Inclusão: Seminário de Vida no Espírito Santo é gravado em libras pela Comunidade Shalom.
O envio de Jesus é claro: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. O anúncio da Boa Nova é para todos, para todas as línguas.
Mas, e se fosse anunciar o amor de Deus no silêncio? Já dizia São Francisco: “evangelize sempre, se necessário, use palavras”. Nesse caso, as palavras se tornam gestos, expressões, olhares.
É assim que o Ministério de Evangelização para Surdos atua na missão de Fortaleza há quase 11 anos.
Ser mediadores entre o homem e Deus é como os missionários que servem neste ministério compreendem a sua missão. “É preciso conhecer e vivenciar a língua e a cultura dos surdos para sermos verdadeiros mediadores entre eles e Cristo, bem como buscar os recursos necessários para tornar a palavra de Deus acessível a eles”, explica a antiga coordenadora do ministério Ligiane de Castro Lopes.
Com esse objetivo, o ministério decidiu gravar vídeos com os temas do Seminário de Vida no Espírito Santo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e disponibilizar para todas as missões.
“Esses vídeos podem ser utilizados conforme a necessidade de cada missão que esteja iniciando a evangelização de surdos ou que já tenham surdos engajados na Obra”, orienta Ligiane. As pregações foram gravadas pelos irmãos da Obra Shalom, Raniere Cordeiro e André Ximenes e as irmãs da Comunidade de Aliança Liliane Vieira e a própria Ligiane.
Os temas “traduzidos” para Libras está Amor de Deus, Pecado e Salvação, Senhorio de Jesus e Crescer na graça.
Ligiane alerta que quando os vídeos forem utilizados em outras missões, é importante fazer uma boa exploração do conteúdo, pois a Libras apresenta variações de uma região para outra.
O seminário acontecerá no Canal do Youtube da Comunidade Católica Shalom de Fortaleza.
Lydiana Rossetti
Fonte: Site da Comunidade Católica Shalom
Nenhum comentário:
Postar um comentário