terça-feira, 7 de janeiro de 2020

PARÓQUIA DE MULUNGU ABRE ANO DA PALAVRA COM A FESTA DO PADROEIRO




Depois da experiência maravilhosa do Ano Missionário, a Paróquia de Mulungu vai celebrar, em 2020, o Ano da Palavra. A proposta é tornar cada vez mais evidente a centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja e levar os fiéis a uma maior aproximação com a Sagrada Escritura.
O projeto do Ano da Palavra começará com a festa de São Sebastião. No dia 10 de janeiro faremos o encerramento do Ano Missionário e a abertura do Ano da Palavra junto com a abertura da festa do padroeiro de Mulungu. Com o tema "profetas sem medo de nada", toda a festa de São Sebastião será voltada para a reflexão sobre a Palavra de Deus vivida e anunciada pelos profetas.

Durante todo o ano de 2020 vamos intensificar a leitura, o estudo, a meditação, o anúncio e a celebração da Palavra de Deus. Esse é, pois, o lema do Ano da Palavra: Conhecer, Meditar, Anunciar e Celebrar. Essas quatro palavras expressam as dimensões essenciais da vivência deste Ano da Palavra. Conhecer nos remete ao contato direto, leitura, estudo, entendimento. Dizia o apóstolo Paulo a Timóteo: "Você conhece as Sagradas Letras, que podem dar-lhe a sabedoria que leva à salvação" (2Tm 3,15). É a dimensão intelectual tão necessária para nossos agentes de pastoral e para todo o povo cristão. Meditar nos remete à oração, interiorização e contemplação da Palavra revelada. "Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite" (Js 1,8). É a dimensão espiritual. Anunciarnos remete à missão dada à Igreja pelo própria Cristo: "Vão pelo mundo todo, proclamem o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15). O Ano Missionário terminou mas a missão continua. Essa é a dimensão missionária do Ano da Palavra. Celebrar nos remete à liturgia. É preciso celebrar bem a Palavra de Deus na Eucaristia e nas Celebrações da Palavra feitas por ministros leigos. A força da Palavra de Deus exige de nós uma atenção especial para garantir que ela seja celebrada e bem celebrada. É a dimensão litúrgica do Ano da Palavra.


Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: