quarta-feira, 27 de novembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


27 DE NOVEMBRO DE 2019

4ª. FEIRA DA XXXIV SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Dn 5,1-6.13-14.16-17.23-28


Leitura da Profecia de Daniel 5,1-6.13-14.16-17.23-28

Naqueles dias: O rei Baltasar ofereceu um grande banquete
aos mil dignitários de sua corte, tomando vinho em companhia deles. 2Já embriagado, Baltasar mandou trazer os vasos de ouro e prata, que seu pai Nabucodonosor tinha tirado do templo de Jerusalém, para beberem deles o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas. 3Foram, pois, trazidos os vasos de ouro e prata, retirados do templo de Jerusalém, e deles se serviram o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas; 4bebiam vinho e engrandeciam seus deuses de ouro e prata, de bronze e ferro, de madeira e pedra. 5Naquele mesmo instante, apareceram dedos de mão humana que iam escrevendo, diante do candelabro, sobre a superfície da parede do palácio, e o rei via os dedos da mão que escrevia. 6Alterou-se o semblante do rei, confundiram-se suas ideias e ele sentiu vacilarem os ossos dos quadris e tremerem os joelhos. 13Então Daniel foi introduzido à presença do rei, e este lhe disse: 'És tu Daniel, um dos cativos de Judá, trazidos de Judá pelo rei, meu pai? 14Ouvi dizer que possuis o espírito dos deuses, e que em ti se acham ciência, entendimento e sabedoria em grau superior. 16Ora, ouvi dizer também que sabes decifrar coisas obscuras e deslindar assuntos complicados; se, portanto, conseguires ler o escrito e dar-me sua interpretação, tu te vestirás de púrpura, e levarás ao pescoço um colar de ouro, e serás o terceiro homem do reino.' 17Em resposta, disse Daniel perante o rei: 'Fiquem contigo teus presentes e presenteia um outro com tuas honrarias; contudo, vou ler, ó rei, o escrito
e fazer-te a interpretação. 23Tu te levantaste contra o Senhor do céu; os vasos de sua casa foram trazidos à tua presença
e deles bebestes vinho, tu e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas; ao mesmo tempo, celebravas os deuses de prata e ouro, de bronze e ferro, de madeira e pedra, deuses que não vêem nem ouvem, e nada entendem, - e ao Deus, que tem em suas mãos tua vida e teu destino, não soubeste glorificar.
24Por isso, foram mandados por ele os dedos da mão,
que fez este escrito. 25Assim se lê o escrito que foi traçado:
mâne, técel, pársin. 26E esta é a explicação das palavras:
mâne: Deus contou os dias de teu reinado e deu-o por concluído;
27técel: foste pesado na balança, e achado com menos peso;
28pársin: teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas.'
Palavra do Senhor. 

Reflexão – “O festim de Baltazar”


Não dando importância às consequências dos seus atos, o rei Baltazar usou das “coisas sagradas” para servir aos seus deuses, por isso, imediatamente, “Deus contou os dias de seu reinado e deu-o por concluído; foi pesado na balança, e achado com menos peso; seu reino foi dividido e entregue a outros reis.” O festim de Baltazar ainda hoje é vivido no mundo, onde se reúnem os grandes para festejar sua glória e poder usando das coisas sagradas que foram tiradas dos que são pequenos, e por isso, são templos de Deus. As coisas sagradas que hoje usurpamos poderão ser também, tudo de que usufruímos no nosso dia a dia e que se constitui um bem precioso para a dignidade das pessoas necessitadas, no entanto, não lhes damos o valor real e as banalizamos. As nossas ações, boas ou más, são originadas a partir do que cultivamos dentro do nosso coração e as consequências das nossas atitudes dar-se-ão na mesma proporção de como assumimos ou não os preceitos divinos que norteiam a nossa existência. Se desenvolvermos em nós sentimentos puros, ou não, iremos agir de forma coerente com o aquilo que pesa dentro de nós. Nós também podemos estar usando do que é sagrado para a satisfação dos nossos interesses, corrompendo as pessoas e nos prostituindo para ter mais dinheiro, sucesso e fama. Cada um de nós, pessoalmente, é responsável diante de Deus, pelas ações e omissões. A nossa responsabilidade, no entanto, é maior quando colaboramos e  fazemos com que os outros também cometam os mesmos desatinos que praticamos. A nossa culpa se torna ainda mais grave quando somos referenciais para outras pessoas, as orientamos e temos autoridade sobre elas. Assim também, Deus conta os dias do nosso reinado e os dá por concluídos, somos pesados na balança e achados com menos peso, e o nosso reino é entregue a outros reis. Deus tem em suas mãos a nossa vida e o nosso destino e conhece as intenções do nosso coração, por isso, Ele é fiel e justo e concede a cada um de nós conforme a nossa justiça.  – Você também tem usado das coisas sagradas para proveito próprio?  Como você tem exercido o seu ministério dentro do reino de Deus?- Você percebe as consequências das suas ações?- Você tem alguma influência nas atitudes de outras pessoas?- Você tem conduzido as pessoas para o bem ou para o mal?
Salmo - Dn 3,62. 63. 64. 65. 66. 67 (R. 59b)
R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

62Lua e sol, bendizei o Senhor!R.

63Astros e estrelas, bendizei o Senhor!R.

64Chuvas e orvalhos bendizei o Senhor!R.

65Brisas e ventos, bendizei o Senhor!R.

66Fogo e calor, bendizei o Senhor!R.

67Frio e ardor, bendizei o Senhor!R. 

Reflexão - Somos obras do Senhor e devemos louvá-Lo pela nossa criação. Assim também o fazem tudo o que existe no céu e na terra: a Lua e sol, astros e estrelas, chuvas e orvalhos, brisas e ventos, fogo e calor, frio e ardor. Bendizei ao Senhor!


Evangelho - Lc 21,12-19


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21,12-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! Palavra da Salvação. 

Reflexão – “coerência de fé”

Neste Evangelho Jesus nos ensina a enfrentar os “reis e governadores” deste mundo e a dar um testemunho coerente com a nossa fé.  Assim sendo, não precisamos nos preocupar nem nos atemorizar diante dos fatos que exigem de nós uma reação ou uma atitude prévia de defesa e nos aconselha: “ Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa;”  As ocasiões em que somos desafiados a dar depoimento da nossa fidelidade são oportunidades que temos para pôr em prática os ensinamentos evangélicos e para demonstrar a nossa fé. Se, afirmamos que temos fé, mas perdemos noites de sono fazendo cálculos de como iremos nos defender nas situações difíceis da nossa vida ou trememos diante das situações de confronto com os maus, estamos sendo infiéis à Palavra de Deus que nos exorta à confiança e ao abandono. A nossa fé não nos impedirá de que sejamos perseguidos, nem de que tomemos decisões, mas nos garante uma defesa no momento de aflição e de dúvida. Diante das perseguições nunca poderemos desistir, pois, é permanecendo firmes na fé que iremos ganhar a vida mesmo que os perseguidores os mais poderosos. Quem aprende a confiar na Palavra de Jesus não perderá a batalha contra o inimigo.  

Você perde o sono procurando fórmulas para se defender de alguém? 
– Nos momentos de tribulação em quem você tem confiado? 
– Você acredita na ação do Espírito Santo em si? 
– Você tem receio de falar em Nome de Jesus? 
– Como você tem enfrentado o inimigo?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: