segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

MISSA E AULA INAUGURAL MARCAM A ABERTURA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MISSIOLOGIA




Missa e aula inaugural marcam a abertura do Curso de Pós-Graduação em Missiologia
Diretor geral da Fateo, padre nigeriano Godwin Nnaemeka Uchego, presidiu a celebração. Fotos: Assessoria de Comunicação da CNBB
Uma missa, realizada na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro, na sede da Faculdade de Teologia (Fateo) da arquidiocese de Brasília, marcou a abertura do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Missiologia oferecido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a faculdade.
Segundo o padre Antônio Niemiec, secretário nacional da Pontifícia União Missionária e coordenador da pós-graduação, o curso é uma concretização de inspirações do Programa Missionário Nacional, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023), como também do processo de preparação e da vivência do Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco em outubro de 2019.
Cerca de 50 participantes dos 18 regionais da CNBB, entre padres, religiosos e religiosas, consagrados e leigos marcaram presença na missa que foi seguida da Aula Inaugural do curso, proferida pelo diretor geral da Fateo, o padre nigeriano Godwin Nnaemeka Uchego. Ele aprofundou na primeira aula do curso a missiologia como fundamento de todas as ciências teológicas.
Segundo o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Dirceu de Oliveira Medeiros, presente na celebração representando a presidência da entidade, este curso é uma resposta aos apelos do Papa Francisco que tem falado insistentemente em uma Igreja em saída e na necessidade de ir ao encontro das periferias existenciais.
O subsecretário adjunto da CNBB afirmou que o curso buscará responder aos desafios apontados pela vivência do Mês Missionário Extraordinário, em outubro de 2019, e pelas DGAE 2019-2023. “A gente espera que os participantes deste curso possam se tornar multiplicadores junto aos regionais da CNBB, ajudando na capacitação de outras pessoas para que a Igreja assuma a consciência missionária e não guarde para si o tesouro da fé, do Evangelho e a experiência de Cristo”, disse.
O seminarista de Feira de Santana (BA), Udilon Conceição de Jesus, vai aprofundar as Santas Missões Populares.
O seminarista de Feira de Santana (BA), Udilon Conceição de Jesus, vai aproveitar o curso para aprofundar o  projeto “Santas Missões Populares” que está sendo trabalhado em sua arquidiocese.
Eu me senti interessado nesse curso para ficar melhor engajado e também contribuir mais nesta questão missionária na nossa arquidiocese. O curso vai ajudar bastante nisso. A missão abrange toda a vida da Igreja, a nossa vida como seus membros, dos cristãos e daqueles que não têm o conhecimento da Igreja”, disse.


Teoria e prática – O diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim, reforçou que a pós-graduação em missiologia surgiu a partir de uma escuta feita junto aos 18 regionais da CNBB, por meio dos Conselhos Missionários Regionais e de pessoas qualificadas na área da missiologia, para responder aos desafios da formação nas dioceses, nas paróquias e comunidades.
“Esta formação era um sonho já de muitos anos das Pontifícias Obras Missionárias, da CNBB e do Centro Cultural Missionário para formar multiplicadores em todo o Brasil que possam oferecer uma formação mais qualificada”, disse.
O coordenador da pós-graduação, padre Antônio Niemiec, informou que a metodologia do curso buscará desenvolver tanto o aspecto teórico, por meio da exigência da produção e apresentação de artigos científicos, quanto prático com a exigência de que cada aluno elabore um projeto missionário para sua paróquia e diocese. “Além da reflexão também buscaremos o enraizamento na realidade por meio dos projetos concretos que eles vão elaborar ao longo do curso”, disse.
Victória Holzback, do Conselho Missionário Regional do Sul 3, aluna do curso.
A Victória Holzback, do Conselho Missionário Regional do Sul 3, fez parte como leiga da experiência missionária “ad gentes” do regional Sul 3 em Moçambique, na África, de 2016 a 2019. Segundo ela, a pós graduação vai ajudá-la a aprofundar a presença do leigo missionário e de maneira especial a presença da mulher leiga numa missão “ad gentes”.
Além do subsecretário adjunto geral da CNBB, também participaram da missa os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da entidade irmã Sandra Regina Amado e padre Daniel Luz Rochetti e também a assessora de comunicação da CNBB,  Manuela Castro.
Sobre o curso:
Objetivo geral
Oferecer aos participantes fundamentos que favoreçam o crescimento de sua consciência missionária, através do estudo, pesquisa e reflexão, motivando-os para vivência e “atuação missionária, paradigma de toda obra da Igreja” (EG 15).
Modalidade
Presencial e de estudo virtual pela plataforma Moodle.
Carga horária
O curso terá 360 (trezentas e sessenta) horas/aula, divididas em três módulos de 120 horas/aula cada, sendo distribuídas em horas presenciais e de estudo virtual pela plataforma Moodle.
Parcerias e apoios
O curso será promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através do Centro Cultural Missionário (CCM) e pela Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília (FATEO), tendo o apoio das Pontifícias Obras Missionárias (POM), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).
Organização curricular 
O curso está estruturado em três módulos:
1º módulo: 02 de janeiro – 27 de maio de 2020.
Presencial: 20 – 31 de janeiro de 2020.
Avaliação e fechamento: Até 27 de maio de 2020.
2º módulo: 28 de maio – 30 de setembro de 2020.
Presencial: 13 – 24 de julho de 2020.
Avaliação e fechamento: Até 30 de setembro de 2020.
3º módulo: 01 de outubro de 2020 – 29 de março de 2021.
Presencial: 18 – 29 de janeiro de 2021.
Avaliação e fechamento: Até 29 de março de 2021.
Disciplinas
Neste primeiro módulo, os alunos vão aprofundar as disciplinas:
Antropologia cultural: Evangelho e culturas (inculturação e interculturalidade)
Modelos e paradigmas históricos da missão e da missiologia
Missão, liturgia e religiosidade popular
Ecologia integral e cultura urbana
Desafios atuais da missão no mundo da comunicação (virtualidade, redes sociais, sociedade em rede, etc.)
Metodologia da pesquisa científica I: projeto de prática missionária e/ou pesquisa científica.
Oficinas
Sínodo para Amazônia
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2019 – 2023)
Programa Missionário Nacional (2019 – 2023)
Missão e povos originários

Fonte: CNBB 

Nenhum comentário: