Padre Antonio construiu dentro do Espaço das relíquias, montado no Shalom da Paz, em Fortaleza, uma réplica da Capelinha de Fátima, que marca o local onde a Mãe de Deus apareceu aos três pastorinhos. A réplica obedeceu às dimensões e layout da original, e em seu interior, possui relicário com fragmentos de Jacinta e Francisco, os dois pastorinhos que foram canonizados pelo Papa Francisco em 2017.
O amor à Nossa Senhora de Fátima vem dos tempos de infância. “Quando criança, durante o mês de maio, eu acompanhava as novenas tocando o sino na procissão que andava de casa em casa, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima”. O relato é de Padre Antonio Furtado, sacerdote consagrado na Comunidade Shalom, que teve a oportunidade de conhecer o Santuário, dedicado a esta aparição de Nossa Senhora, em 1996. “Naquela ocasião eu chorei muito. Não é à toa que Fátima é chamada de altar do mundo”, declara o sacerdote.
Padre Antonio construiu dentro do Espaço das relíquias, montado no Shalom da Paz, em Fortaleza, uma réplica da Capelinha de Fátima, que marca o local onde a Mãe de Deus apareceu aos três pastorinhos. A réplica obedeceu às dimensões e layout da original e, em seu interior, possui relicário com fragmentos de Jacinta e Francisco, os dois pastorinhos que foram canonizados pelo Papa Francisco em 2017. “As relíquias foram enviadas pela então postuladora da causa desses santos. Elas são pedaços do esquife dos santos”, explica o padre.
“Eu também tenho uma relíquia da roupa de Jacinta que eu recebi das mãos da sobrinha de irmã Lúcia, a outra vidente de Nossa Senhora, e um fragmento da azinheira, a árvore sobre a qual apareceu Nossa Senhora de Fátima”, conta Padre Antonio. O encontro com a sobrinha de Irmã Lúcia aconteceu de modo imprevisto em 2003. “Eu entrei em uma casa para pedir água, começamos a conversar e a senhora se identificou como familiar de Lúcia. Ao final ela me deu um fragmento do lenço de Jacinta”, relembra o sacerdote.
Ao lado da réplica da Capelinha de Nossa Senhora de Fátima foram feitos oito nichos dedicados a títulos da Virgem Maria como Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil; Nossa Senhora do Apocalipse, padroeira de Quito, no Equador; Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Belém e Nossa Senhora do Rosário de um lado. Do outro foi colocado Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Desatadora dos nós, uma das devoções do Papa Francisco; Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Rainha da Paz. O espaço conta com ícones dos santos Jacinta e Francisco.
Leia mais: