terça-feira, 21 de janeiro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



21 DE JANEIRO DE 2020

 

3ª. FEIRA DA 2ª. SEMANA DO


TEMPO COMUM

 

Cor Verde
1ª. LEITURA I Sam 16,1-13

 

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 16,1-13

Naqueles dias: 1O Senhor disse a Samuel: 'Até quando ficarás chorando por causa de Saul, se eu mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e vem,
para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos'. 2Samuel ponderou: 'Como posso ir?
Se Saul o souber, vai-me matar'. O Senhor respondeu: 'Tomarás contigo uma novilha da manada, e dirás: 'Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor'. 3Convidarás Jessé para o sacrifício.
Eu te mostrarei o que deves fazer, e tu ungirás a quem eu te designar'. 4Samuel fez o que o Senhor lhe disse, e foi a Belém.
Os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro, e perguntaram:
'É de paz a tua vinda?' 5'Sim, é de paz', respondeu Samuel.
'Vim para fazer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo, para que eu ofereça a vítima'. Ele purificou então Jessé e seu filhos e convidou-os para o sacrifício. 6Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab, e disse consigo: 'Certamente é este o ungido do Senhor!' 7Mas o Senhor disse-lhe: 'Não olhes para a sua aparência
nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o senhor olha o coração'. 8Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: 'Também não é este que o Senhor escolheu'. 9Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse:
'A este tampouco o Senhor escolheu'. 10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: 'O Senhor não escolheu a nenhum deles'. 11E acrescentou: 'Estão aqui todos os teus filhos?' Jessé respondeu: 'Resta ainda o mais novo,
que está apascentando as ovelhas'. E Samuel ordenou a Jessé: 'Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar'. 12Jessé mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: 'Levanta-te, unge-o: é este!' 13Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. A seguir, Samuel se pôs a caminho e voltou para Ramá. Palavra do Senhor.

Reflexão – “o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração

Colocando esta leitura como matéria de reflexão sobre os acontecimentos e frustrações da nossa vida, aprendemos a ter mais firmeza quando precisarmos dar a volta por cima das nossas impossibilidades e fracassos.  Samuel não se conformara ainda com a decisão do Senhor em rejeitar Saul e tinha medo da represália do rei destituído, no entanto, Deus lhe mandava seguir adiante à procura de um novo rei, sem perda de tempo.  Até quando nós devemos ficar chorando ou lamentando por causa de alguém que passou e não correspondeu?  Até quando precisamos ficar frustrados por algo que não deu certo, que não aconteceu do modo como esperávamos? No trabalho do reino, na comunidade, no nosso trabalho, na nossa família, na nossa vida pessoal, até quando ficar olhando para trás, remoendo alguma coisa que a experiência mostrou que não vingou? Precisamos entender que diante da autoridade de Deus as pessoas passam e as oportunidades também, ninguém pode se perpetuar ou se manter eternamente no cargo se isto não estiver de acordo com os Seus planos.   “Enche o teu corno (chifre) de óleo. Vai; envio-te a Isai (Jessé) de Belém, porque escolhi um rei entre os seus filhos”. No nosso dia a dia, necessitamos sempre ir adiante e, assim como Samuel, também estar abertos às novas recomendações de Deus para uma nova missão, um novo chamado. Enfim, precisamos aceitar MUDAR. Deus não dá ouvidos aos nossos medos e inquietações. Ele nos forma sem entrar na nossa. Dá ordens firmes e seguras: “Ungirás para mim aquele que eu mandar”.  Às vezes nós queremos até seguir adiante, mas continuamos presos às nossas concepções e enxergamos tudo apenas pelas aparências. Por isso, também o Senhor nos ensina: “O que o homem vê não é o que importa; o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração”. Não devemos julgar nem decidir pelas aparências. Precisamos nos apossar do Espírito Santo para discernir o que é certo e ajustado à vontade de Deus.   Assim como Samuel nós precisamos também esperar com paciência, ir até o fim, não decidir de uma maneira prática, só para resolver a situação. Não desistir quando Deus nos dá um encargo; confiar nas promessas do Senhor, tentar de outro modo; ir mais além, na investigação; mergulhar mais fundo, até encontrar. PERSEVERAR. A escolha do Rei Davi é para nós a prova de que o Senhor não escolhe os mais competentes, os mais admirados nem tampouco os melhores. Por isso, nós que nos sentimos pequenos e sem muita capacidade devemos dar ouvidos ao que o Senhor nos recomenda e humildemente receber Dele a unção para realizar no meio do nosso povo a missão que nos foi destinada. Deus precisa de nós, e espera a nossa firme decisão de nunca retroagir, mas caminhar segundo os Seus conselhos. -  Como você tem enfrentado as mudanças que o Senhor tem feito na sua vida? – Você ainda lamenta o que lhe aconteceu no passado? – Você já resolveu seguir adiante e procurar aquilo que o Senhor lhe manda buscar? Você tem medo de assumir compromissos?

Salmo Sl 88, 20. 21-22. 27-28 (R. 21a)


R. Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.

20Outrora vós falastes em visões a vossos santos:
'Coloquei uma coroa na cabeça de um herói *
e do meio deste povo escolhi o meu Eleito.R.

21Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, *
e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado.
22Estará sempre com ele minha mão onipotente, *
e meu braço poderoso há de ser a sua força.R.

27Ele, então, me invocará: 'Ó Senhor, vós sois meu Pai, *
sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!`
28E por isso farei dele o meu filho primogênito, *
sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo.R.

Reflexão - Aquele (a) que é escolhido (a) por Deus para uma missão deve ter consciência de que nunca será abandonado (a), pois terá sempre sobre si a Mão onipotente do Deus Todo Poderoso. Por isso, desde já nos sintamos eleitos (as) de Deus e como o salmista, oremos: “Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação”. Fiquemos tranquilos, pois o Senhor cumprirá conosco as Suas promessas!

Evangelho -   Mc 2,23-28

 

 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 2,23-28

23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas,
enquanto o caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus:
'Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?' 25Jesus lhes disse: 'Por acaso, nunca lestes
o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus,
no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros?
No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães.'
27E acrescentou: 'O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado.'  Palavra da Salvação.

Reflexão - “A lei que Deus imprimiu no nosso coração é a lei do amor”

O homem é a criatura a quem Deus mais tem apreço, pois, todas as coisas foram criadas para ele, por amor a ele. Toda lei que tira do homem o direito de viver com dignidade, de prover a sua existência e sobrevivência é maldita e não está conforme a vontade de Deus. Neste Evangelho Jesus quer nos ensinar a colocar a caridade como lei primeira nas ações da nossa vida. A lei que Deus imprimiu no nosso coração é a lei do amor, portanto, o que nos faz mal e prejudica a nossa vida é justamente, o desamor. Tudo o que não é regido pelo amor e não tem como objetivo a vivência do amor, não é eficaz para o nosso crescimento. Às vezes, nos prendemos aos preceitos, às regras e não percebemos que estamos sendo injustos e infratores da Lei de Deus. Tudo o que o Pai criou, Ele o fez em favor do homem, objeto do Seu Amor, portanto, dizer que “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado” significa que a nossa sobrevivência e a caridade conosco mesmos e com os nossos irmãos estão acima das normas que, apesar de estabelecidas para o homem, muitas vezes se voltam contra o próprio homem.  Os campos de trigo, os rios, os mares, as aves, as árvores existem para estar à disposição do homem a fim de que este perceba o olhar e a atenção de Deus para si. Jesus, Senhor da criação, é o Senhor do sábado, porém, Ele precisa ser também Senhor dos nossos “sábados”, isto é, daqueles dias em que não achamos conveniente servir a alguém ou “perder” o tempo de lazer ou de trabalho para dar de comer a alguém que está com fome. O dia de sábado a que Jesus se refere pode ser também para nós aquele dia que destinamos para o nosso deleite, para curtição, para realizar os nossos planos pessoais e, sem menos esperar somos convocados para alguma outra missão. Aí, então, alegamos a nossa impossibilidade porque “hoje é sábado” e o sábado está destinado a outras experiências.

– Jesus é o Senhor dos “sábados” da sua vida?
 - Você tem alimentado a alguém necessitado em “dia de sábado”? 
– Você é capaz de sacrificar um dia de lazer e de descanso para ajudar a algum discípulo de Jesus? 
– Em Nome de quem você tem feito caridade?  
- O que você aprendeu mais com este Evangelho?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: