sábado, 29 de fevereiro de 2020

DOM WALMOR PRESIDE MISSA DE ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020 EM APARECIDA (SP)



Dom Walmor preside missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2020 em Aparecida (SP)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza no próximo domingo, 1º de março, às 8h, a missa de abertura da Campanha da Fraternidade de 2020. A celebração acontece no Santuário de Aparecida (SP), templo que abriga a Imagem da Padroeira do Brasil. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a Eucaristia, concelebrada pelos representantes da coordenação executiva da Campanha e membros da presidência da Conferência.
O arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, reforça que a Basílica de Aparecida é um Santuário Nacional e que, por este motivo, o presidente da CNBB rezará junto à Padroeira do Brasil para abrir mais solenemente, de forma nacional, a Campanha da Fraternidade. “Isso tudo quer dizer: Vamos abraçar essa Campanha da Fraternidade porque ela é vida plena e com sentido para todos”, explica o arcebispo de Aparecida.
Durante a celebração, acontecerá a leitura da carta enviada pelo Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade deste ano. Na mensagem, o Pontífice chama a atenção para a necessidade de fortalecer o valor da vida. Além disso, recorda que a conversão não deve ser separada do serviço aos irmãos e irmãs, “sobretudo aos mais necessitados”, escreve Santo Padre.
Também durante a celebração, uma relíquia com um fragmento do corpo de Santa Dulce dos Pobres será entronizada por crianças e ficará exposta no Altar Central ao longo da celebração. A religiosa baiana serviu de inspiração para a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).
“O que a gente vai vivenciar nesse período da quaresma, Irmã Dulce vivenciou sua vida toda: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele com amor. E ela dizia muito: o importante é fazer a caridade, não falar na caridade. Uma pessoa humilde, simples, nunca procurou divulgar o que fazia e sim estar sempre perto daqueles que mais precisavam. Sua obra é hoje seu maior testemunho”, afirma a sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Pontes.
A celebração será transmitida pela TV Aparecida, Rede Aparecida de Rádio e portal A12.com. A TV Cultura, de São Paulo, e as emissoras católicas TV Horizonte, TV Nazaré e TV Imaculada também retransmitem a missa. Após a celebração, o presidente da CNBB participará do programa Terra da Padroeira, da TV Aparecida. Depois do programa, dom Walmor Oliveira de Azevedo também concederá entrevista aos jornalistas em Aparecida.

Imprensa
 – Os profissionais de imprensa que desejam realizar a cobertura jornalística da abertura da Campanha da Fraternidade na Basílica de Aparecida devem solicitar previamente o credenciamento de imprensa junto a Sala de Imprensa do Santuário Nacional. A presidência da CNBB estará disponível para atendimento de entrevistas. As solicitações devem ser enviadas no e-mail sala.imprensa@santuarionacional.com.
SERVIÇO:
Lançamento: Missa de abertura nacional da Campanha da Fraternidade de 2020.
Data: 1º de março de 2020
Horário: Às 8h
Local: Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, Aparecida (SP)
Contatos: Assessora de Comunicação da CNBB: Manuela Castro – Fone: 61 9 981361595 e Assessoria de Comunicação do Santuário Nacional: Matheus Andrade – Fone: 12 9 8801 5560.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: