quinta-feira, 5 de março de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


5 DE MARÇO DE 2020

5ª. FEIRA DA PRIMEIRA

SEMANA DA QUARESMA

Cor roxo

1ª Leitura - Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh


Leitura do Livro de Ester 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh

Naqueles dias: 17nA rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. 17pProstrou-se por terra
desde a manhã até ao anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: 17q'Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, 17rpois eu mesma me expus ao perigo.
17aaSenhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até ao fim, todos os que te são caros. 17bbAgora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. 17ggVem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente,
quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. 17hhE livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar'.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “Todo tempo é tempo de conversão”

Assim como aconteceu com a rainha Esther, há momentos na nossa vida em que experimentamos a solidão, a orfandade, o deserto, a humilhação que são a nossa incapacidade e impotência diante dos acontecimentos. No entanto, são estes os momentos de maior graça que vivemos, porque podemos avaliar a nossa dor e fazer uma reflexão para concluir até que ponto nós mesmos (as) nos expomos ao perigo.  Ester reconheceu: “eu mesma me expus ao perigo”. Somos muitas vezes responsáveis pelas coisas que acontecem erradamente e nem sempre temos consciência do que realmente está acontecendo dentro do nosso interior e o que está motivando as nossas ações. Nestas horas, porém, somos motivados a procurar refúgio no Senhor.  A oração de Ester para nós é um convite à conversão e também um modelo de reflexão sobre o momento atual da nossa vida.  A maior parte da nossa vida nós a passamos na tranquilidade, no bem bom, na rotina como se não precisássemos de mais ninguém. O tempo da “aparente felicidade” é, portanto, o tempo da desgraça, isto é, da nossa indiferença à graça de Deus, quando nos bastamos, quando nos saciamos com os frutos da carne e, por isso, nos expomos aos perigos. Este tempo da quaresma nos é propício para voltarmos para o Senhor e mesmo que não estejamos passando por nenhum tormento, nos conscientizarmos de que somos eternos devedores diante de Deus. É tempo de nos prostrarmos por terra, reconhecendo a nossa limitação, o nosso pecado, a nossa insensatez e pedir clemência ao nosso juiz e ajuda para podermos enfrentar os “leões” no tempo da peleja. Prostrar-se significa: humilhar-se, render-se, entregar-se. Todo tempo é tempo de conversão e toda hora é hora de buscar refúgio no Senhor. Não esperemos o tempo ruim, aproveitemos o tempo da graça do Senhor que é constante. – Você tem consciência do tempo que está vivendo? É tempo de penúria ou de “felicidade”? – Você reconhece a sua orfandade, sua limitação? Quem poderá ajudá-lo (a)?  - Você busca refúgio no Senhor quando tudo está bem?

 

Salmo - Sl 137, 1-2a. 2bc-3. 7c-8 (R. 3a)


R. Naquele dia em que gritei,
vós me escutastes, ó Senhor!.

1Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,*
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos*
2ae ante o vosso templo vou prostrar-me.R.

2bEu agradeço vosso amor, vossa verdade,*
2cporque fizestes muito mais que prometestes;
3naquele dia em que gritei, vós me escutastes*
e aumentastes o vigor da minha alma.R.

7cestendereis o vosso braço em meu auxílio*
e havereis de me salvar com vossa destra.
8Completai em mim a obra começada;*
ó Senhor, vossa bondade é para sempre!
Eu vos peço: não deixeis inacabada*
esta obra que fizeram vossas mãos!R.

Reflexão - Precisamos tomar consciência de que somos uma obra de Deus inacabada e que Ele ainda tem muitos planos a realizar na nossa vida. No entanto, é necessário que estejamos atentos (as) aos Seus acenos, pois somente assim compreenderemos qual seja o nosso papel. A nossa vida é uma caminhada em busca da perfeição, ou melhor, da nossa condição de sermos imagem e semelhança de Deus. Por isso, precisamos sempre pedir o auxílio do Senhor a fim de que Ele nos modele e nos restaure dia a dia. Não podemos baixar guarda nem desanimar, estejamos vigilantes, pois um dia, perante os anjos, nós também cantaremos e nos prostraremos no templo do Senhor que é a Casa do Pai.

 

Evangelho - Mt 7,7-12


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,7-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta. 9Quem de vós dá ao filho uma pedra,
quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas.Palavra da Salvação.

Reflexão - “Pedir, procurar, bater, é perseverar na vivência do Evangelho”

Precisamos tomar consciência das palavras de Jesus neste Evangelho a fim de percebermos a profundidade das Suas promessas, e nunca desanimar diante dos desafios da nossa vida. “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta!” O pedir o procurar e o bater são ações de caráter indispensável da nossa existência humana. Vivemos continuamente este movimento no nosso dia a dia. Normalmente, no entanto, nós pedimos, procuramos e batemos em busca das coisas que consideramos essenciais e absolutamente necessárias para saciar a nossa fome de prazer, de possuir e de poder. Na verdade, nós nos submetemos diante dos reis e dos governantes da terra por um punhado de sucesso, de reconhecimento do nosso potencial humano ou então nos degradamos e nos corrompemos para conquistar um lugar ao sol ou ainda nos humilhamos para nos apossar do coração de alguém. Fazemos mil e uma voltas para buscar, fora o pão que mata a nossa fome de amor. Porém, não percebemos que o que poderá alimentar a nossa alma e o nosso corpo está escondido dentro de nós e faz parte da essência da nossa alma, pois vem da fonte que jorra dentro de nós. Dentro de nós há uma fonte de amor para onde devemos voltar o nosso olhar a fim de pedir, procurar e bater à procura das “coisas” de que precisamos realmente. A fé no amor de Deus é o alimento imprescindível da nossa existência humana. Deus sabe que precisamos do Seu amor como alimento, todavia, Ele espera a nossa livre vontade, o nosso querer e o nosso desejar para abrir as comportas e nos conceder tudo o que queremos alcançar. O Pai está no céu do nosso coração e espera a nossa adesão e o nosso desejo de possuir aquilo que Ele já designou para nos presentear.  Pedir, procurar, bater, é perseverar na vivência do Evangelho com esperança e determinação.  Não podemos nos escusar nem perder a grande chance da nossa vida buscando fora de nós pedra e cobra quando o Pai nos oferece pão e peixe, hoje. Por isso, também não podemos deixar para pedir, procurar e bater somente amanhã o que hoje nos é oferecido.  Todo aquele que pede recebe, quem procura acha, e a quem bate, a porta se abre. Alimentados com o pão do amor conseguiremos também cumprir o que a lei e os profetas nos propõem: fazer aos outros tudo aquilo que  desejamos que nos façam.   - -
O que você tem pedido a Deus: pão ou pedra; peixe ou cobra? 
– O que na verdade você precisa pedir a Deus? Reflita!
 – Aonde você tem buscado alimento e proteção?
 – Você tem batido nas portas dos homens para receber o que está à sua disposição dentro do seu coração?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: