sábado, 14 de dezembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


14 DE DEZEMBRO DE 2019

SÁBADO DA SEGUNDA  SEMANA

DO ADVENTO

Cor Roxa

1ª. Leitura – Eclo 48, 1-4.9-11


Leitura do Livro do Eclesiástico 48,1-4.9-11

Naqueles dias: 1O profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles
e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes.  4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti? 9Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo,
num carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para reconduzir o coração do pai ao filho,
e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram,
e os que adormeceram na tua amizade! Palavra do Senhor.

Reflexão – “com o poder do Espírito Santo” 

O profeta Elias manifestou o poder de Deus através de grandes e admiráveis prodígios, servindo ao Senhor e sendo obediente às Suas recomendações. O Livro do Eclesiástico nos recorda que Elias foi convocado a promover a reconciliação da humanidade, foi arrebatado aos céus no seu próprio corpo, conforme nos conta a Escritura e voltará um dia.  Baseados, nisso, nós também tomamos consciência de que a Palavra de Deus quando é proclamada pelas pessoas de Deus como Elias, ainda hoje incendeia os corações dos homens. Para que isso aconteça, porém, nós precisamos ser como Elias, zeloso instrumento de conversão e reconciliação para todos os povos. O Senhor quer nos arrebatar ao céu, mesmo que ainda estejamos aqui na terra, a fim de experimentar o poder do Seu amor. Felizes, nós seremos se escutarmos e obedecermos à recomendação do Senhor e procurarmos restabelecer a nossa vida e a dos nossos irmãos seguindo a Lei do amor. Deus espera de nós atitudes de fé como aconteceu com Elias. Que sejamos também capazes pela Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, fechar o céu e fazer cair o fogo na terra a fim de que os corações se abrasem. – Você já se conscientizou que pode ser um instrumento de salvação no mundo? – Você também anuncia a palavra do Senhor ou espera que outros o façam? – Você sente firmeza e convicção quando fala em Nome de Jesus?  - Você crer no poder de Deus? – Como você tem testemunhado a manifestação do Espírito Santo?

 

Salmo 79 (80), 2ac.3b. 15-16. 18-19 (R.4)

R. Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

2aÓ Pastor de Israel, prestai ouvidos.*
2cVós que sobre os querubins vos assentais.
3bDespertai vosso poder, ó nosso Deus*
e vinde logo nos trazer a salvação!R.

15Voltai-vos para nós, Deus do universo!+
Olhai dos altos céus e observai.*
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
16Foi a vossa mão direita que a plantou;*
protegei-a, e ao rebento que firmastes!R.

18Pousai a mão por sobre o vosso Protegido,*
o filho do homem que escolhestes para vós!
19E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!*
Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! R.

Reflexão - O salmista retrata o forte apelo do homem que sofre, para que venha logo Aquele que poderá salvá-lo. A nossa alma e o nosso coração anseiam por Deus porque somos plantas do Seu jardim e precisamos ser cuidados por quem nos semeou. O poder de Deus nos dá alento e proteção e só vivendo no Seu amor nós poderemos sentirmo-nos seguros.

Evangelho – Mt 17, 10-13


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17,10-13

Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus:
'Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?'
11Jesus respondeu: 'Elias vem e colocará tudo em ordem.
12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram.
Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles.' 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.Palavra da Salvação.

Reflexão – “Elias e João Batista”

João Batista e o profeta Elias vieram ao mundo com a mesma missão de conduzir o coração dos homens a Deus. Tanto Elias, como João Batista, buscaram uma reforma espiritual entre o povo de seus dias, chamando as pessoas ao arrependimento e à adoração do Deus verdadeiro. João Batista preparou o caminho para a primeira vinda de Cristo. O mundo atual está bastante parecido com o enfrentado por Elias e João Batista, e Deus espera contar com pessoas que permaneçam firmes pelo que é direito, mesmo em face de perseguições e sofrimentos. Hoje Jesus nos conclama a pregar e anunciar que em breve Ele voltará.  Por isso, Jesus nos fala dos homens que são enviados por Deus para preparar o caminho do Senhor e que atraem outros homens para ter a experiência de uma vida nova.  Elias e João Batista tiveram uma missão específica de colocar em ordem os corações para acolher a Salvação, porém, não foram acolhidos e, pelo contrário, foram rejeitados e maltratados. Cada um de nós que é enviado por Deus para exercer uma incumbência, tem o espírito de Elias, isto é, sua disposição, sua fidelidade e zelo para enfrentar todas as adversidades e perseguições.  Tudo isto faz parte da nossa história de salvação e sabemos que também foi isso que aconteceu com Jesus. Assim sendo, não precisamos nos angustiar nem desanimar, mas continuar a anunciar a Palavra e a Salvação de Jesus com a nossa vida e o nosso testemunho.

– Você também já descobriu a sua missão?
 – Você está tendo o mesmo espírito que Elias e João Batista tiveram?
 – O que o (a) tem capacitado para ser fiel na obra que o Senhor lhe destinou?  
- Você reconhece as pessoas a quem Deus tem lhe mandado mostrar a salvação? 
- Você também se sente maltratado pelos que não reconhecem o seu papel?      

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho               


Nenhum comentário: