O Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) realizou, nesta quarta-feira, 11 de dezembro, uma reunião extraordinária para analisar projetos sociais sem fins lucrativos que ainda não haviam sido analisados nas últimas três reuniões ordinárias do fundo previstas no edital. Nesta reunião, foram aprovados 35 projetos que, ao todo, vão receber quase R$ 778 mil reais.
“Essa reunião precisou ser realizada, pois, devido à crise econômica no país, toda a verba destinada ao fundo só foi completamente disponibilizada agora no final do ano, explica o coordenador de projetos do FNS, Franklin Queiroz.
O FNS fecha o ano de 2019 com cerca de 240 projetos aprovados e mais de R$ 4 milhões de reais liberados. Todos desenvolvem trabalhos com a temática proposta pela Campanha da Fraternidade de 2019 – Fraternidade e Políticas Públicas.
A iniciativa contempla projetos em diversas Arqui/dioceses do Brasil que estão elencadas em três eixos: formação e capacitação; mobilização para a conquista de direitos e superação da vulnerabilidade econômica e geração de renda conforme critérios estabelecidos no edital do Fundo.
O coordenador de projetos do FNS, avalia que este ano trabalho foi muito positivo e que o foco foi priorizar os projetos de geração de renda.
“Nós priorizamos, nas primeiras reuniões a pedido do secretário-geral da CNBB, dom Joel, os projetos ligados diretamente a geração de renda porque são esses que efetivamente garantem a pessoa colocar comida na mesa”, destaca.
De acordo com dom Joel Portella, “nessa última reunião predominaram os projetos de 12 estados ligados ao eixo da capacitação. Geograficamente, foram contemplados projetos dos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas gerais, Piauí, Pernambuco, maranhão, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Distrito Federal”, destaca.
No site do Fundo Nacional de Solidariedade há uma relação completa dos projetos que foram aprovados, além da prestação de contas:
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário