sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE FORTALECE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO EDUCANDÁRIO SÃO JOÃO BATISTA, EM ITAPECERICA (MG)



Fundo Nacional de Solidariedade fortalece assistência social do Educandário São João Batista, em Itapecerica (MG) 
O Educandário São João Batista, que atualmente atende 97 educandos, entre crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social do município de Itapecerica (MG) foi uma das instituições filantrópicas atendidas pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2019. 
Fundado pela Congregação de São João Batista em 1940 e inaugurado no outubro do mesmo ano, a instituição é o primeiro Educandário da Congregação no Brasil, que tem o objetivo de acolher meninas órfãs e pobres em regime de internato, oferecendo-lhes educação básica e formação em todos os níveis. 
Com o projeto “Semeando valores e Cultivando Vidas’’, a instituição conseguiu que o Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB aprovasse recursos, em 2019, para que o Educandário pudesse realizar serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças de 06 a 11 anos e adolescentes e de 12 a 16 anos, no período matutino e vespertino.  
A coordenadora do projeto, irmã Maria Conceição Mendes da Fonseca, explica que a instituição atua na cidade há 80 anos e busca fazer um trabalho de evangelização, promoção e educação. “A importância da nossa participação na iniciativa apresentada ao Fundo Nacional de Solidariedade se deu pelo nosso trabalho que é voltado a políticas públicas e, principalmente, pela assistência social onde desenvolvemos vários trabalhos organizados por oficinas e sempre resgatando a importância da questão social que muitas das vezes enfrentamos desafios”, apontou. 
Materiais educativos – Devido à ausência de recursos financeiros e tendo em vista a necessidade de repor materiais educativos e esportivos para oficinas, o projeto “Semeando valores e Cultivando Vidas’’ buscou atender as atividades específicas de cada modalidade ofertada nas dependências da instituição, entre elas, a oficina de Educação Física, a de Jiu-Jitsu, a brinquedoteca e a sala de vídeo. Dessa forma, com os recursos do Fundo, a instituição pôde comprar materiais educativos e esportivos para atender as oficinas.  
Segundo a irmã Maria Conceição, a importância do Fundo para o projeto foi e continua sendo importante principalmente pela questão financeira, porque a instituição não recebe verbas necessárias, nem mesmo do governo para o seu desenvolvimento como um todo. “Vivemos muitas vezes de doações de benfeitores, por isso faço questão de reforçar que o Fundo de Solidariedade sempre veio no momento certo para nos ajudar a dar continuidade no Reino de Deus”, disse. 
No ano em que a Campanha da Fraternidade de 2019 tratou sobre “Fraternidade e Políticas Públicas”, o projeto do Educandário ajudou crianças e jovens, particularmente os mais necessitados, abandonados em situação de risco, a se integrarem na sociedade, na igreja e se tornarem agentes de transformação, de justiça e paz. “A Campanha da Fraternidade de 2019 nos motivou e continua nos motivando, principalmente a subsidiar Políticas Públicas ausentes em nossa comunidade”, finaliza a coordenadora do projeto, irmã Maria Conceição. 

Nenhum comentário: