terça-feira, 10 de dezembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


10 DE DEZEMBRO DE 2019

3ª. FEIRA DA SEGUNDA  SEMANA

DO ADVENTO

Cor Roxo

1ª Leitura - Is 40,1-11


Leitura do Livro do Profeta Isaías 40,1-11

1Consolai o meu povo, consolai-o! - diz o vosso Deus. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou
e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. 3Grita uma voz:
'Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou'. 6Dizia uma voz: 'Grita!' E respondi: 'O que devo gritar?' A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno.
8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião;
levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a  Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: 'Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “a palavra de nosso Deus fica para sempre”

Por meio do profeta Isaías Deus consola o Seu povo que estava exilado na Babilônia. Esta profecia hoje é para nós quando nos encontramos perdidos entre os montes e colinas da nossa  existência. O senhor também nos manda gritar e propagar que a Sua Palavra não passará e as Suas promessas realizar-se-ão conforme a nossa fé. Peregrinamos no deserto aqui na terra, mas mesmo assim isto não nos impede de gritar aos quatro cantos do mundo que o tempo de Deus é HOJE, que estamos aqui de passagem, que já fomos salvos pelo Sangue de Jesus anunciando o Seu poder e ternura para nos apascentar como um pastor faz às suas ovelhas. É tempo de muita esperança! A palavra do Senhor nos dá o norte, mais uma vez teremos a oportunidade de acolher o Salvador que vem nos dá a vitória.  O reconhecimento da nossa limitação e da nossa fraqueza fará com que o pastor nos leve pelo braço e nos conduza para um novo estado de espírito. Isto é salvação! Hoje, portanto, é tempo de reconhecer o nosso pecado, tempo de não olhar para trás, tempo de elevar também a nossa voz e anunciar, mais uma vez que o Senhor nosso Deus vem com poder para nos libertar. Somos convocados a dar a boa notícia a todos os povos gritando ao mundo que o tempo da salvação se aproxima e o tempo da penúria já passou. – Como está o seu estado de espírito? – Você se sente isolado no mundo e perdido no emaranhado das suas dificuldades? – Você já se deu conta que há Alguém que se preocupa consigo e deseja mudar a sua vida? – Você consegue entender isso? – Você seria capaz de gritar ao mundo que o tempo da servidão já passou?

 

Salmo - Sl 95 (96), 1-2. 3.10ac. 11-12. 13 (R.Is 40,9-10)


R. Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!
2Cantai e bendizei seu santo nome!*
Dia após dia anunciai sua salvação.R.
3manifestai a sua glória entre as nações, *
e entre os povos do universo seus prodígios!
10aPublicai entre as nações: 'Reina o Senhor!' *
10ce os povos ele julga com justiça.R.
-
11O céu se rejubile e exulte a terra, *
aplauda o mar com o que vive em suas águas;
12os campos com seus frutos rejubilem *
e exultem as florestas e as matasR.

13na presença do Senhor, pois ele vem, *
porque vem para julgar a terra inteira.
Governará o mundo todo com justiça, *
e os povos julgará com lealdade.R.

Reflexão - Manifestamos a glória de Deus entre as nações quando testemunhamos os seus prodígios na nossa vida. Para isto, nós precisamos tê-lo como o único Rei e juiz. Se andarmos e agirmos em consonância com os ensinamentos do Senhor, mesmo que o mundo nos julgue poderemos ter a certeza, de que sendo fiéis ao único Juiz do Universo seremos julgados com lealdade. Devemos, portanto, nos rejubilar juntamente com a terra, o mar, os campos, as florestas e as matas, pois somos um engenho de Deus e Ele vem para nos julgar como nosso Pai e Criador.

Evangelho - Mt 8,12-14


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,12-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12Que vos parece?
Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam.
14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos. Palavra da Salvação.

Reflexão – “a alegria do Senhor é nossa força”

Neste Evangelho Jesus atesta que Deus Pai tem mais alegria com uma ovelha resgatada do que com todas as outras que não se perderam. Isto para nós é causa para que tenhamos muita confiança e esperança nas promessas de Deus. Ele quer nos salvar e fará de tudo para que não nos percamos pelo caminho. Durante o tempo em que passou aqui na terra Jesus incansavelmente procurou a ovelha extraviada, curou, perdoou pecados, resgatou a vida de prostitutas, de ladrões publicanos e até de traidores. Jesus é, então, o nosso referencial! Se Ele agiu assim, não seremos nós que iremos condenar os pecadores e aqueles que estão afastados de Deus. Muitas vezes costumamos dizer que as pessoas não têm mais jeito, que estão perdidas e o mundo está condenado. No entanto, a alegria do Senhor é nossa força e, baseados nisso, precisamos urgentemente anunciar a salvação que Jesus veio oferecer a toda a humanidade. Todos nós, no entanto, devemos sempre nos colocar como ovelha perdida, pois, o reconhecimento do nosso pecado, da nossa fraqueza e das nossas transgressões é o meio que nos arrasta para Deus. Pode até ser incoerente, mas a nossa culpa, de certa forma, é necessária para que possamos usufruir da misericórdia do Senhor. 

– Você também se considera ovelha perdida, necessitada de salvação?
 – Você já pensou que Deus fica alegre com o seu retorno para Ele?
 – Isto o (a) encoraja ou não faz diferença? 
– Você costuma apontar o dedo para os pecadores públicos e dizer que eles não têm mais jeito?
 – Você reza pelos pecadores e afastados de Deus? 
– Você se considera pecador (a)?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: