sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

CENTRO, PRAIA DE IRACEMA E ALDEOTA RECEBEM PALCOS DO CEARÁ NATAL DE LUZ NESTE FIM DE SEMANA



Casa do Papai Noel, Trenzinho da Luz, shows e espetáculos teatrais animam a programação natalina dos dias 13, 14 e 15
Fim de ano é tempo de confraternizar com amigos e familiares aproveitando a programação do Ceará Natal de Luz em Fortaleza. Entre as atrações estão as visitas à Casa do Papai Noel, passeios no Trenzinho da Luz, feira criativa, programação infantil, cultura popular, música brasileira e erudita. Toda a programação é gratuita e acontece entre os dias 13 e 15 de dezembro, na Praça do Ferreira, no Centro, na Praça Portugal, na Aldeota, e na Praça Cristo Redentor (entre o Centro e a Praia de Iracema).
Praça do Ferreira
Nesta sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15) estará instalado, na Praça do Ferreira, o Mercado de Natal que reúne a feirinha de artesanato e gastronomia com 30 estantes, entre 16h30 e 20h, e atrações musicais, às 19 horas.
Entre os músicos estão Makito Vieira, na sexta-feira, músico e brincante, com o show Costura Fina, cheio de brasilidade e imaginário popular. Herlon Robson, no sábado, músico reconhecido por premiadas trilhas sonoras para cinema e TV, fará releituras de clássicos da música intercalando canções natalinas. E no domingo, será a vez de apreciar Rafael Maia, pianista oficial do Ideal Clube e do Governo do Estado do Ceará.
Além das atrações do Mercado de Natal, a Praça do Ferreira também é palco da Casa do Papai Noel que está aberta à visitação todos os dias, de 16h30 às 20h. E exclusivamente aos sábados e domingos, o público da praça poderá passear no Trenzinho da Luz, que faz um trajeto pelo Centro da cidade, entre 17h e 19h, de forma gratuita e respeitando a ordem de chegada.
Praça Portugal
As atrações deste fim de semana prometem levar diversão para todas as idades na Praça Portugal. No sábado (14), às 17h30, a Orquestra de Flautas Transversais da Uece executará repertório clássico e de linhas contemporâneas, bem como da música brasileira popular. O teatro Papai Noel, existe!, da Companhia Nanda Ricarte, às 18 horas, trará personagens símbolos desta época do ano como duendes, mamãe noel e soldadinho de chumbo. Logo após, às 19 horas, os personagens da Animado Zoo, linha de biscoitos da Richester lançada em 2004, vão entreter e divertir a criançada.  
Cherry Boys continuará a animar a noite. Criado em 2016, o grupo é formado por rapazes e o show de fim de ano reúne canções clássicas do Natal. A noite será encerrada com a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra e o tenor Franklin Dantas, às 20h10. Com 42 componentes e repertório eclético, do jazz ao rock, a apresentação levará o público por um passeio nos estilos musicais com músicas nacionais e internacionais.
No domingo (15), a banda New Orleans, com o Maestro Poty, iniciará as apresentações às 17h30, seguida do Reisado Guerreiro de Santo Expedito, do Grupo Miraíra, às 18h. O grupo é especialista em música, danças e folguedos folclóricos cearenses e tem um portal na internet homônimo para difundir o conhecimento e experiências da tradição popular.
O espetáculo “O Reino de Gelo”, da Blitz Intervenções, apresentará às 19 horas o enredo do Rei e da Rainha do Gelo que cuidaram de todos os detalhes para que a neve não torne as pessoas frias e insensíveis. E deixa a mensagem de que é preciso aquecer os corações de todos com o Natal.
Encerrarão a noite, a partir de 19h30, as crianças e os adolescentes do Coral da Luz que cantam junto da cantora lírica Samira Denoá, responsável por emocionar o público com sua interpretação diária de Ave Maria, no Hotel Excelsior.
Praça Cristo Redentor
Nesta 23ª edição, o Ceará Natal de Luz traz o tema ‘Criança é luz para o mundo’. Praça Luiza Távora, no último fim de semana, e a Praça Cristo Redentor, nos dias 14 e 15, apresentarão programação específica para o público infantil em alinhamento ao tema deste ano.
As ações são uma articulação da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL de Fortaleza e dos Gabinetes das Primeiras Damas do Estado do Ceará, Onélia Santana, e da Prefeitura de Fortaleza, Carol Bezerra, reafirmando o Ceará Natal de Luz como um potente ator de transformação do presente, através da arte e da cultura.
Recreação, pintura de rosto, além de oficinas de malabares e perna de pau farão parte da festa, entre 17h e 18h, no sábado (14). Iniciando às 18h, o Reisado Nossa Senhora de Fátima fará um espetáculo cheio de cores e brilhos, cânticos e danças, batuques e ritmos, mantendo viva essa cultura popular. Às 18h30 é a vez do Grupo Folia de Roda, com repertório do xote ao frevo, do maracatu ao samba e do baião à ciranda, reafirmando a leveza e alegria de ser criança.
No domingo (15), a programação inicia com recreaçãopintura de rosto e oficinas de malabares e perna de pau, seguidas da musicalidade do Grupo Folia de Roda, às 18h. O reisado volta ao palco da festa, às 18h30, com o Reisado Nossa Senhora Aparecida, grupo de jovens da Comunidade Mercado Velho (antigo Mercado São Sebastião).  Encerrará a noite, às 19h, o Pastoril Raízes Nordestinas, grupo folclórico com montagem que acrescenta músicas do cancioneiro popular à cena, apresentará o espetáculo “O Auto do Boi Bonito”.
Parceiros
A 23ª edição do Ceará Natal de Luz é realizado pela CDL Fortaleza e pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi, Fiec, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Rede. E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará, do Sistema Verdes Mares, do Grupo Edson Queiroz, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Indaiá, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota e do Jardins Open Mall.

Acompanhe a programação cultural nos dias 13, 14 e 15 de dezembro
PRAÇA DO FERREIRA
Coral da Luz | Apresentações do coral de crianças e adolescentes nas sacadas do Hotel Excelsior, todos os dias até 22/12, às 18h.
Casa do Papai Noel | Visitação: todos os dias até 22/12 | Horário: 16h30 às 20h
Mercado de Natal | 13, 14 e 15 de 16h30 às 20h.
A feira criativa une a magia da decoração natalina, música, gastronomia e artesanato. São 30 estandes e shows de artistas locais.
Sexta, 13 de dezembro | 19h – Makito Vieira
Sábado, 14 de dezembro | 19h – Herlon Robson
Domingo, 15 de dezembro | 19h – Rafael Maia

Trenzinho da Luz – Passeio para toda a família a partir de 17h, com saída da Praça do Ferreira. Dias: 14 e 15.

PRAÇA PORTUGAL
Sábado, 14 de dezembro
17h30 – Orquestra de Flautas Transversais da UECE
18h – Papai Noel, existe!, teatro com a Cia Nanda Ricarte
19h – Animados Zoo, teatro
19h30 – Cherry Boys
20h10 – Orquestra Estrelas da Serra e Franklin Dantas
Domingo, 15 de dezembro
17h30 - New Orleans
18h – Reisado Guerreiro de Santo Expedito, com o Grupo Miraíra
19h – O Reino de Gelo – Blitz Intervenções
19h30 – Coral da Luz e Samira Denoá

PRAÇA CRISTO REDENTOR – PROGRAMAÇÃO INFANTIL
Sábado, 14 de dezembro
17h – Recreação, brincadeiras e pintura de rosto
17h às 18h – Oficinas de Malabares e Perna de Pau
18h – Apresentação circense com Grupo Aquarela
19h – Reisado Nossa Sra. de Fátima
19h30 – Grupo musical Folia de Roda
Domingo, 15 de dezembro
15/Dezembro (domingo)
17h às 19h Recreação, brincadeiras e pintura de rosto com Tio Viana
17h Oficinas de Malabares e de Pernas de Pau
18h - Apres. Circense com o Grupo Aquarela
18h30 Apresentação do Grupo musical infantil Folia de Roda
19h Apresentação do Reisado Nossa Sra. Aparecida
19h30 Apresentação do Pastoril Raízes Nordestinas

ASSESSORIA DE IMPRENSA
DÉGAGÉ 

Nenhum comentário: