sábado, 21 de dezembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


21 DE DEZEMBRO DE 2019

SÁBADO - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

ADVENTO

Cor Roxo

1ª. Leitura – Ct 2, 8-14

 

Leitura do Cântico dos Cânticos 2,8-14

8É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes,
pulando sobre as colinas. 9O meu amado parece uma gazela,
ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades.
10O meu amado me fala dizendo: 'Levanta-te, minha amada,
minha rola, formosa minha, e vem! 11O inverno já passou,
as chuvas pararam e já se foram. 12No campo aparecem as flores,
chegou o tempo das canções, a rola já faz ouvir seu canto em nossa terra. 13Da figueira brotam os primeiros frutos, soltam perfume as vinhas em flor. Levanta-te, minha amada,
formosa minha, e vem! 14Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado, mostra-me teu rosto,
deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “o tempo das canções

No Livro dos Cânticos nós encontramos o poema que retrata a expectativa da nossa alma que busca a Deus e caminha incessantemente numa vida de oração e de louvor. As palavras usadas pelo autor do Livro expressam poeticamente o amor e a misericórdia de Jesus que veio ao mundo para encontrar a cada um de nós e ter conosco uma comunhão perfeita, corpo, alma e espírito. Quando buscamos a Deus na oração nós percebemos a sua presença que nos traz a esperança de um tempo novo. Ouvimos, então, o próprio Jesus que nos fala: “levanta-te, minha amada... o inverno já passou, as chuvas pararam e já se foram”. Essas palavras significam para nós que, algo bom irá acontecer e, por isso, precisamos nos mover para desfrutar. Passou o tempo do pecado, da murmuração, da rebeldia, da dúvida e da acomodação. A chegada de Jesus vem nos trazer o tempo das canções, dos frutos, das flores, da beleza da alma. Coloquemo-nos como protagonistas desta mensagem e deixemos que esse diálogo aconteça entre nós e o nosso Deus amado que vem como uma gazela, como um cervo (alce), isto é, vem em surdina, vem de mansinho, vem na simplicidade das coisas criadas.  Esta mensagem é espiritual, mas é preciso que ela se manifeste na nossa carne, na nossa vida e na nossa história. Precisamos obedecer ao chamado de Jesus, pois, Ele anseia pela nossa companhia e quer apossar-se do nosso coração e da nossa vida. – Você consegue escutar a voz de Deus nos momentos de oração? – Quando O Natal se aproxima você sente alegria ou melancolia? – Qual é a sua disposição para celebrar o Natal neste ano? -  Alguma coisa mudou na sua vida desde o último Natal para este? O que?

Salmo 32 (33), 2-3. 11-12. 20-21 (R. 1a.3a)

R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!

2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, *
na lira de dez cordas celebrai-o!
3Cantai para o Senhor um canto novo, *
com arte sustentai a louvação!R.

11Mas os desígnios do Senhor são para sempre,
e os pensamentos que ele traz no coração, *
de geração em geração, vão perdurar.
12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *
e a nação que escolheu por sua herança! R.

20No Senhor nós esperamos confiantes, *
porque ele é nosso auxílio e proteção!
21Por isso o nosso coração se alegra nele, *
seu santo nome é nossa única esperança.R.

 

Reflexão - Quando experimentamos a presença do Senhor nós podemos cantar de alegria porque a justiça de Deus se realiza em nós. É justo que esperemos no Senhor porque é dele que vem o nosso auxílio e proteção. É por isso que o nosso coração se alegra e canta um canto novo: o Senhor é a nossa única esperança. A Ele confiamos a nossa vida e a nossa caminhada aqui na terra.


Evangelho Lc 1, 39-45


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-45

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!' 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu.' Palavra da Salvação.

Reflexão - “Bem-aventurada aquela que acreditou

O encontro entre Maria e sua prima Isabel nos faz perceber como os planos de Deus acontecem na vida de cada um de nós que acreditamos no Seu poder e confiamos nas Suas promessas. Ao visitar Isabel, além da solidariedade, Maria foi comprovar as palavras do Anjo que lhe havia dito: Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice”. Fundamentados no exemplo de Maria, nós também podemos caminhar com firmeza seguindo a voz do Anjo no nosso coração, o qual nos revela com detalhes o que precisamos fazer para colaborar no Projeto de Deus para a nossa vida e para a vida daqueles que Ele colocou ao nosso lado.  Cheia do amor de Deus e plena do Espírito Santo Maria apressou-se em se solidarizar com a sua prima Izabel conforme o anjo lhe falara. Quando estamos cheios do Espírito Santo, o amor que sentimos pelos nossos irmãos e irmãs e o desejo de servir a eles por amor a Deus é o grande sinal que nos impulsiona a ir como Maria, apressadamente, em busca daqueles (as) a quem o Senhor nos revelar. O Espírito Santo se manifestou vivamente naquele encontro entre as duas mães e o Amor do Senhor as plenificou naquele abraço fraterno. Da mesma forma pela ação do  Espírito Santo o Amor de Deus se plenifica no nosso coração e nos motiva também a nos solidarizar com o próximo.   Quem concebe Jesus no seu coração sempre estará motivado (a) a levar ao mundo a boa nova do Pai, com alegria e disposição.

– Quando ajuda a alguém você fica feliz? 
– Você sente necessidade da companhia de alguém para viver, ou poderia viver sozinho (a)? 
  Você já experimentou a alegria do Espírito Santo?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: