terça-feira, 3 de dezembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



3 DE DEZEMBRO DE 2019

3ª. FEIRA DA 1ª. SEMANA DO

ADVENTO

Cor roxo


1ª Leitura - Is 11,1-10

Leitura do Livro do Profeta Isaías 11,1-10

Naqueles dias: 1Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento,
espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra
e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado,
enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha como o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar. 10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada. Palavra do Senhor.

Reflexão – “todos os homens podem conviver em paz uns com os outros

É muito bom para nós ter consciência de que a realidade desta profecia de Isaías já pode se cumprir nos dias em que vivemos. Jesus é do tronco de Jessé e é o rebento de uma flor, que é Maria. Ele já veio, cumpriu a Sua Missão e voltou para o Pai. E mais ainda, já enviou o Espírito Santo que nos concedeu todos os dons que o mesmo Jesus já possuía enquanto aqui viveu e se manifestou no meio de nós. Portanto, tenhamos consciência de que Jesus nos concedeu ter aqui na terra poder para exercer a missão de cooperadores no Seu projeto de Salvação. Então, vejamos: temos em nós os dons infusos do Espírito Santo que nos ajudam a caminhar aqui da mesma forma que Jesus caminhou:  sabedoria, discernimento, conselho, fortaleza, ciência, temor de Deus e piedade que é o dom da justiça, ( Is 11, 4 “mas trará justiça para os humildes”)  Todas as ações de relacionamentos que o profeta discorre neste texto,  foram vivenciadas por Jesus e nos é possível vive-las desde que nos deixemos conduzir pelo Espírito Santo para pôr em prática os dons infusos. Pela ação do Espírito Santo os homens podem viver o reino dos céus, desde já, onde “o lobo e o cordeiro vivem juntos”; “o leopardo deita-se ao lado do cabrito”; “a criança brinca com a cobra”. Isto significa que todos os homens podem conviver em paz uns com os outros em razão da ação poderosa do Espírito de Deus que distribui a todos, os dons de santificação ou dons infusos, para o nosso aperfeiçoamento. A ação do Espírito Santo resulta em concórdia e entendimento, por isso, o profeta destaca o bom relacionamento entre lobo e cordeiro, bezerro e o leão, a cobra e o menino desmamado. Isto nos leva a entender que nós, homens e mulheres cheios do Espírito Santo e dos seus dons, podemos nos relacionar bem, apesar das nossas diferenças. – Você já começou a pedir ao Espírito Santo para ajuda-lo (a) a conviver bem com as pessoas diferentes? – Como você se sente quando tem que relacionar-se com uma pessoa que pensa e age completamente diferente? – Como você tem convivido com a sua família onde os temperamentos são diversos? – Você tem se deixado levar pelo impulso do seu temperamento ou pede ajuda ao Espírito Santo? – Você entendeu agora, porque precisa dos dons infusos?

Salmo - Sl 71 (72), 1-2. 7-8. 12-13. 17 (R.cf 7)

R. Nos seus dias a justiça florirá
e paz em abundância, para sempre.

1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,*
vossa justiça ao descendente da realeza!
2Com justiça ele governe o vosso povo,*
com eqüidade ele julgue os vossos pobres. R.

7Nos seus dias a justiça florirá*
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
8De mar a mar estenderá o seu domínio,*
e desde o rio até os confins de toda a terra!R.

12Libertará o indigente que suplica,*
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
13Terá pena do indigente e do infeliz,*
e a vida dos humildes salvará.R.

17Seja bendito o seu nome para sempre!*
E que dure como o sol sua memória!
Todos os povos serão nele abençoados,*
todas as gentes cantarão o seu louvor!R.

Reflexão - O salmista canta os poderes do Rei que vem para governar a terra com justiça e equidade. A justiça de Deus é o amor e o fruto da justiça é a paz. Jesus já veio inserir na terra o Seu reino de amor e revelar ao homem a misericórdia de Deus e um dia retornará para julgar as nações e definitivamente aqui instalar-se para cumprir a promessa de novo céu e de uma nova terra.

Evangelho - Lc 10,21-24

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,21-24

21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: 'Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.
Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai;
e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.' 23Jesus voltou-se para os discípulos
e disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver
o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “o que os nossos olhos veem”?

Jesus exultou no Espírito Santo, quando viu que os Seus discípulos retornaram da missão alegres e felizes por ter cumprido com o encargo de anunciar que o reino de Deus estava próximo. A exultação do Senhor se deu, mediante o fato de que os Seus discípulos haviam visto prodígios e entendido que tudo acontecera em função da sua entrega e pelas coisas simples que haviam vivenciado. Jesus, então, já antecipava para eles que os seus nomes estavam escritos nos céus. Assim também Jesus exulta quando nos envia a testemunhar com a simplicidade da nossa vida que o reino de Deus acontece nos corações, mais simples e descomplicados, que não precisamos raciocinar muito nem tampouco sermos exímios conhecedores das doutrinas. Não que seja ruim estudar e nos aprofundar nos mistérios de Deus, mas o mal é quando nos arvoramos de que, por ter muito conhecimento intelectual deixamos de ver o que é essencial e invisível aos nossos olhos humanos. A ação do Espírito Santo em nós faz com que tenhamos uma compreensão das coisas do alto numa perspectiva espiritual que é completamente diversa daquela que entendemos com a nossa humanidade. Por isso, ele também nos diz hoje: 'Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Diante disso, podemos refletir: 

- O que os seus olhos veem é o mesmo que Jesus quer lhe mostrar? 
- Como você está testemunhando no mundo a compreensão espiritual das coisas do alto? 
– Você acha que a nossa vida humana está desassociada da vida espiritual? 
- Quando tenta falar de Deus com alguém, você procurar palavras bonitas ou fala daquilo que está no seu coração? 
– Você conhece a Deus como um Pai ou como um Ser inacessível?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: