terça-feira, 10 de março de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


10 DE MARÇO DE 2020

3ª. FEIRA DA SEGUNDA

SEMANA DA QUARESMA

Cor roxo

1ª Leitura - Is 1,10.16-20


Leitura do Livro do Profeta Isaías 1,10.16-20

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra.
16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações
de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem!
Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos - diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã.
19Se consentires em obedecer, comereis as coisas boas da terra.
20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou! Palavra do Senhor.

Reflexão -  “promessa de misericórdia”

A palavra do Senhor hoje nos conclama a assumir uma vida nova, abraçando a Sua misericórdia a fim de deixar para trás nossas ações de maldade e nosso mau comportamento. O Senhor nos acena com a Sua Misericórdia, nos convoca ao arrependimento e nos dá a garantia do Seu perdão para todos os nossos pecados ainda que sejam eles os maiores e piores que tenhamos cometido. Esta é uma grande oportunidade que temos para acolher a Sua promessa  e prestar atenção ao Seu preceito que nos ordena:  “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossas ações, deixai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem”.  A Palavra do Senhor através do profeta é imperiosa:Deixai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem!”  É isto, portanto, o que precisamos fazer para que o nosso coração seja purificado e acrisolado.  Façamos, pois, um exame de consciência e reflitamos sobre a nossa história e sobre as nossas ações. A expurgação da nossa alma exige de nós uma conscientização de que precisamos fazer propósitos de conversão e de mudança de vida. Não podemos continuar cometendo as mesmas coisas que entristecem o coração de Deus porque atingem os nossos irmãos que são também Seus filhos.  O Senhor nos promete como consequência da nossa obediência, comer as coisas boas da terra, significando, isto, desfrutar de tudo o que Ele criou e sonhou para nosso bem estar e felicidade. Consiste em ter paz, alegria, esperança, segurança, enfim uma vida de qualidade. Não obstante, isto só nos será possível vivenciar se arrancarmos de nós o mal que nos aprisiona e corrompe, nos levando a pecar. A graça do Senhor nos absolve e nos redime quando escolhemos todos os dias, praticar o bem e rejeitar o mal. “Vinde, debatamos”   – Este é o convite do Senhor. Abra o seu coração, confie, Ele quer mudar a sua vida. - Neste momento atual você está aproveitando das “coisas boas da terra” ou está na penúria? -  Repense as  suas ações,  os seus pensamentos, os seus sentimentos e faça os seus propósitos.    – O que você tem praticado mais: o bem ou o mal? – O que será para você praticar o bem e praticar o mal? – Como têm sido as suas ações com todas as pessoas com quem você convive?

Salmo - Sl 49, 8-9. 16bc-17. 21.23 (R. 23b)


R. A todos que procedem retamente,
eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

8Eu não venho censurar teus sacrifícios, *
pois sempre estão perante mim teus holocaustos;
9não preciso dos novilhos de tua casa *
nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.R.

16b'Como ousas repetir os meus preceitos *
16ce trazer minha Aliança em tua boca?
17Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos *
e deste as costas às palavras dos meus lábios!R.

21Diante disso que fizeste, eu calarei? *
Acaso pensas que eu sou igual a ti?
É disso que te acuso e repreendo *
e manifesto essas coisas aos teus olhos.R.

23Quem me oferece um sacrifício de louvor, *
este sim é que me honra de verdade.
A todo homem que procede retamente, *
eu mostrarei a salvação que vem de Deus'.R.

Reflexão - Às vezes, nos confundimos e queremos mostrar serviço a Deus oferecendo sacrifícios que em nada adiantam para a  purificação dos nossos pecados. Basta-nos, porém,  proceder retamente segundo os mandamentos do Senhor e de coração oferecer um sacrifício de louvor, de gratidão, de reconhecimento da sua bondade e aí sim, estaremos ofertando ao Ele o que de melhor   possuímos.

 

Evangelho - Mt 23,1-12


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,1-12

Naquele tempo: 1Jesus falou às multidões e a seus discípulos:
2'Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam.
4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas;
7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias,
pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.'
Palavra da Salvação.

Reflexão - “a nossa autoridade é legitimada pelas nossas ações”

A postura dos mestres da Lei e dos fariseus se aplica muito bem no adágio popular muito conhecido de todos nós: “façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço”.  Por isso, Jesus recomendava aos seus discípulos e à multidão que O escutava que acolhessem o que estes diziam, mas verdadeiramente, não imitassem as suas ações.  Jesus lhes aconselhava que apreendessem tudo o que eles os ensinassem, mas não seguissem os seus passos na incoerência de vida. Hoje também, como naquele tempo, a atitude dos mestres da Lei e dos fariseus se manifesta nos pais de família, professores, coordenadores, políticos, chefes de Estado, patrões, enfim, nas pessoas constituídas em autoridade aqui na terra. O costume de se dar ordem, de ensinar o certo, mas fazer o errado é uma rotina e uma “praga” que se alastra cada dia mais no seio das nossas famílias, nas nossas comunidades, no mundo inteiro e, às vezes até em alguns grupos da hierarquia da Igreja. Precisamos nos conscientizar, para nunca esquecer, de que a nossa autoridade é legitimada pelas nossas ações e não pelas nossas palavras e conselhos. Tem autoridade aquele (a) que prega o que vivencia e que dá conselhos, porque pratica. Muitas vezes nós, como pais e mães, como coordenadores de grupos ou mesmo que temos chefia no trabalho perdemos completamente a “moral”, porque agimos ao contrário daquilo que pregamos como correto.   Também, nas coisas de Deus só tem autoridade para interpretar a Sua Palavra, quem a vivencia e tem-na gravada em seu coração e, como consequência, em suas mãos.  Quando nos referimos às mãos estamos nos reportando à ação, realização de obra, combate e providência.  Isto é para nós um exemplo a ser seguido, pois, de alguma forma, temos responsabilidade naquilo que pregamos, falamos, ensinamos, principalmente os que se propõem a estar à frente de algum ministério e são constituídos de autoridade. Precisamos estar muito firmes nas nossas ações quando cobramos ou exigimos das outras pessoas.     Como irmãos e irmãs,  temos o dever de ensinar, de exortar, de aconselhar, porém, isso só se torna legítimo, quando o fazemos como serviço, com humildade e responsabilidade e não somente para aparecer 

O que você tem aconselhado aos seus amigos e amigas é o mesmo tem feito? 
– Você sente-se responsável pelo crescimento e melhoria de alguém?
 – O seu testemunho de vida serve de parâmetro para as pessoas que o (a) conhecem?
 - Faça uma comparação entre as suas ações e as ações dos mestres da lei e dos fariseus e perceba o que pode ser edificante para você nessa mensagem.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: