sábado, 29 de fevereiro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


29 DE FEVEREIRO DE 2020

 

SÁBADO DEPOIS DAS CINZAS 2020


TEMPO DA QUARESMA

Cor roxo

 

 

1ª. Leitura – Is 58, 9b-14

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 58,9b-14

Assim fala o Senhor: 9bSe destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente
e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. 1O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. 13Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai. Falou a boca do Senhor. Palavra do Senhor.

Reflexão – “a Deus o que é de Deus e ao mundo o que é do mundo”

A partir das nossas ações o mundo poderá ser reconstruído e, assim, poderemos desfrutar da herança dos justos. O profeta Isaías descreve para nós as condições para que isto possa acontecer. Todos os “ses” aqui expostos são ações que nos levam a uma conversão verdadeira e, por conseguinte, a uma vida frutuosa colaborando na construção de um mundo melhor. As coisas boas podem acontecer dependendo também de que as nossas ações sejam boas. “Se destruíres os instrumentos de opressão, os hábitos autoritários e a linguagem maldosa”; “se acolheres de coração”; e muitas outras recomendações, ele nos faz a fim de que as nações sejam restauradas e as gerações encontrem a paz. Depende de cada um de nós, das nossas intenções. Sempre existirá um se como condição, para que haja o bem e não o mal.  Dependendo do nosso acolhimento às Suas instruções o Senhor também nos promete fazer com que a nossa luz brilhe nas trevas e que a nossa vida obscura seja como um dia claro. Consequentemente, Ele nos conduzirá e saciará a nossa sede na aridez da nossa vida renovando a potência do nosso corpo.  A leitura nos exorta ainda a que saibamos dar ao Senhor o lugar que é d’Ele deixando de lado os negócios, as atividades e as conversações, quando for o dia a Ele consagrado. Portanto, é dando a Deus o que é de Deus e ao mundo o que é do mundo que podemos ser homens e mulheres ajustados (as)  ao plano do Pai.  É tempo de conversão! – Como têm sido as suas ações nos seus relacionamentos familiares e sociais? – Você tem falado “mal” de alguém? – Você se sente no direito de humilhar as pessoas mais simples, mais pobres? – Se você melhorar você acha que o mundo também irá melhorar?

Salmo  85, 1-2. 3-4. 5-6 (R. 11a)

R. Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.

1Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, *
escutai, pois sou pobre e infeliz!
2Protegei-me, que sou vosso amigo,
e salvai vosso servo, meu Deus, *
que espera e confia em vós!R.

3Piedade de mim, ó Senhor, *
porque clamo por vós todo o dia!
4Animai e alegrai vosso servo, *
pois a vós eu elevo a minh'alma.R.

5Ó Senhor, vós sois bom e clemente, *
sois perdão para quem vos invoca.
6Escutai, ó Senhor, minha prece, *
o lamento da minha oração!R.

Reflexão - Precisamos sempre estar suplicando ao Senhor que a Sua verdade nos oriente na nossa caminhada. Não podemos querer prosseguir sozinhos (as) no nosso dia a dia, mesmo que estejamos bem de saúde, de dinheiro, de amizades. Sempre seremos seres dependentes do auxílio e da proteção do Senhor que nos fez e nos criou. Confiando na bondade de Deus, devemos a todo o momento invocar o Seu nome porque sem Ele seremos sempre além de pobres, infelizes.

 

Evangelho – Lc 5, 27-32


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,27-32

Naquele tempo:  27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: 'Segue-me.'
28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: 'Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?'
31Jesus respondeu: 'Os que são sadios não precisam de médico,
mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos,
mas sim os pecadores para a conversão.' Palavra da Salvação.

Reflexão - “o grande segredo”

A maior condição para que nós possamos usufruir da misericórdia de Deus é justamente a de nos sentirmos pecadores e necessitados de perdão. Jesus Cristo veio ao mundo para nos revelar o grande amor do Pai por cada um de nós e nos fazer participar do reino dos céus cuja porta é a Sua Misericórdia. E a cada um a quem Jesus diz, “segue-me” Ele dá oportunidade de conversão e de vida nova. Os fariseus, no entanto, não entendiam assim, pois queriam ser justos com suas próprias forças. O grande segredo de Levi (Mateus), cobrador de impostos, pecador público foi o de reconhecer a sua condição de miséria. Mesmo sendo ele, considerado explorador e ladrão do povo, acolheu o convite de Jesus e O seguiu. Quando nós caminhamos aqui na terra seguindo as concepções do mundo, isto é, de como a maioria das pessoas pensa e age, a Palavra de Deus nos confunde porque fala justamente o avesso do que todos pregam. Ao contrário do que todos nós imaginamos, Jesus vem nos dizer que não veio chamar os justos, mas os pecadores e é a esses que Ele procura. Portanto, precisamos reconhecer a nossa condição de pecador para que Jesus também nos diga: “segue-me” Assim, Ele nos dará oportunidade de conversão e de vida nova. Quanto mais doente estiver uma pessoa maior será a sua cura, por isso Jesus nos diz: “os que são sadios não precisam de médicos, mas sim os que estão doentes!” A nossa necessidade de conversão é perene e nós nunca podemos nos contentar com o que já progredimos. A cada dia precisamos ouvir o chamado do Senhor, necessitamos recebê-Lo na nossa casa e nos sentar à mesa com Ele para que sejamos curados (as) das nossas mazelas e dores.

- Você também reconhece que é doente e necessitado (a) de salvação e de cura? 
 – Na sua casa há alguém que precisa urgentemente receber a cura do Senhor?
 - Você já pensou em levar Jesus para sua casa e apresentá-Lo à sua família e aos seus amigos? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho 









Nenhum comentário: