terça-feira, 28 de janeiro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



28 DE JANEIRO DE 2020
3ª. FEIRA DA 3ª. SEMANA DO
TEMPO COMUM
         Cor Verde

1ª Leitura – II Sam 6,12b-15.17-19

 

Leitura do Segundo Livro de Samuel 6,12b-15.17-19

Naqueles dias: 12bDavi pôs-se a caminho e transportou festivamente a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13A cada seis passos que davam, os que transportavam a arca do Senhor, sacrificavam um boi e um carneiro. 14Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. 15Davi e toda a casa de Israel
conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas. 17Introduziram a arca do Senhor e depuseram-na em seu lugar, no centro da tenda que Davi tinha armado para ela.
Em seguida, ele ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos na presença do Senhor. 18Assim que terminou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor Todo-poderoso. 19E distribuiu a toda a multidão de Israel, a cada um dos homens e das mulheres, um pão de forno, um bolo de tâmaras e uma torta de uvas. Depois todo o povo foi para casa. Palavra do Senhor.

Reflexão – “O Senhor deve estar no centro da nossa vida”

Quando Davi, cheio de alegria, transportou a arca de Deus para Jerusalém, ofereceu a Ele sacrifícios em Sua honra, dançando, louvando, tocando trombetas, soltando gritos de júbilo, porque Deus ali estava presente. A Arca hoje também é a presença de Deus no nosso coração, que nos impulsiona a caminhar em busca da Jerusalém Celeste, a Terra Prometida, enfim, a vida eterna que todos nós buscamos. Por isso, enquanto vivemos aqui na terra, a nossa vida também é uma caminhada que devemos fazer com alegria, expressando e contagiando o mundo com o nosso testemunho de júbilo pela presença do Senhor na nossa vida. Hoje, nós adoramos o Senhor em espírito e verdade e, literalmente transportamos a Arca de Deus quando comungamos o Seu Corpo Eucarístico, também quando nos apossamos da Sua Palavra, e vivenciamos os Seus Mandamentos, quando O servimos e O adoramos. Há muita alegria em servir a Deus, em adorá-Lo, em nos reunir em Seu Nome, em propagar a Sua Palavra, fazer o que é do Seu agrado. Por essa razão devemos perceber que em Deus tudo é motivo de alegria e certeza de vitória! O Senhor deve estar no centro da nossa vida, ocupando os nossos pensamentos, sentimentos e ações e nos orientando para que possamos sempre seguir o rumo certo. Assim como Davi, nós também recebemos de Deus a Sua benção e podemos abençoar os que caminham conosco. A alegria do Senhor é a força que nos motiva a também, ir para nossa casa e dar testemunho de que transportar a Arca de Deus faz toda a diferença na vida de cada um. – Você tem consciência de que a Arca de Deus está consigo? – Como você tem transportado a “Arca de Deus” que está no seu coração? – Você sabe expressar alegria por isso? -  Você tem consciência de que também está caminhando para Jerusalém e que isto é motivo de alegria?    

 





Salmo - Sl 23,7. 8. 9. 10 (R.8a)

R. Dizei-nos: 'Quem é leste Rei da glória? É o Senhor, o valoroso, o grandioso!'

7'Ó portas, levantai vossos frontões!
Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, *
a fim de que o Rei da glória possa entrar!'R.

8Dizei-nos: 'Quem é este Rei da glória?'
'É o Senhor, o valoroso, o onipotente, *
o Senhor, o poderoso nas batalhas!'R.

9'Ó portas, levantai vossos frontões!
Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, *
a fim de que o Rei da glória possa entrar!'R.

10Dizei-nos: 'Quem é este Rei da glória?'
'O Rei da glória é o Senhor onipotente, *
o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!'R.

Reflexão - O Rei da glória é o Senhor Deus Todo Poderoso que pede passagem para entrar no nosso coração. O Senhor é valoroso e onipotente, mas não invade o nosso interior se não quisermos. As portas somos nós, que às vezes nos fechamos e não percebemos   o Senhor que pede abertura para que possa entrar e permanecer para sempre conosco. Enquanto caminhamos aqui precisamos fazer com que o nosso coração já entre em sintonia com Aquele com quem iremos nos encontrar face a face no céu.



Evangelho - Mc 3,31-35

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,31-35

Naquele tempo: 31Chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos.
Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: 'Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura.' 33Ele respondeu:
'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: 'Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “somos cristãos, da família de Cristo”

Jesus tinha consciência de que a Sua primeira Missão era a de alimentar o povo com as revelações do Pai e mostrar a todos que a vontade de Deus é a salvação total do homem, corpo e alma. Por isso, aproveitou aquela oportunidade para dar uma lição preciosa: mais importante que tudo que há no mundo é fazer a vontade do Pai que está no céu. Por essa razão Ele não deixou a multidão de lado para correr ao encontro da sua família, que, possivelmente, deveriam estar preocupados com Ele. Jesus estava convencido de que, naquele momento, a vontade do Pai, era dar dignidade ao homem e inclui-lo como parte da Sua família.  Por isso, apontando para os que estavam à Sua volta, afirmou: “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Fazer a vontade do Pai, portanto, é a única condição para que, como Maria, pertençamos à família de Jesus, não pela carne, mas pelo Espírito Santo que nos governa e nos ensina a viver em comunhão com a vontade de Deus. Portanto, se fazemos a vontade do Pai, somos cristãos, da família de Cristo. 

Você se considera da família de Jesus? 
–Você faz a vontade do Pai? 
– Qual o meio que você usa para saber qual a vontade do Pai para si?
 - Quem está norteando as suas ações e os seus empreendimentos?  
- Você tem de lado a sua missão de cristã para atender o chamado do mundo?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: