sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

CNBB MOTIVA EDUCADORES A COMPREENDER PROPOSTA DO PACTO PELA EDUCAÇÃO, DO PAPA FRANCISCO



CNBB motiva educadores a compreender proposta do Pacto pela Educação, do Papa Francisco 
Para marcar os cinco anos da encíclica Laudato Si’, o Papa Francisco lançou uma iniciativa mundial a ser realizada no Vaticano em 14 de maio de 2020. Desta vez dirigida aos profissionais da área da educação, a proposta é realizar um encontro para reconstruir o pacto educativo global.  
Como explica o próprio Pontífice na mensagem divulgada para lançar o evento, trata-se de um “encontro para reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”. 
No Brasil, acolhendo a proposta de Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, unida à Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) trabalham em várias iniciativas para motivar os educadores dos ambientes da família, da escola e da sociedade a compreender a proposta do Pacto pela Educação. Ao todo, acontecerão dois eventos nacionais de lançamento do projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global” para dar visibilidade à proposta do Pacto. 
O primeiro será no dia 31 de janeiro, a partir das 15h, na sede da Conferência, em Brasília (DF). Um segundo momento de lançamento acontecerá no dia 16 de abril, na Universidade Católica de Brasília, no Fórum da ANEC. A preocupação do Papa Francisco pelo que chama Pacto pela Educação revela sua vocação de educador e explicita uma vez mais sua capacidade de agregar pessoas em torno de projetos tão fundamentais para a defesa da dignidade humana e para o desenvolvimento dos povos”, afirmou presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educaçãodom João Justino. 
Para que comunidades, escolas, universidades e dioceses possam percorrer um caminho de reflexão e aprofundamento sobre o Pacto, as instituições organizadoras proporam um subsídio com orientações específicas, que será divulgado em breve. O texto contextualiza o que é o Pacto Global Educativo; apresenta a imagem da “aldeia educativa” que envolve família, escola e sociedade e pontua os elementos que fazem parte do processo educativo à luz do Pontificado do Papa Francisco. 
Segundo assessor do Setor Educação, padre Júlio Resende, existe uma grande esperança de que a celebração deste Pacto reanime os educadores e toda a sociedade na bela e desafiante missão educativa. A intenção é que todos possam participar da aldeia que educa, assumindo o compromisso comum com a causa educativa”. 
Para a irmã Cláudia Chesini, gerente de Relações Institucionais e de Pastoral da ANEC, Pacto Educativo Global desafia a colocar a pessoa no centro, abraçando com cuidado, a Casa Comum, aqui no Brasil. O convite é amplo e insistente”, finaliza 
Para saber mais sobre o Pacto de Educação convocado pelo Papa Francisco, acesse o site: https://www.educationglobalcompact.org/. E para outras informações sobre o projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global”, encaminhe um e-mail para: educacao@cnbb.org.br.
 Fonte: CNBB

Nenhum comentário: