domingo, 3 de novembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


3 DE NOVEMBRO DE 2019

 

DOMINGO 

 

TODOS OS SANTOS - SOLENIDADE


Cor: Branco
1ª Leitura - Ap 7,2-4.9-14

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 7,2-4.9-14

Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. 
Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar,
dizendo-lhes: 3"Não façais mal à terra, nem ao mar nem às arvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus". 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: "A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro". 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos e dos quatro Seres vivos e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12"Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém" 13E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: "Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?"  14Eu respondi: "Tu é que sabes, meu senhor". E então ele me disse: "Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro".
Palavra do Senhor.

Reflexão -“uma visão do céu”

Não podemos entender o céu literalmente como um lugar determinado, mas a discrição de São João nos leva a imaginar que o ele tem uma atmosfera de beleza, de pureza e de unidade. Pela sua narrativa conseguimos entender a visão celestial como um “lugar” destinado àqueles que aqui na terra foram marcados com o sinal da fé pelo Batismo. São os que tiveram suas vestes lavadas com o Sangue do Cordeiro, isto é, que aderiram ao projeto de salvação do Pai, passando por tribulações para alcançar o reino e colocaram a sua esperança em Jesus Cristo Filho de Deus. Hoje, quando comemoramos o dia de todos os Santos e Santas, nós podemos "interpretar" os mistérios dessa mensagem à Luz do Espírito Santo que nos leva a refletir sobre o "mundo futuro" que nos aguarda. Esse "mundo futuro" foi preparado por Deus para toda a humanidade e o Seu desejo é que todos nós, um dia, possamos habitá-lo.  Os cento e quarenta e quatro mil a que São João se refere, é um número simbólico, uma alusão aos descendentes das doze tribos dos filhos de Israel e inclui uma multidão imensa de gente de todas as nações. Nós todos que participamos da Igreja de Cristo, podemos também nos imaginar nesse cenário, fazendo parte do povo que louva e adora o Senhor dia e noite dizendo: “a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém.” Não nos basta, porém, ter recebido o sinal de cristão, mas também, que levemos uma vida de verdadeiros cristãos e cristãs, assumindo a nossa cruz e enfrentando, com confiança, as tribulações e os sofrimentos, na fé e na esperança de que, em Jesus Cristo, somos mais que vencedores. A veste branca é a nossa alma acrisolada, purificada, lavada na misericórdia do Senhor e a palma é o galardão pela conquista da terra, isto é, o prêmio pela nossa fidelidade e perseverança. - Qual é a sua expectativa em relação ao mundo futuro que o (a) aguarda? - Onde você tem lavado a sua alma e o que você tem feito para conquistar a palma da vitória. – Faça uma reflexão da sua vida e perceba se você se sente parte deste contexto.   – Você percebe a grandeza de ter sido batizado (a) na morte e na ressurreição de Cristo? – Você crê nisto?

Salmo - Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)

R. É assim a geração dos que procuram o Senhor!

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, *
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
2porque ele a tornou firme sobre os mares, *
e sobre as águas a mantém inabalável. R.

3"Quem subirá até o monte do Senhor, *
quem ficará em sua santa habitação?"
4a"Quem tem mãos puras e inocente coração, *
4bquem não dirige sua mente para o crime. R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor *
e a recompensa de seu Deus e Salvador".
6"É assim a geração dos que o procuram, *
e do Deus de Israel buscam a face". R.


Leitura da Primeira Carta de São João 3,1-3

Caríssimos, 1vede que grande presente de amor o Pai nos deu: 
de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos!  Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.  3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “o direito à herança”

Para nós é um privilégio e um grande presente de amor de Deus, o fato de podermos ser chamados de seus filhos e suas filhas. Ser filho é ser herdeiro, é ter direito sobre tudo o que o pai e a mãe possuem. O fato de saber que somos filhos e filhas do Deus Pai Criador, já nos enche de felicidade, imagine como nos sentiremos quando realmente se manifestar o que realmente seremos, quando contemplarmos a Sua face! Aí, então, O veremos tal qual Ele é, e mais ainda, poderemos nos assemelhar a Ele, é o que São João nos afirma nesta carta. A Palavra de Deus é uma fonte de esperança para nós e alimenta a nossa Fé.   – Você tem consciência de que é filho (a) de Deus e tem direito à Sua herança? – Na medida em que caminha você se sente mais purificado (a) para encontrar a Deus? – Você sabia que Deus está trabalhando em si? 

Evangelho - Mt 5,1-12a


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,1-12a

Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós,  quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós,
por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.
Palavra da Salvação.

Reflexão “ação e recompensa

Neste Evangelho Jesus nos coloca a par da proposta de Deus para nós, quando nos apresenta a Sua Constituição. O Plano Original do Pai foi usurpado, pelo Inimigo, por isso, tudo quanto Jesus nos propõe no Seu Evangelho é completamente o contrário do que o mundo tem nos ensinado. quer nos dar ciência de que a herança do Pai para nós não consiste numa porção material, mas em um preceito para que tenhamos uma vida abundante. Por isso, a proposta das Bem-Aventuranças é e será sempre para nós um Princípio de vida.  Ser bem-aventurado é ser feliz seguindo a doutrina de Jesus e vivenciando aqui na terra, tudo que iremos saborear no céu. Apesar de ser difícil vive-las, precisamos ter em mente que o Pai conhece o que o filho carece e ter a certeza de que Ele nos dará capacidade para colocar em prática o que nos recomenda.  As três primeiras bem-aventuranças: os pobres de espírito, os mansos, os que choram descrevem a recompensa da alma que ama corretamente a si mesmo e se converte para Deus vencendo o apego às riquezas e às honras do mundo (os pobres de espírito); aprendendo a se controlar, a dominar a raiva, as impaciências (os mansos);  vencendo a tendência ao conforto, à preguiça, aprendendo a sofrer um pouco no corpo por amor a Deus ( os que choram). Em seguida vêm duas bem-aventuranças que descrevem a recompensa da alma que ama o seu próximo praticando a justiça, ou seja, dando a cada um o que lhe é devido – (são os que têm fome e sede de justiça);  praticando a bondade e a piedade ajudando ao próximo, e o acolhendo por amor a Deus, ( os que são misericordiosos). E por fim, as duas últimas bem-aventuranças descrevem a recompensa da alma que ama a Deus acima de tudo e que na vida de oração procura encontrá-Lo, levada pelos dons do Espírito Santo. Os que vivem da virtude e desejam agir sempre no bem são os puros de coração; os que esperam receber o prêmio pela ajuda que deram ao próximo são os pacíficos; E Jesus termina resumindo tudo numa só frase: «Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus».  O Espírito Santo é o cirurgião da nossa alma, por isso, é preciso muita entrega, em oração para que possamos nos deixar operar por Ele a fim de que tenhamos tudo isso como Regra da nossa vida.

- Você tem se deixado operar pelo Espírito Santo de Deus? 
– Você tem conseguido viver as bem aventuranças? 
-  Para você qual a mais difícil de vivenciar?   
- Perceba em qual Bem-aventurança você está mais fraco (a) e peça a ajuda do Espírito.

Helena Serpa,inho
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Cam

Nenhum comentário: