gente!' 12Chamavam a Barnabé Júpiter e a Paulo Mercúrio, porque era Paulo quem falava. 13Os sacerdotes de Júpiter, cujo templo ficava defronte à cidade, levaram à porta touros ornados de grinaldas e queriam, com a multidão, oferecer sacrifícios. 14Ao saberem disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e foram para o meio da multidão, gritando:
15'Homens, o que estais fazendo? Nós também somos homens mortais como vós, e vos estamos anunciando que precisais deixar esses ídolos inúteis para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 16Nas gerações passadas, Deus permitiu que todas as nações seguissem o próprio caminho. 17No entanto, ele não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios, mandando do céu chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando vossos corações'.
18E assim falando, com muito custo, conseguiram que a multidão
desistisse de lhes oferecer um sacrifício. Palavra do Senhor.

Reflexão - “um quadro claro de idolatria” 

O ser humano tem sede de ídolos e, muitas vezes, se volta para adorar as criaturas ao invés do seu Criador.  Paulo e Barnabé foram confundidos com deuses porque, em Nome de Jesus haviam curado um coxo de nascença quando este escutava o discurso de Paulo. No entanto, os dois discípulos de Jesus repudiaram a toda idolatria e ao afago que os homens lhes faziam quando os incensavam e os consideravam deuses. Eles renunciaram a toda fama, a todo poderio e reconheceram ser  apenas homens mortais, porém, anunciadores do Deus vivo. Isto também está acontecendo nos nossos dias, por isso, precisamos estar muito atentos para não confundir as obras de Deus com as simples ações dos homens. Somos escolhidos para sermos arautos do pensamento de Deus e instrumentos do Seu poder, mas a origem de tudo vem Dele e somente Ele poderá ser reconhecido e visto por meio das obras que fazemos. Não podemos nos iludir nem nos deixar enganar, porque não nascemos para a glória, mas para glorificar a Deus. Deus utiliza a nossa ação para atrair para Ele todos os que estão necessitados de salvação. Louvemos, portanto, a Deus e não aos homens. O dom infuso da piedade que recebemos no nosso Batismo, é um dom pelo qual reconhecemos a justiça de Deus e só a Ele damos louvor, adoração e glória.-  A quem você louva e elogia mais: aos homens ou a Deus? – Você tem incensado os homens que falam de Deus para si? – Você tem exercitado ver a Deus através dos homens? – Você se impressiona com os elogios que dizem ser você uma pessoa iluminada? – A quem você tem glorificado?  - Você costuma incensar os governantes e litigar com o próximo por causa deles? – Você já se decepcionou com alguém?

 

Salmo - Sl 113 B, 1-2. 3-4. 15-16 (R. 1)


R. Não a nós, ó Senhor, não a nós,
ao vosso nome, porém, seja a glória

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Não a nós, ó Senhor, não a nós, +
ao vosso nome, porém, seja a glória, *
porque sois todo amor e verdade!
2Por que hão de dizer os pagãos: *
'Onde está o seu Deus, onde está?'R.

3É nos céus que está o nosso Deus, *
ele faz tudo aquilo que quer.
4São os deuses pagãos ouro e prata, *
todos eles são obras humanas.R.

15Abençoados sejais do Senhor, *
do Senhor que criou céu e terra!

16Os céus são os céus do Senhor, *
mas a terra ele deu para os homens.R.

Reflexão - O salmista nos ensina a glorificar a Deus e nos colocar fora das honrarias dos homens. Muitas vezes estamos adorando ao ouro e a prata, às coisas, às pessoas. Tiramos Deus do Seu lugar de honra e colocamos pessoas e coisas. Ao Senhor sejam dados, honra, poder e glória para sempre.

Evangelho - Jo 14,21-26


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14,21-26

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama,  será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. 22Judas - não o Iscariotes - disse-lhe: 'Senhor, como se explica
que te manifestarás a nós e não ao mundo?' 23Jesus respondeu-lhe: 'Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. Palavra da Salvação.

Reflexão -  “o amor que  demonstramos a Deus.”

Se dissermos que amamos a Deus, mas não obedecermos ao que Ele nos ensina por meio da Sua Palavra o nosso amor é falso, inconsequente e infiel, não tem substância. Por isso, neste Evangelho Jesus vem nos alertar sobre o tipo de amor que  demonstramos a Deus. A prova de que realmente acolhemos o Amor de Deus e de que O amamos é, sem dúvida, se guardamos a palavra de Jesus. Jesus veio ao mundo para manifestar a todos nós a glória de Deus, no entanto, nem todos acolheram o Seu testemunho e, consequentemente, também rejeitaram o amor do Seu Pai.  Só teremos Deus conosco, verdadeiramente, quando vivermos de acordo com o que Ele nos aponta, porque fazendo o contrário estaremos rompendo com o Seu poder sobre nós. Às vezes, para nós é difícil assumir os ensinamentos de Jesus, porque eles vêm de encontro ao que pensamos e vivenciamos. Porém, é o Espírito Santo quem nos ensina tudo e nos recorda o que o Pai tem para nos revelar. E é também o Espírito Santo quem nos ajudará a permanecer fiéis a Jesus e à sua orientação. A nossa obediência ao direcionamento do Espírito Santo também é uma prova de que amamos a Deus e acolhemos os Seus mandamentos. Nestes tempos de muitas tribulações precisamos nos firmar no Amor de Deus que é quem dá sentido à nossa vida. 
– Como você demonstra o Amor a Deus? 
– Você se sente amado (a) por Ele?
 – Como você tem se sustentado para atravessar o tempo do infortúnio?
-  Como tem sido o seu relacionamento com o Espírito Santo?
 – O que você tem aprendido com Ele? 
– Você tem vivenciado o que tem aprendido?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: