segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


27 DE JANEIRO DE 2020

2ª. FEIRA DA 3ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - 2Sm 5,1-7.10


Leitura do Segundo Livro de Samuel 5,1-7.10

Naqueles dias: 1Todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: 'Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2Tempo atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe'. 3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel. 4Davi tinha trinta anos quando começou a reinar,
e reinou quarenta anos: 5
sete anos e seis meses sobre Judá, em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém, sobre todo o Israel e Judá. 6Davi marchou então com seus homens para Jerusalém,
contra os jebuseus que habitavam aquela terra. Estes disseram a Davi: 'Não entrarás aqui, pois serás repelido por cegos e coxos'.
Com isso queriam dizer que Davi não conseguiria entrar lá. 7
Davi, porém, tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi. 10Davi ia crescendo em poder, e o Senhor, Deus Todo-poderoso, estava com ele. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Vencendo os inimigos ”

A certeza de que o Senhor nos escolheu para realizar uma missão é a maior garantia que temos para nos apossar da vitória, pois, quando Ele nos escolhe, Ele também nos unge e dá poder para vencer  os maiores desafios. Foi isto que aconteceu com Davi que, com apenas trinta anos começou a reinar sobre Israel e de vitória em vitória conquistou cidades. Isto também pode  acontecer com cada um de nós, independentemente da idade em que estejamos. O Senhor nos dá a unção e poder para enfrentar os desafios e não precisamos temer nem os “jebuseus” nem os “cegos” nem os “coxos” que de alguma forma queiram nos impedir de ir adiante. Quando o Senhor nos chama, também nos concede a autoridade para fazer aliança com aquelas pessoas que se propõem a nos ajudar na tarefa que vamos desempenhar. Com esta aliança nós também cumprimos um voto de confiança mútua de acordo com a vontade suprema de Deus. Isto acontece em qualquer segmento da nossa vida, porém, é dentro da nossa casa, na nossa família o lugar onde o Senhor mais deseja que façamos uma aliança. Muitas vezes é lá o lugar mais difícil de entrar, por causa dos cegos e dos coxos que ainda convivem conosco. No entanto, o Deus todo poderoso está conosco, por isso, a vitória está garantida. Ele nos colocou lá para ser ponte, ser luz, confidente, cúmplice e amigo.  Não tenhamos medo de assumir, dentro da nossa casa a Missão de intercessor, de provedor, de psicólogo, médico, advogado e tudo quanto for preciso. – Você se considera chamado pelo Senhor para “governar” o seu povo?  – Você se sente ungido (a) para realizar as “proezas” que o Senhor lhe propõe fazer dentro da sua casa?  - Quem serão os “cegos”, “coxos” ou “jebuseus”  contra quem precisa lutar? – Você tem medo de enfrenta-los?

 

Salmo - Sl 88, 20. 21-22. 25-26 (R. 25a)


R. Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.

20Outrora vós falastes em visões a vossos santos: +
'Coloquei uma coroa na cabeça de um herói *
e do meio deste povo escolhi o meu Eleito.R.

21Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, *
e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado.
22Estará sempre com ele minha mão onipotente, *
e meu braço poderoso há de ser a sua força.R.

25Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, *
sua força e seu poder por meu nome crescerão.
26Eu farei que ele estenda sua mão por sobre os mares, *
e a sua mão direita estenderei por sobre os rios.R.

Reflexão - O salmista, que é o próprio Davi, confirma para nós a mensagem com a qual refletimos. O Senhor garante unção, proteção e amparo para aquele que Ele escolheu para ser rei. Ser rei significa ser real, viver concretamente a realidade para a qual se é convocado. Para isso, no entanto, nós precisamos do poder do alto, a fim de que possamos nos revestir da verdade e do amor de Deus, pois estas são as armas que usaremos na nossa empreitada.

 

Evangelho - Mc 3,22-30


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São 
Marcos 3,22-30

Naquele tempo: 22Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: 'Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo,
ele não poderá manter-se. 25
Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte
para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28
Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno.' 30Jesus falou isso, porque diziam: 'Ele está possuído por um espírito mau.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “À Deus pertencem, o poder, a glória, o bem, o amor

Diante da rebeldia dos mestres da Lei que afirmavam estar Ele possuído pelo demônio, porque expulsava os demônios, Jesus nos dá um ensinamento prático, claro e concreto, para nós, e para a nossa família. Na nossa realidade, hoje, constatamos  que também há divisão, quando vemos sociedades se desafazendo, famílias se desestruturando, irmãos em litígio por herança! Tudo caminhando para o fracasso e, por isso, nada é construído. Por outro lado, percebemos que o povo que é regido pelo Espírito Santo e orientada pela Palavra de Deus, tende a prosperar. O que acontece, muitas vezes, é que mesmo conhecendo o poder do Espírito Santo, mesmo sabendo que Ele é o doador dos dons, e    veio nos santificar e auxiliar, nós O desprezamos e deixamos de lado. Este é o pecado contra o Espírito Santo a que Jesus se refere: mesmo diante das evidências e das provas não queremos reconhecer o poder de Deus e, o que é pior: atribuímos a Ele o mal que nos acontece. Deus não pode fazer mal porque Ele É o Bem! Para o pecado contra o Espírito Santo não há perdão!  À Deus pertencem, o poder, a glória, o bem, o amor e tudo o que é de bom. O que é do demônio é o mal, a revolta, a mentira, a traição, a dissimulação, o desamor. Precisamos ter muito cuidado para não cair  na tentação de pecar contra o Espírito Santo, atribuindo a Ele o mal que vem nos atingir ou ao demônio o bem que acontece conosco. O tempo da ignorância não conta mais, prossigamos dando a Deus o que é de Deus. 

– Você já soube de alguém que acha que o demônio pode fazer o bem e que está a serviço dele?
 – A quem você culpa quando as coisas não estão dando certo na sua vida? 
– Você reconhece que o Espírito Santo é o Defensor que Jesus nos mandou para lutar conosco pelas coisas boas?
 – Você tem costume de invocar o Espírito Santo?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: