segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

BISPO DE SOBRAL COMPLETA 30 ANOS DE SACERDÓCIO




Uma Missa na Catedral Sé de Sobral, às 18h30 marcará a data. Além do clero diocesano e demais convidados, Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom estará entre os presentes à celebração.

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, Bispo de Sobral, completa nesta segunda-feira, dia 9, trinta anos de ordenação sacerdotal. Uma Missa na Catedral Sé de Sobral, às 18h30 marcará a data. Além do clero diocesano e demais convidados, Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Shalom estará entre os presentes à celebração.
Dom Vasconcelos, como é conhecido, conta que sempre pensou em ser padre, desde a infância. Foi criado em uma paróquia dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, Pernambuco. Aos 12 anos já desempenhava diversos serviços pastorais como círculos bíblicos e oração do Terço nas casas. Ao terminar o ensino médio, resoluto, foi com um familiar à Cúria Diocesana para dizer de sua intenção de ser padre.


Desde a infância Dom Vasconcelos tinha o desejo de ser padre.

Era o final da década de 70.  A Igreja estava saindo de uma crise vocacional pós Vaticano II. Foi o mesmo período em que o então Papa João Paulo II lançou a Exortação Apostólica “Pastore Dabo Vobis” (Eu vos darei pastores). “Depois de  questionar sobre meu interesse, o Vigário Episcopal me encaminhou para os encontros vocacionais”, relembra o bispo que está há quatro anos está  pastoreado a Diocese de  Sobral.


Dom Vasconcelos foi ordenado aos 26 anos. Foto: arquivo pessoal.


Na entrevista reveladora que fez ao Programa Fazendo Barulho, o Bispo conta como foi desafiador o período de sua formação. “Eu que imaginava o seminário como um prédio grande e com capela, missa diária, biblioteca…Deparei-me com uma realidade diferente. O Bispo alugou uma casa na periferia e me mandou para lá com os meus colegas”, explica Dom Vasconcelos,  que depois deste período continuou a formação em Recife.


O Papa Emérito nomeou o então padre Vasconcelos Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza. Foto: arquivo pessoal.

Na etapa seguinte  de preparação rumo ao sacerdócio um novo desafio surgiu. O então seminarista precisou passar por um transplante de córnea. Foi quando teve de ser enviado para um centro mais avançado, em São Paulo. “Fui  enviado para o Seminário de Guarulhos.Foi naquela Diocese onde fiz o curso de Filosofia e de Teologia”. Concluídos os estudos foi enviado para o período de estágio pastoral.


Papa Francisco nomeou Dom Vasconcelos Bispo de Sobral. Foto: arquivo pessoal.

Dom Vasconcelos foi ordenado padre aos 26 anos e passou dez anos na primeira paróquia que assumiu. Dezesseis anos após ordenado foi enviado a Roma para estudar as origens do cristianismo. Em 2005, mais um desafio. O então padre foi nomeado pelo Papa Emérito Bento XVI Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, e dez anos depois, pelo Papa Francisco foi nomeado Bispo da Diocese de Sobral.
Atualmente Dom Vasconcelos é também o presidente do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB .

A Missão do Shalom em Sobral funciona à rua Coronel Mont’Alverne, nº1498, bairro Campo dos Velhos. Na dos Vões, oração e aconselhamento, eventos e grupos de oração para crianças, jovens, adultos e casais. 

Para mais informações acesse: comshalom.org/sobral
Fonte: Site da Comunidade Shalom

Nenhum comentário: