quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

DOM JOSÉ ANTONIO LANÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020






Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, lançou, na manhã de hoje, no Centro de Pastoral "Maria, Mãe da Igreja", na Rua Rodrigues Júnior, 300, no Centro de Fortaleza, a Campanha da Fraternidade 2020, numa solenidade aberta por ele e que contou com a presença dos expositores Miguel Fernandes Brandão, Secretário de Pastoral e membro da Comissão do Fundo de Solidariedade; Patrícia Amorim, Secretária Regional da Cáritas; Irmã Geralda de Fátima Miranda, religiosa das Irmãs Missionárias Nossa Senhora das Dores e coordenadora da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Ceará, que fizeram parte dos trabalhos, que foram iniciados às 9 horas, tendo como mestre de cerimônia Marta Andrade, que chefia o setor de Comunicação da Arquidiocese.

Antes de dom José Antonio abrir a solenidade, o padre Ivan, do Centro de Espiritualidade convidou a todos para cantar o Hino da Campanha, cuja letra é de autoria do Pe. José  Antônio de Oliveira e música de Gilson Celerino e começa dizendo que “Deus de amor e de ternura, contemplamos este mundo tão bonito que nos deste”, no que foi acompanhado por todos, que também rezaram a Oração da CF 2020.

MENSAGEM

Em seguida, dom José Antonio disse que neste ano a Campanha comenta a “Parábola do Bom Samaritano” que teve compaixão daquele homem no meio da estrada.

Dom José Antonio aproveitou a oportunidade para falar e ler a mensagem que o papa Francisco enviou exaltando  a Irmã Dulce, há pouco tempo canonizada por ele. O arcebispo leu a carta na íntegra.

Patrícia Amorim fez uma longa exposição sobre as ações da Cárita-Regional Ceará em favor dos mais necessitados e explicou que há muita indiferença diante da extrema pobreza e citou os catadores, muitos deles já organizados em cooperativas. A Cáritas dá assistência a venezuelanos, “mas também há muitos africanos”. Ela terminou a sua explanação dizendo que “a gente faz tudo isso também em favor da democracia”.

Falaram ainda a Irmã Geralda, que relatou a sua experiência junto aos indígenas, “que não tem a seu favor um projeto por parte do Governo. Nem uma enxada. Querem tirar até a sua terra”. E Miguel Fernandes Brandão sobre a Coleta Nacional, que é realizada no Domingo de Ramos, neste ano no dia 5 de abril, bem como a sua aplicação. Ele aproveitou a ocasião para mostrar como foi aplicada a coleta da Campanha da Fraternidade 2019.

No final, dom José Antonio concedeu esta entrevista coletiva.

Nenhum comentário: