segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


9 DE DEZEMBRO DE 2019

2ª. FEIRA DA SEGUNDA  SEMANA

DO ADVENTO

Cor Roxa

1ª Leitura - Is 35,1-10


Leitura do Livro do Profeta Isaías 35,1-10

1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores.
Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar'. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos.
6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos,
assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d'água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco. 8Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro;
mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão.
9Ali não existem leões, não andam por ela animais de predadores,
nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados, poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “os que o Senhor salvou, voltarão para casa”

Esta é a perspectiva futura da vida de todos nós que confiamos no Senhor e esperamos por dias melhores. O profeta Isaías nos acena com uma expectativa feliz quando sairemos da solidão e exultaremos de alegria no Senhor. Voltaremos para casa, ultrapassaremos as barreiras, com mãos fortalecidas e joelhos fortes, pois, o Senhor abriu uma vereda e um caminho santo.  É um caminho seguro, de alegria e de bonança, onde andarão todos os que forem libertados. Esse Caminho é Jesus e nós já podemos vislumbrá-lo assumindo a nova vida de cristãos que nos foi ofertada por Ele. Precisamos, pois, nos apossar dessas palavras para prosseguir na nossa caminhada com passos firmes confiando nas promessas de Deus de que estamos fazendo a viagem de volta para a nossa casa. O Senhor transformará a terra árida da nossa vida em lago, e a região sedenta do nosso coração em fontes de água. –  Você consegue vislumbrar o que Deus tem preparado para a sua vida? – A Palavra de Deus lhe dá ânimo para enfrentar a sua caminhada? – Você tem esperança de que a sua vida mude a partir do que a Palavra de Deus lhe mostrar? – O que poderá mudar dentro do seu coração? – Você tem saudade do paraiso?

 

Salmo - Sl 84 (85),9ab-10. 11-12. 13-14 (R. Is 35,4d)


R. Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

9aQuero ouvir o que o Senhor irá falar:*
é a paz que ele vai anunciar;
9ba paz para o seu povo e seus amigos,*
para os que voltam ao Senhor seu coração.
10Está perto a salvação dos que o temem,*
e a glória habitará em nossa terra.R.

11A verdade e o amor se encontrarão,*
a justiça e a paz se abraçarão;
12da terra brotará a fidelidade,*
e a justiça olhará dos altos céus.R.

13O Senhor nos dará tudo o que é bom,*
e a nossa terra nos dará suas colheitas;
14a justiça andará na sua frente*
e a salvação há de seguir os passos seus.R.

Reflexão - Quando assumimos verdadeiramente a salvação que Jesus veio nos trazer nós podemos viver as palavras desse salmo: “a verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão”. A promessa para o futuro torna-se promessa cumprida no presente quando nós escutamos o Senhor que vem nos falar de paz.

 

Evangelho - Lc 5,17-26


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,17-26

17Um dia Jesus estava ensinando. É sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: Homem, teus pecados estão perdoados. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus? 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: 'Por que murmurais em vossos corações?
23O que é mais fácil dizer: 'teus pecados estão perdoados',
ou dizer: 'levanta-te e anda'? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados - disse ao paralítico - eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa'.
25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: 'Hoje vimos coisas maravilhosas!' Palavra da Salvação.

Reflexão – “a fé dos amigos trouxe a salvação”

Quando meditamos sobre esta passagem do Evangelho, chama-nos a atenção o registro de São Lucas quando se refere a Jesus: Vendo-lhes a fé, ele disse: Homem, teus pecados estão perdoados.” Primeiramente, nós intuímos que a fé dos amigos do paralítico chamou a atenção de Jesus, em segundo lugar nós percebemos que Ele detectou com precisão a razão da paralisia daquele homem: o pecado!  Trazendo este cenário para a nossa vida nós também podemos chegar à conclusão de que existem muitos paralíticos à nossa volta precisando ter um encontro com Jesus e receber dele o perdão dos seus pecados. Apesar de também sermos pecadores, necessitados de clemência, não podemos nos omitir e deixar com que as pessoas pereçam por inanição e ignorância. Aquele paralítico que se deixou conduzir pelos seus amigos, talvez nem tivesse noção do que estava acontecendo, mas o encontro com Jesus o fez reconhecer o seu pecado e deixar-se curar pelo Médico dos Médicos. Depois, Jesus deu-lhe uma ordem que para nós é providencial: “levanta-te, pega o leito e vai para casa'”.  Nos tempos de hoje nós também percebemos que Deus está querendo resgatar as famílias e é na nossa casa, junto à nossa família, onde primeiro precisamos espalhar o amor que recebemos de Deus.  Hoje nós podemos ser os amigos que levam o paralítico para que Jesus o cure, como também o próprio paralítico que está preso e necessitado de libertação. O desejo de Deus é curar, não somente a nós e aos nossos amigos, mas também os da nossa família, presos e paralisados pelo pecado que desarmoniza o corpo e a alma.

– Existe alguém paralítico perto de você esperando ajuda? 
– Você já tem ajudado a alguém necessitado de cura?
 – Você acha que na sua casa todos estão bem?
 – Existe alguém triste, desanimado, paralisado, depressivo?
 – Faça-lhe um convite para visitar Jesus, leve-o para a Adoração, para uma Missa ou algum grupo de Oração. Dê o passo que Jesus fará o milagre!  

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: