quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



23 DE JANEIRO DE 2020


5ª. FEIRA DA 2ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1a Leitura I Sam 18,6-9;19,1-7

 

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 18,6-9;19,1-7

Naqueles dias: 6Quando Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, dançando e cantando alegremente
ao som de tamborins e címbalos. 7E, enquanto dançavam, diziam em coro: 'Saul matou mil, mas Davi matou dez mil'. 8Saul ficou muito encolerizado com isto e não gostou nada da canção,  dizendo: 'A Davi deram dez mil, e a mim somente mil. Que lhe falta ainda, senão a realeza?' 9E, a partir daquele dia, não olhou mais para Davi com bons olhos. 19,1 Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos sobre sua intenção de matar Davi.
Mas Jônatas, filho de Saul, amava profundamente Davi, 2e preveniu-o a respeito disso, dizendo: 'Saul, meu pai, procura matar-te; portanto, toma cuidado amanhã de manhã, e fica oculto em um esconderijo. 3Eu mesmo sairei em companhia de meu pai,
no campo, onde estiveres, e lhe falarei de ti, para ver o que ele diz, e depois te avisarei de tudo o que eu souber'. 4Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e acrescentou: 'Não faças mal algum ao teu servo Davi, porque ele nunca te ofendeu. Ao contrário, o que ele tem feito foi muito proveitoso para ti. 5Arriscou a sua vida, matando o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a todo o Israel. Tu mesmo foste testemunha e te alegraste. Por que, então, pecarias, derramando sangue inocente
e mandando matar Davi sem motivo? ' 6Saul, ouvindo isto,
e aplacado com as razões de Jônatas, jurou: 'Pela vida do Senhor, ele não será morto!' 7Então Jônatas chamou Davi e contou-lhe tudo isto. Levou-o em seguida a Saul, para que ele retomasse o seu lugar, como antes. Palavra do Senhor.

Reflexão - “a inveja é o atestado da nossa incapacidade ”

Saul não gostou do sucesso de David quando venceu o Golias  e ficou encolerizado porque este havia atraído a atenção das mulheres de todas as cidades de Israel quando saíram dançando e cantando alegremente para apregoar o seu grande feito.  Desde então, o sentimento de inveja entrou no coração de Saul e ele começou a sua perseguição contra aquele que colocou em risco a sua própria vida para defendê-lo da mão do filisteu. Diante de Deus e sob a Luz do Espírito Santo nós também precisamos nos colocar para examinar a nossa consciência e pedir perdão pelas vezes em que, nos sentindo ameaçados pelo sucesso das outras pessoas, começamos a invejá-las. Por causa da nossa fragilidade humana, muitas vezes as conquistas das outras pessoas nos levam também a invejá-las e até a tramar contra elas no nosso coração.  A verdade, porém, consiste em que, quando nos sentimos incapazes de alguma proeza e observamos que outras pessoas são mais preparadas que nós, as olhamos com olhos de crítica e de despeito. Não sabemos elogiá-las e o sucesso delas nos incomoda, pois, é um atestado da nossa incapacidade. No entanto, o certo seria agradecer a Deus pelo sucesso dos nossos irmãos e irmãs e pedir a Ele que também nos capacite para algumas coisas que ainda não conseguimos conquistar. Só Deus poderá nos ajudar a vencer as nossas limitações e quanto mais nos congratularmos com a prosperidade do nosso próximo mais abertura daremos ao Senhor para trabalhar nas nossas áreas improdutivas. – Você costuma se alegrar com o sucesso das outras pessoas? – Você olha para elas com olhos de aprovação ou de crítica? – Você tem inveja de alguém que conseguiu alguma coisa que ainda não conseguiu? – Você já pediu ao Senhor que o capacite.

 

Salmo - Sl 55, 2-3. 9-10ab. 10c-11. 12-13 (R. 5bc)


R. É no Senhor que eu confio e nada temo.

2Tende pena e compaixão de mim, ó Deus,
pois há tantos que me calcam sob os pés, *
e agressores me oprimem todo dia!
3Meus inimigos de contínuo me espezinham, *
são numerosos os que lutam contra mim!R.

9Do meu exílio registrastes cada passo,
em vosso odre recolhestes cada lágrima, *
e anotastes tudo isso em vosso livro.
10aMeus inimigos haverão de recuar
10bem qualquer dia em que eu vos invocar;R.

10ctenho certeza: o Senhor está comigo!
11Confio em Deus e louvarei sua promessa.R.

12É no Senhor que eu confio e nada temo: *
que poderia contra mim um ser mortal?
13Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, *
e vos oferto um sacrifício de louvor,R.

 

Reflexão - O salmo é a prece do homem que tem consciência de que recebe a proteção do Senhor, embora que os seus inimigos por isso, o invejem. Mesmo perseguido, oprimido e humilhado ele sabe que Deus está sempre perto e atento à sua oração. “É no Senhor que eu confio e nada temo”, “por isso, louvarei sua promessa e vos oferto um sacrifício de louvor”. Que esta seja a oração que os nossos lábios pronunciem em todos os momentos em que nos sentirmos acossados.

Evangelho - Mc 3,7-12

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,7-12

Naquele tempo: 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galiléia o seguia. 8E também muita gente da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. 10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: 'Tu és o Filho de Deus!' 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.Palavra da Salvação.

Reflexão - “permanecer perto do Jesus”

Algumas vezes, sentindo-se sufocado pelo povo que o comprimia Jesus também fugiu da multidão que O perseguia. Aquele povo cercava Jesus e o seguia apenas para receber as coisas que Ele podia oferecer. Em vista disso, Jesus pediu aos Seus discípulos uma barca a fim de que o povo não o esmagasse. Ele não se recusava a curar o povo e tinha compaixão da multidão, mas sabia distinguir a verdadeira necessidade de cada um. Hoje também, Jesus conhece os nossos corações e sabe das nossas intenções e de que espírito nós estamos imbuídos quando nos aproximamos Dele. Muitas vezes nós também perseguimos os milagres e prodígios de Deus e nos esquecemos de buscar o Deus que tem poder para nos transformar e nos libertar dos espíritos maus, que nos induzem a sermos egoístas, interesseiros, corruptos e ambiciosos. O espírito do mal está sempre a nos rondar, por isso, precisamos permanecer perto do Jesus Salvador não somente para receber benesses, mas para desfrutar da Sua presença libertadora que modifica a nossa mentalidade individualista e cobiçosa e dá um novo sentido para os nossos anseios, desejos e ideais. Dessa forma, Jesus poderá também nos pedir que Lhe providenciemos uma barca, no entanto, nos deixará ficar perto Dele para que aprendamos a nova maneira de ser um filho de Deus comprometido com o Seu Reino. Nós também temos autoridade para em Nome de Jesus e sob o Seu olhar colocar por terra todos os espíritos maus que nos perseguem. Jesus é o Senhor e tem poder sobre o mal!

– Com que intuito você tem se aproximado de Jesus? 
– Você tem buscado a Deus por Ele ou pelos milagres que Ele realiza? 
– Os espíritos maus têm tido influência nas suas ações? 
– Quem poderá ajudá-lo (a)?  
- Você tem procurado Jesus no lugar certo?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: