domingo, 29 de dezembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


29 DE DEZEMBRO DE 2019

 

DOMINGO DA SAGRADA FAMÍLIA DE

 

JESUS, MARIA E JOSÉ


 Cor Branco

1ª. Leitura – Eclo 3, 3-7.14-17ª (gr 2-6.12-14)


Leitura do Livro do Eclesiástico 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14)

3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. 4Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados;
evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana. 5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. 6Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. 7Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. 14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. 15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez,
procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida, a caridade feita a teu pai não será esquecida, 16mas servirá para reparar os teus pecados 17ae, na justiça, será para tua edificação. Palavra do Senhor

Reflexão “a família deve ser uma escola de amor.”

O autor do Livro do Eclesiástico, nos motiva a cultivar sentimentos de carinho e proteção para com as pessoas mais idosas e nos revela que Deus nunca esquecerá o bem que fizermos aos nossos pais. Assim sendo, ele exalta a honra e o respeito ao pai e à mãe como atributos que são agradáveis a Deus e imprescindíveis para que sejamos ouvidos nas nossas reivindicações. A leitura ressalta ainda a recompensa que o Senhor concede a todos os que reverenciam o seu pai e a sua mãe, amparando-os na velhice. Na realidade, isto pode ser comprovado em nosso dia a dia nos  relacionamentos entre pais, filhos, avós. Os filhos e as filhas que têm zelo e amor pelos seus genitores e os amparam nas suas necessidades têm uma vida repleta de graças e conseguem também manter uma família feliz e equilibrada. O aconchego de uma família unida e feliz vale muito mais do que muitos bens materiais acumulados.  Honrar pai e mãe é o quarto mandamento da lei de Deus e pais e filhos constituem assim a primeira preocupação de Deus para salvar a terra, e nós somos estes mensageiros da reconciliação.  A família é o berço da humanidade, é no berço que a criança é alimentada, cuidada e fortalecida. É a partir de cada família da Terra que o projeto de Deus para o futuro da humanidade se realiza. Por isso, São João Paulo II já afirmava que “a família é a esperança da humanidade”. A família é, portanto, uma Escola onde a humanidade é forjada e preparada para enfrentar os desafios da vida e do mundo. Por meio da Família toda existência humana é orientada para o futuro. E se a família for um lugar seguro onde Deus habita aí então ela terá, com certeza, um futuro abençoado. – Você reconhece o valor da sua família? -  Você tem seguido o mandamento de honrar pai e mãe? – Como você tem se relacionado com os seus pais, ou com seus filhos? – Que valores você tem preservado na sua família? – Você tem orado por ela?

Salmo 127,1-2.3.4-5 (R. Cf 1)

R. Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

1Feliz és tu se temes o Senhor* e trilhas seus caminhos! 2Do trabalho de tuas mãos hás de viver,* serás feliz, tudo irá bem! R.

3A tua esposa é uma videira bem fecunda* no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira* ao redor de tua mesa. R.

4Será assim abençoado todo homem* que teme o Senhor. 5O Senhor te abençoe de Sião,* cada dia de tua vida. R.

Reflexão - O salmista elogia os que têm amor pelo Senhor e seguem os caminhos por Ele traçados. Serão felizes, viverão do trabalho honesto, formarão uma família fecunda e serão abençoados. Todas estas coisas são necessidades básicas do nosso ser humano e se constituem no alicerce para que tenhamos uma vida cheia de paz. Portanto, se refletirmos bem, nós não precisaríamos lutar tanto por tantas conquistas que nunca obteremos, mas tão somente, “temer o Senhor e seguir os seus caminhos!”

2ª. Leitura – Col 3, 12-221


Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 3,12-21

Irmãos: 12Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos.
Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro.
Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede  agradecidos. 16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza,
habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a
sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. 18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor.
19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas.
20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem. Palavra do Senhor.

Reflexão – “virtudes dos bons relacionamentos ”

A misericórdia, a bondade, a humildade, a mansidão e a paciência, virtudes que cultivamos nos nossos relacionamentos, são o sinal que podemos dar ao mundo de que realmente vivemos de acordo com os conselhos evangélicos.  Todas essas virtudes têm como fundamento o amor ao próximo que é o mandamento maior da Lei de Deus. Quando perdoamos, nos suportamos uns aos outros, cultivamos a paz nos nossos relacionamentos, e compreendemos uns aos outros, mostramos ao mundo que todas essas virtudes são uma consequência da vivência do amor de Deus agindo em nós. Este amor, segundo São Paulo, deverá ser praticado de uma maneira responsável e isto implica também em ensinar e admoestar ao outro, com toda a sabedoria sem omitir-se nas horas da necessidade de correção. Demonstramos também que vivemos segundo os preceitos cristãos quando sabemos ser agradecidos e cantamos louvores ao Senhor pelos Seus benefícios. Finalmente, São Paulo dá conselhos úteis aos maridos e às mulheres, aos pais e filhos para que dentro da Lei divina do amor recíproco saibam compartilhar a vida dando espaço uns aos outros para a vivência da paz. – Você sabe perdoar? – Existe alguém na sua família a quem você precisa dar ou pedir perdão? – Você se sente responsável pelo bem-estar da sua família? – O que você tem feito para que isto aconteça?

Evangelho - Mt 2,13-15.19-23


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 2,13-15.19-23

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: 'Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo.' 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 'Do Egito chamei o meu Filho.' 19Quando Herodes morreu,
o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20e lhe disse: 'Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos.' 21José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, entrou na terra de Israel. 22Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judéia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá.
Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galiléia, 23e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos
profetas: Ele será chamado Nazareno.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “A caminho de Belém”

Depois que foram atraídos pela estrela os magos tiveram um encontro pessoal com o Menino Jesus Assim também quando nós vislumbramos a “estrela” que nos guia até Belém, nós temos uma experiência de salvação. A caminho de Belém, isto é, quando buscamos a Salvação, nós também precisamos estar preparados, pois, aí começará a perseguição. O inimigo de Deus está atento e faz todo o possível para nos desviar do caminho que o Senhor traçou para nós. Não precisamos, porém, temer! Assim como fez com José e Maria, o Senhor também nos ordena: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito!” Quando nos dispomos a fazer a vontade de Deus nós precisamos nos fortalecer em Jesus, com o auxílio da Sua Mãe, Maria, na oração, na penitência, no serviço ao irmão, na meditação da Palavra dando passos concretos. Não podemos ficar parados e inertes esperando a perseguição chegar. Precisamos nos antecipar e acolher todos os avisos que o Espírito Santo nos dá através das suas mensagens. Herodes representa aqui o inimigo de Deus que não se conforma com a nossa libertação. O Egito aqui é lugar de refúgio ou de dificuldade conforme o que o Senhor quer para nós. Jesus começou a ser perseguido, quando ainda era uma criancinha, nós também seremos perseguidos, mas também amparados

-    Você já reconhece a estrela que o (a) leva a Belém?
– Para você quem seria a estrela
- Você já teve um encontro pessoal com Jesus Salvador?
– Você já começou a ser perseguido (a)?
- Como você tem se fortalecido?    

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: