A Igreja, representada pelos bispos que comparecem aos retiros de carnaval Renascer/Reviver, caminha junto com a Comunidade Católica Shalom no caminho pela busca das coisas do Alto.
O Renascer aconteceu pela primeira vez em Fortaleza, em 1985. O retiro cresceu e se espalhou, chegando em 2020 a 111 edições realizadas na Missões da Comunidade Shalom no Brasil, exterior e nas Obras de Difusão. Além do povo de Deus reunido, consagrados e padres, bispos visitam o retiro durante sua realização.
No Rio de Janeiro, onde o retiro ganha o nome de Reviver, o Cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta presidiu a Missa de abertura. Sobre o tema do evento, “buscai as coisas do alto”, comentou o prelado: “Buscar as coisas do alto não significa alienar-se no dia a dia, mas quanto mais perto de Deus estamos, mais nos encontramos com o irmão do nosso lado, e é esse aspecto que a Igreja é chamada a viver, e temos a oportunidade de nesses dias de retiro Reviver em nós os valores batismais”.
Em Teresina (PI), o arcebispo Dom Jacinto Brito disse que buscar as coisas do alto significa, “sobretudo, não está parado, significa querer crescer sempre, ouvir com o coração e a vida o apelo de Jesus: ‘sede perfeito como o Pai do céu é perfeito’. Portanto, buscar as coisas do alto é ir ao encontro daquilo que se encontra acima do periférico, trivial e puramente terreno. É buscar o que existe de mais estável e duradouro”.
Na terra de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, no Pará, o arcebispo Dom Alberto Taveira também compareceu ao retiro de carnaval do Shalom e falou sobre a importância de um evento como esse no período do carnaval.
“Palavra de Deus, convivência, seminário, tudo isso tem um significado muito importante porque contribui para a formação espiritual, humana e eclesial do nosso povo. Portanto é com muita alegria que eu reconheço o valor deste evento e desejo que ele, cada vez mais, signifique um ponto forte de atividade de apostolado da Comunidade Shalom”.
Em Fortaleza, no Ceará, o Bispo Auxiliar Dom Rosalvo Cordeiro, presidiu a Missa do segundo dia de evento. “Quem busca as coisas do alto aprende duas coisas muito importantes, insuportáveis para o demônio: o perdão e o amor”, disse o bispo na homilia.
Dom José Antônio, arcebispo de Fortaleza, celebrou a Missa de encerramento do Renascer 2020 na capital cearense. O bispo considera muito importante os encontros de carnaval, pois eles oferecem à comunidade cristã a oportunidade de buscar as coisas que são perenes, as coisas que realmente não passam. “A alegria que ninguém pode tirar, a alegria que vem do amor de Deus, esse momento é um verdadeiro renascer”. Ele ainda afirmou que encontros como esse são momentos de grande esperança para a sociedade.
Fonte: Site da Comunidade Católica Shalom
Nenhum comentário:
Postar um comentário