segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


20 DE JANEIRO DE 2020

 

2ª. FEIRA DA 2ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura -  I Sam 15,16-23

 

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 15,16-23 -

Naqueles dias: 16Samuel disse a Saul: 'Basta! Deixa-me dizer-te o que o Senhor me revelou esta noite'. Saul disse: 'Fala!' 17Então Samuel começou: 'Por menor que sejas aos teus próprios olhos, acaso não és o chefe das tribos de Israel? O Senhor ungiu-te rei sobre Israel 18e te enviou em expedição, com a ordem de eliminar os amalecitas, esses malfeitores, combatendo-os até que fossem exterminados. 19Por que não ouviste a voz do Senhor, e te precipitaste sobre os despojos e fizeste o que desagrada ao Senhor?' 20Saul respondeu a Samuel: 'Mas eu obedeci ao Senhor! Realizei a expedição a que ele me enviou. Trouxe Agag, rei de Amalec, para cá, e exterminei os amalecitas. 21Quanto aos despojos, o povo reteve, das ovelhas e dos bois, o melhor do que devia ser eliminado, para sacrificar ao Senhor teu Deus em Guilgal'. 22Mas Samuel replicou: 'O Senhor quer holocaustos e sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros. 23A rebelião é um verdadeiro pecado de magia, um crime de idolatria, uma obstinação. Assim, porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou: tu não és mais rei'.
Palavra do Senhor.




Reflexão - “excesso de liberdade prejudica” -

Às vezes pensamos que estamos agradando a Deus e nos esforçamos para “prestar serviço” a Ele, mas nos esquecemos de que o Senhor não precisa do nosso sacrifício, mas espera a nossa submissão às Suas ordens. Nesta leitura nós constatamos isso quando encontramos o mesmo Saul que havia sido escolhido e ungido por Deus para ser o primeiro rei de Israel, ser destituído por causa da sua desobediência às ordens do Senhor. Saul havia sido enviado em expedição para combater e vencer os amalecitas, no entanto, extrapolou e se apoderou dos despojos daquele povo, os quais não lhe pertenciam.  Por esta razão ele se excedeu na sua liberdade e foi mais além do que lhe competia, por isso, o Senhor retirou dele o governo do povo de Israel. Ele infringiu as instruções do Senhor apoderando-se dos despojos dos povos vencidos. Assim como Deus o escolhera dentre muitos para ser consagrado rei do Seu povo, combatendo para defendê-lo dos inimigos, também, agora, o rejeitava por ter infringido às Suas ordens. Nós também, muitas vezes com a desculpa de que temos autoridade porque estamos à frente de algum trabalho, cometemos injustiças e nos “apoderamos” do que não devíamos. Vamos além do que nos foi proposto por Deus.  Em Nome de Deus fazemos coisas que não condizem com os Seus ensinamentos e assim, também “desobedecemos” às Suas ordens. Enfraquecemos o nosso ministério e o Senhor nos tira a unção para entregar a outro. Por mais fracos que nos reconheçamos todos nós devemos ter como meta principal a obediência ao que a Palavra de Deus nos orienta. “A obediência vale mais que o sacrifício”, diz a Palavra... “A rebelião é um verdadeiro pecado de magia, um crime de idolatria, uma obstinação”. Assim sendo a Palavra de hoje também nos adverte para que não sejamos rebeldes, mas dóceis às sugestões do Espírito Santo. – Como você tem agido em relação à missão que o Senhor lhe entregou? – Será que você também tem extrapolado e abusado da sua autoridade? – Qual a lição que você tira desta leitura para a sua vida em família e na comunidade?

Salmo - Sl 49, 8-9.16bc-17.21.23 (R. 23b)


R. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

8Eu não venho censurar teus sacrifícios, *
pois sempre estão perante mim teus holocaustos;
9não preciso dos novilhos de tua casa *
nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.R.

16b'Como ousas repetir os meus preceitos *
16ce trazer minha Aliança em tua boca?
17Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos *
e deste as costas às palavras dos meus lábios!R.

21Diante disso que fizeste, eu calarei? * Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo * e manifesto essas coisas aos teus olhos.R.

Reflexão - O que agrada a Deus é que tenhamos um coração dócil e submisso a toda obra boa que Ele deseja realizar em nós. Muitas vezes queremos fazer sacrifícios para martirizar a nossa carne, no entanto, o Senhor se agrada do nosso louvor, do nosso espírito rendido a Ele e da nossa adesão ao Seu projeto de Amor. A confiança que tenhamos nos planos de Deus para nós é a prova de que estamos procedendo retamente e de que a Sua justiça que é a nossa salvação se concretiza na nossa vida.

 

Evangelho -   Mc 2,18-22

 

 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 2,18-22

Naquele tempo: 18Os discípulos de João Batista e os fariseus
estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: 'Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?' 19Jesus respondeu: 'Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos'.  Palavra da Salvação.

Reflexão - “O reino dos céus tem o amor como primeira regra”

A mentalidade do reino de Deus que Jesus Cristo veio instaurar na terra é completamente diferente do que pensam os reinos dos homens. Por isso, o homem de mentalidade mundana não entende as coisas do espírito. Neste Evangelho, diante da observação dos fariseus em relação ao jejum Jesus nos ensina a entender as coisas do alto com um espírito renovado e despojado e um coração novo, não apenas remendado. O reino dos céus tem o amor como primeira regra e tudo que foge a esta verdade destoa do que é proposto por Jesus Cristo. Para assumir com dignidade o nosso lugar no reino dos céus nós precisamos de renovação, isto é, de um novo nascimento a fim de ter uma nova visão sobre a realidade da vida.  Desta forma Jesus quis dar um novo sentido ao jejum que os fariseus praticavam, apenas para cumprir a lei. O jejum só tem sentido se for praticado movido por uma razão que tenha como fundamento o amor, a alegria, a satisfação. Assim sendo, Jesus justifica o fato dos Seus discípulos não jejuarem alegando que não havia motivação, para que eles assim o fizessem, pois sentiam a alegria da Sua presença.  Por isso, Jesus comparou isto a uma festa de casamento, onde todos se regalam por causa do noivo. Jejuar por obrigação, só para dar satisfação às regras impostas pelos homens se torna uma ação inócua - como que um vinho novo colocado em odres velhos - e talvez até seja rejeitada por Deus. O Jejum de coração, oferecido a Deus em vista de um bem maior é o vinho novo colocado em odre também novo. Tudo o que fizermos forçados ou por obrigação não terá sentido, por isso, também não ajuda no nosso crescimento. O remendo novo em pano velho rasga-o; o vinho novo em odre velho rompe-o. Portanto, precisamos de nova mentalidade, necessitamos de abertura interior e um coração renovado para que aconteça em nós a purificação necessária e nos tornemos novos, para acolher o novo. 

-   Você tem feito as coisas   para o reino de Deus por amor ou por obrigação? 
– Você tem cumprido com a sua missão, de coração? 
– Você tem feito algo forçado com má vontade? 
– Como você encara as propostas de Jesus para a sua vida?
 - Qual o sentido que você dá ao jejum?
- Para que finalidade você jejua? Como você se sente?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: