sexta-feira, 27 de março de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



27 DE MARÇO DE 2020

6ª. FEIRA DA QUARTA

SEMANA DA QUARESMA

Cor Roxo



1ª Leitura - Sb 2,1a.12-22


Leitura do Livro da Sabedoria 2,1a.12-22

1aDizem entre si, os ímpios, em seus falsos raciocínios: 12Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda:
ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 13Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se 'filho de Deus'. 14Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos e só o vê-lo nos é insuportável; 15sua vida é muito diferente da dos outros, e seus caminhos são imutáveis. 16Somos comparados por ele à moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz,
e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é 'filho de Deus', Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas,
para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro'. 21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos,
22não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras. Palavra do Senhor.

Reflexão – “dentro de nós há o homem justo e o homem ímpio”

As pessoas que vivem afastadas de Deus e se entregam à indisciplina da carne tramam para derrubar os que têm uma vida diferente da sua.  É isso que o Livro da Sabedoria nos revela ressaltando a provação a que o homem justo se submete por ser fiel à Lei de Deus.  Isto ainda hoje é comprovado, pois, quando nos aproximamos de Deus, as pessoas que vivem longe da Sua casa e fora do Seu domínio, muitas vezes nos perseguem e nos tentam para que saiamos do caminho da justiça. Todos os que buscam a santidade e esperam o prêmio reservado às vidas puras conhecem os segredos de Deus e não cedem à voz do mundo que se amofina e se cansa das coisas do alto, isto é, das coisas de Deus. O homem e a mulher justos são todos os que se apossam da filiação divina e seguem os preceitos do Senhor. No entanto, percebemos que, dentro de nós há o homem justo e também o homem ímpio. O homem justo é aquela parte de nós que deseja fazer o bem, que anseia por Deus, que se sente filho de Deus e quer ter conhecimento dos seus mistérios.  Ao mesmo tempo, há também aquela outra parte que é do homem ímpio, rebelde, senhor de si mesmo que quer ser independente e segue a lei do mundo. Todavia, na medida em que caminhamos em busca das coisas do alto, também nos distanciamos do homem ímpio que luta contra o homem justo e o tenta de todas as maneiras. - Como você está?  O mundo também o (a) tem perseguido e tentado tirá-lo (a) do caminho de Deus? – O que as pessoas que vivem a mentalidade do mundo comentam sobre você? – Os homens têm mais admirado você ou censurado?   - Você tem procurado conhecer os segredos de Deus pra si? 


Salmo - Sl 33, 17-18. 19-20. 2l.23 (R. 19a)


R. Do coração atribulado está perto o Senhor.

17O Senhor volta a sua face contra os maus, *
para da terra apagar sua lembrança.
18Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *
e de todas as angústias os liberta.R.

19Do coração atribulado ele está perto *
e conforta os de espírito abatido.
20Muitos males se abatem sobre os justos, *
mas o Senhor de todos eles os liberta.R.

21Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, *
e nenhum deles haverá de se quebrar.
23Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *
e castigado não será quem nele espera.R.

Reflexão - Às vezes pensamos que é justa aquela pessoa que não tem dificuldades e que tem uma vida mansa. O salmo nos explica que Deus está perto de quem tem o coração atribulado e o espírito abatido. Portanto o Senhor está perto daqueles que Nele esperam e os liberta das suas dificuldades, porém não evita que as coisas lhe aconteçam.

 

Evangelho - Jo 7,1-2.10.25-30


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7,1-2.10.25-30

Naquele tempo: 1Jesus andava percorrendo a Galiléia. Evitava andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo.
2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim, como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: 'Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram
que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é.
O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é.' 8Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: 'Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço,
porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou.'
30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele,
porque ainda não tinha chegado a sua hora. Palavra da Salvação.

Reflexão – “Jesus continua muito perto de nós

Evitando atropelar os planos do Pai e tendo o maior cuidado para não se expor, Jesus cumpria a Sua missão. Caminhava no caminho que o Pai ia indicando e nunca hesitava em falar em alta voz quando era instruído. Ele sabia que os judeus O perseguiam porque não reconheciam Nele o Messias e entendiam que Ele fosse um impostor. Deus estava tão perto daquele povo e eles não O reconheciam! Na verdade, os homens não O reconheciam porque esperavam alguém que demonstrasse mais poder, que fizesse mais alarde e chamasse mais atenção, que viesse como um Rei para tirar Israel do domínio romano.  Hoje também Jesus continua muito perto de nós, caminha no nosso meio e fala claramente sobre a sua missão de Filho de Deus, mas, igualmente, ainda não nos conscientizamos da Sua presença e da Sua intervenção na nossa vida. Ele está vivo, ressuscitado e vitorioso e caminha conosco sempre. Deseja mudar a nossa história, contudo, nós como os antigos, ficamos nos perguntando: onde está Jesus, será que Ele está comigo?  Por que não O sinto, por que não O escuto? Jesus fazia questão de dizer que não tinha vindo por si mesmo, mas que havia sido enviado por Deus e fazia o que o Pai lhe mandasse fazer. No cumprimento da nossa missão também precisamos evitar seguir os nossos próprios pensamentos e planos humanos e esperar que Deus nos conduza. Todos nós que buscamos a santidade e esperamos o prêmio reservado às vidas puras, perceberemos a hora de falar e a hora de silenciar, de parar ou de prosseguir se estivermos em sintonia com o Espírito Santo de Deus.  Imitando a Jesus seremos fiéis operários da construção do reino do céu aqui na terra.

- O que você espera acontecer na sua vida para que diga com toda a convicção que Jesus Cristo                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           está no meio de nós? 
- Você deseja colaborar com a edificação do reino de Deus no mundo? 
– A quem você tem ouvido?   – As pessoas sabem que você também é enviado (a) de Deus?

Helena Serpa, 
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: