quarta-feira, 25 de março de 2020

O PAPA FRANCISCO ACEITA RENÚNCIA DE DOM MARCELLO ROMANO À DIOCESE DE ARAÇUAÍ (MG)




O Papa Francisco aceita renúncia de dom Marcello Romano à diocese de Araçuaí (MG)
O Santo Padre acolheu hoje, 25 de março, o pedido de renúncia de dom Marcello Romano ao governo pastoral da diocese de Araçuaí (MG), nomeando dom José Carlos Brandão Cabral, bispo diocesano de Almenara (MG), como administrador apostólico daquela sede.
Dom Marcello Romano, mineiro, de Conceição do Mato Dentro (MG), foi ordenado bispo no dia 08 de setembro em sua cidade natal. Sua posse como bispo de Araçuaí ocorreu em 16 de setembro de 2012. Dotado de espírito franciscano, adotou a frase “Fazer o amor ser amado” como lema episcopal.
Ao longo dos anos conduzindo a diocese, de quem foi o nono bispo, dom Marcello fez a experiência de assumir o trabalho pastoral por tempos curtos em várias paróquias por ocasião de falta de padre. Foi pároco em Itinga, Jenipapo de Minas, Leme do Prado, Novo cruzeiro e Comercinho. Tem demonstrado grande apreço à liturgia, organização, disciplina e atenção ao povo. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento.
Agradecimento a Dom Marcello Romano
Brasília-DF, 25 de março de 2020
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil agradece a Dom Macello Romano seu pastoreio à frente da Diocese de Araçuaí e deseja a Dom José Carlos Brandão Cabral as forças de Deus para cumprir mais uma missão recebida.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB


Nenhum comentário: