quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

CCM PREPARA SACERDOTES, RELIGIOSOS E LEIGOS PARA SAIR EM MISSÃO ALÉM-FRONTEIRAS




CCM prepara sacerdotes, religiosos e leigos para sair em missão além-fronteiras
Um grupo de religiosos, sacerdotes, seminaristas e leigos estão se preparando para sair em missão além-fronteiras. Eles estão participando do Curso Ad Gentes para missionários e missionárias. O curso que termina nesta sexta-feira, 6 de dezembro, teve início em 10 de novembro.
O curso Ad Gentes é uma iniciativa promovida pelo Centro Cultural Missionário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e tem como objetivo oferecer uma formação missionária específica para aqueles que vão partir em missão.
Secretário Executivo do CCM, padre Jaime Luiz Gusberti. Foto: Caio Lima/CNBB
De acordo com o secretário executivo do CCM, padre Jaime Luiz Gusberti, é preciso passar por uma preparação especial para servir como missionário além-fronteiras. “Não dá para ir como um aventureiro, é necessário preparar-se, conhecer o que nós vamos encontrar. Além disso, o curso oferece alguns elementos importantes de teologia e de espiritualidade”, destaca.
A carga horária do curso contempla as dimensões humano-afetiva, antropológica, bíblica, histórica, teológica, socioambiental e geográfica, eclesial, pedagógica, prática e espiritual da missão. O leigo comboniano Valmir Bap, de Nova Contagem (MG), se prepara com a esposa para embarcarem em missão. O casal há algum tempo decidiu fazer missão assim como faziam quando se conhecerem há 25 anos.
Leigo comboniano, Valmir Bap. Foto: Caio Lima/CNBB
“Para nós que estamos nessa caminhada da vida cristã como missionários, este curso só vem acrescentar. A gente vê muitos assuntos importantes.  Jesus Cristo nos envia e nós devemos assumir esse compromisso de fazer bem essa caminhada”, disse.
O seminarista diocesano de Manaus (AM), Matheus Marques, 25 anos, está empolgado com a missão de trabalhar na diocese de Pemba, em Moçambique, que faz parte do projeto de missão do Regional sul 1.
Seminarista diocesano de Manaus (AM), Matheus Marques. Foto: Caio Lima/CNBB

“Participar tem sido importante porque vai me preparando para primeiro olhar para dentro de mim, me perceber como parte da Igreja, com uma mensagem muito clara que é a mensagem do Evangelho”.
Os participantes do curso Ad Gentes estão se preparando para serem enviados para os países da Tanzânia, Peru, Moçambique, Estados Unidos, Bolívia, Bélgica, Angola, Haiti, França e Guatemala. O frei capuchinho Laércio da Luz vai servir no Haiti. Ele conta que decidiu entrar para a congregação para fazer parte da equipe missionária da região, mas ao longo do processo formativo no seminário começou a perceber que o desejo era fazer missão fora.
Frei capuchinho Laércio da Luz, de Caxias do Sul RS). Foto: Caio Lima/CNBB
“Durante todo processo formativo fui cultivando esse desejo missionário. Foi intensificando na filosofia, na teologia. Sou padre há 5 anos e agora surgiu essa oportunidade de ser missionário no Haiti. O curso ajudou muito a rever algumas motivações, a fundamentar e encontrar outras motivações. Eu vou bem animado, tenho uma missão específica lá no país. Eu vou ajudar na construção de uma escola e colaborar no projeto político pedagógico da escola”.
A irmã Alessandra Soares Pereira, da congregação das Adoradoras do Sangue de Cristo, de Manaus (AM), também é da turma que se prepara para a missão Ad Gentes.
Irmã Alessandra Soares Pereira, da congregação das Adoradoras do Sangue de Cristo, de Manaus (AM). Foto: Caio Lima/CNBB
“Esse curso nos ajuda a olhar as diversas dimensões, a alargar os horizontes, mas a partir do coração, porque não existe um missionário se ele não tiver enraizado numa experiência profunda do sentir-se amado. O sentir-se amado é que alarga o nosso coração e aquilo que a gente experimentou a gente quer anunciar”.
Participam do curso 29 pessoas vindos dos estados do Amazonas, Tocantins, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Goiás, Distrito Feral, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: