terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



4 DE FEVEREIRO DE 2020

3ª. FEIRA DA 4ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM
 Cor - Verde

1ª. Leitura -  II Sam 18,9-10.14b.24-25a.30 - 19,3

Leitura do Segundo Livro de Samuel 18,9-10.14b.24-25a.30 - 19,3

Naqueles dias: 9Absalão encontrou-se por acaso na presença dos homens de Davi. Ia montado numa mula e esta meteu-se sob a folhagem espessa de um grande carvalho. A cabeça de Absalão ficou presa nos galhos da árvore, de modo que ele ficou suspenso entre o céu e a terra, enquanto que a mula em que ia montado passou adiante. 10Alguém viu isto e informou Joab, dizendo:
'Vi Absalão suspenso num carvalho'. 14bJoab tomou então três dardos e cravou-os no peito de Absalão. 24Davi estava sentado entre duas portas da cidade. A sentinela que tinha subido ao terraço da porta, sobre a muralha, levantou os olhos e divisou um homem que vinha correndo, sozinho 25aPôs-se a gritar e avisou o rei, que disse: 'Se ele vem só, traz alguma boa nova'. 30O rei disse-lhe: 'Passa e espera aqui'. Tendo ele passado e estando no seu lugar, 31apareceu o etíope e disse: 'Trago-te, senhor meu rei, a boa nova: O Senhor te fez justiça contra todos os que se tinham revoltado contra ti'. 32O rei perguntou ao etíope: 'Vai tudo bem para o jovem Absalão?' E o etíope disse: 'Tenham a sorte deste jovem os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para te fazer mal! ' 19,1 Então o rei estremeceu,
subiu para a sala que está acima da porta e caiu em pranto.
Dizia entre soluços: 'Meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar? Absalão, meu filho, meu filho! ' 2Anunciaram a Joab que o rei estava chorando e lamentando-se por causa do filho. 3Assim, a vitória converteu-se em luto, naquele dia, para todo o povo, porque o povo soubera
que o rei estava acabrunhado de dor por causa de seu filho. Palavra do Senhor.

Reflexão – “nem todas as vitórias que conquistamos são desejadas pelo nosso coração”

Ao perseguir seu pai para apoderar-se do seu trono, Absalão encontrou a morte numa fatalidade. Mesmo tendo sido perseguido pelo filho, Davi  chorou a sua morte. Davi conquistou a vitória e finalmente se viu livre da perseguição que seu filho lhe impunha, mas pagou alto preço com a dor pela sua morte. Estava se cumprindo o que o profeta Natã havia lhe dito da parte do Senhor: “Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa”  Fazendo uma reflexão sobre a história de Davi com o seu filho Absalão, nós temos a oportunidade de também perceber que os sentimentos do nosso coração valem muito mais do que a nossa própria razão.  Nós também, muitas vezes conquistamos a vitória, ela nos foi justa, mas ficamos tristes e, por isso, pagamos um preço alto. Diante da dor de Davi, o povo, que se considerava vitorioso, se solidarizou com ele, se entristeceu e respeitou o seu luto. Chegamos à conclusão de que nem todas as vitórias que conquistamos são desejadas pelo nosso coração. Reflita: - Você também, tem pagado o preço pelas suas vitórias? Você sente-se injustiçado (a) por isso? - Você acredita que o ter razão nem sempre é o que traz felicidade? – Qual a mensagem que esta passagem dá para a sua vida pessoal?

Salmo - Sl 85, 1-2. 3-4. 5-6 (R. 1a)

R. Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

1Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, *
escutai, pois sou pobre e infeliz!
2Protegei-me, que sou vosso amigo,
e salvai vosso servo, meu Deus, *
que espera e confia em vós!R.

3Piedade de mim, ó Senhor, *
porque clamo por vós todo o dia!
4Animai e alegrai vosso servo, *
pois a vós eu elevo a minh'alma.R.

5Ó Senhor, vós sois bom e clemente, *
sois perdão para quem vos invoca.
6Escutai, ó Senhor, minha prece, *
o lamento da minha oração!R.

Reflexão - Quando estamos sendo afligidos, somente a oração em forma de clamor nos aquece a esperança e nos consola o coração. O sofrimento, nos faz lembrar de Deus e o seu olhar pousado sobre nós recobra o ânimo da nossa alma. Nunca devemos esquecer de que o Senhor está atento ao clamor da nossa oração e pronto para nos atender em momentos de aflição.


Evangelho - Mc 5, 21-43

 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 5, 21-43

Naquele tempo: 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés,
23e pediu com insistência: 'Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!' 24Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia.
25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos,
gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava:
'Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada'. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si
que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão,  perguntou: 'Quem tocou na minha roupa?' 31Os discípulos disseram: 'Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: 'Quem me tocou'?' 32Ele, porém, olhava ao redor
para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse:
'Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença'. 35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: 'Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?' 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: 'Não tenhas medo. Basta ter fé!' 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga,
Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.
39Então, ele entrou e disse: 'Por que essa confusão e esse choro?
A criança não morreu, mas está dormindo'. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: 'Talitá cum' - que quer dizer: 'Menina, levanta-te!' 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina. Palavra da Salvação.

Reflexão - “a fé é a nossa maior motivação”

O Evangelho de hoje nos faz perceber o grande valor que tem a nossa fé quando seguimos Jesus no meio da multidão. No meio daquele povo que comprimia Jesus havia duas pessoas que tinham convicção do que esperavam Dele, se aproximaram  e  testemunharam a sua fé,  por isso, receberam a cura. Muitas vezes seguimos a Jesus como mais um no meio da multidão, porém, não temos consciência do que almejamos, do que precisamos nem tampouco conhecemos a realidade da nossa vida e das nossas reais necessidades. Queremos tudo e não conseguimos nada, porque não nos manifestamos, não damos testemunho de confiança e ficamos parados (as) apenas esperando que as coisas boas nos aconteçam. Deus espera de nós, primeiramente, o anseio e, principalmente, que tenhamos consciência do que queremos, do que desejamos e qual é a nossa enfermidade. Ele espera que nós também, vamos ao Seu encontro para tocá-Lo! Jairo, o chefe da sinagoga, aproximou-se de Jesus, caiu a seus pés e foi determinado quando disse ao Mestre: “minha filhinha está nas últimas, vem e põe as mãos sobre ela!” A hemorroisa, por sua vez, também enfrentou a todos para tocar em Jesus. Ela não se importou em expor a sua enfermidade que àquela época era considerada uma maldição e caiu aos pés de Jesus contando-lhe toda a verdade. Assim, também, Jesus quer que nós façamos, que sejamos transparentes e verdadeiros (as) nas nossas súplicas, pois, Ele conhece quando nós O procuramos de coração e não temos dúvidas em expor as nossas mazelas. Mesmo passando pelo vexame de ter os nossos segredos revelados, em nome da fé, nós conseguimos a cura e a libertação das nossas misérias!  A Fé, portanto é o nosso maior motivação para tocar em Jesus. 


– Você tem vergonha de expor diante da multidão as suas mazelas quando você se aproxima de Jesus? 
– Você tem fé que Jesus pode curar você dos vícios que carrega?  
- Como você tem apresentado ao Senhor as suas enfermidades?
- Você tem consciência do mal que o (a) aflige?
- Você tem ido com os seus pés em busca da cura? 
-Ir com os pés é sair de si mesmo (a), expor-se, confessar, pedir, reconhecer que Deus é capaz?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: