segunda-feira, 11 de novembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


11 DE NOVEMBRRO DE 2019

2ª. FEIRA DA XXXII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor: Verde

1ª Leitura - Sb 1,1-7


Início do Livro da Sabedoria 1,1-7

1Amai a justiça, vós que governais a terra; tende bons sentimentos para com o Senhor  e procurai-o com simplicidade de coração.
2Ele se deixa encontrar pelos que não exigem provas,  e se manifesta aos que nele confiam. 3Pois os pensamentos perversos afastam de Deus; e seu poder, posto à prova, confunde os insensatos.  4A Sabedoria não entra numa alma que trama o mal  nem mora num corpo sujeito ao pecado. 5O espírito santo, que a ensina, foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai-se quando sobrevém a injustiça. 6Com efeito, a Sabedoria é o espírito que ama os homens, mas não deixa sem castigo quem blasfema com seus próprios lábios, pois Deus é testemunha dos seus pensamentos,
investiga seu coração segundo a verdade e mantém-se à escuta da sua língua; 7porque o espírito do Senhor enche toda a terra, mantém unidas todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que se diz. Palavra do Senhor. 

Reflexão -    “O Espírito do Senhor enche toda a terra”

O autor do Livro da Sabedoria nos dá o título de governadores da terra, isto é, de cooperadores de Deus na construção de um mundo mais justo nos ensinando a procurar a Deus a partir da simplicidade do nosso coração numa atitude de confiança e abandono. A justiça só habita na alma de quem busca a Deus de todo o coração, fugindo da astúcia e dos pensamentos perversos dos homens, deixando-se conduzir pelo Espírito de Deus sem exigir provas. Por essa razão, o amor à sabedoria é o princípio da justiça!  Para que possamos viver aqui na terra orientados pela sabedoria do Senhor, precisamos estar conscientes de que o pecado nos arranca de Deus e, por conseguinte, nos tira a essência da Sabedoria, que é o Amor. A sabedoria é um dom gratuito do Espírito Santo, que é o Amor entre o Pai e o Filho agindo em nós. Portanto, sem o amor de Deus não existe sabedoria. A sabedoria é um espírito que nos ama, mas, também nos repreende e nos corrige.  O próprio Deus, porque conhece os nossos pensamentos e investiga o nosso coração segundo a verdade da Sua justiça, é quem nos ensina e nos admoesta. É Ele quem nos exorta e nos anima, com amor, a palmilharmos o caminho projetado para a nossa felicidade.  Se permanecermos firmes na busca da sabedoria, o Espírito do Senhor que enche toda a terra e mora no nosso interior, nos manterá em unidade com o pensamento do Pai que nos revelará os Seus segredos de amor. - Você tem se deixado conduzir pelo Espírito Santo? - Como você tem buscado a sabedoria de Deus? – Para caminhar aqui na terra você acha que precisa de sabedoria? – Para você o que seria uma pessoa sábia? – Você entende a diferença entre sabedoria e sagacidade? 

Salmo - Sl 138 (139),1-3. 4-6. 7-8. 9-10 (R. 24b)


R. Conduzí-me no caminho para a vida, ó Senhor!

1Senhor, vós me sondais e conheceis, *
2sabeis quando me sento ou me levanto;
de longe penetrais meus pensamentos, +
3percebeis quando me deito e quando eu ando, *
os meus caminhos vos são todos conhecidos.R.

4A palavra nem chegou à minha língua, *
e já, Senhor, a conheceis inteiramente.
5Por detrás e pela frente me envolveis; *
pusestes sobre mim a vossa mão.
6Esta Verdade é por demais maravilhosa, *
é tão sublime que não posso compreendê-la.R.

7Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? *
E para onde fugirei de vossa face?
8Se eu subir até os céus, ali estais; *
se eu descer até o abismo, estais presente.R.

9Se a aurora me emprestar as suas asas, *
para eu voar e habitar no fim dos mares;
10mesmo lá vai me guiar a vossa mão *
e segurar-me com firmeza a vossa destra.R. 

Reflexão - Não podemos fugir de Deus porque, Ele que nos criou, sabe e conhece profundamente tudo o que se passa conosco. A única coisa que poderemos fazer é, justamente, nos deixar governar pelo Seu Espírito, entregando-nos  à ação da Sua Mão poderosa e firme. Não tenhamos medo de falar, mas estejamos certos (as) de que tudo o que sai da nossa boca é do conhecimento de Deus. Ore com esse salmo mais de uma vez e faça a experiência do salmista: tente fugir de Deus e chegue a uma conclusão. Anote o que você percebeu.

Evangelho - Lc 17,1-6


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,1-6

Naquele tempo: 1Jesus disse a seus discípulos: 'É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos!
2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o.
Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: 'Estou arrependido',
tu deves perdoá-lo.' 5Os apóstolos disseram ao Senhor:
'Aumenta a nossa fé!' 6O Senhor respondeu: 'Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: 'Arranca-te daqui e planta-te no mar', e ela vos obedeceria. Palavra da Salvação. 

Reflexão - “fé como um grão de mostarda”

A nossa fé é medida pelas ações que praticamos em favor do próximo e nos ajudam a levantá-lo. Nas mínimas ações, a nossa fé, mesmo pequenina, pode ser exercitada. Esse exercício fará com que ela cresça e se torne firme. Quem crê em Jesus para as pequenas coisas tornar-se-á forte para enfrentar os grandes desafios. Quando provocamos escândalos, promovemos desunião, levantamos falso testemunho, estamos negando o nosso estágio de Fé. Os escândalos sempre acontecem, mas que eles não aconteçam por nossa causa! Quando advertimos, exortamos e repreendemos as pessoas a quem amamos e torcemos por elas,  precisamos crer que agimos assim, em nome de Deus.   Jesus também nos ensina que é necessário, não somente repreender, ensinar, corrigir o nosso próximo, mas, sobretudo, perdoá-lo sempre. Perdoar todos os dias e nunca deixar de assim fazê-lo! Contudo, para por em prática o que Jesus nos recomenda, necessitamos cada vez mais nos apoderar do dom da fé, pois, somente por ela poderemos praticar o perdão, a reconciliação, e ter serenidade diante das dificuldades. A fé nos dá firmeza para não provocar escândalo e a esperança de fazer muito mais do que nós próprios temos capacidade. Para isso, os discípulos de Jesus pediam-no com insistência: “Senhor, aumenta a nossa fé!” Assim, Jesus também nos recomenda que o mais importante não é propriamente possuir uma grande fé, mas tomar posse do dom da fé que já recebemos no nosso Batismo. Assim, poderemos tomar atitudes concretas de fé, com amor

- Você tem sido sinal de tropeço para alguém?
 - Como é o seu comportamento, diante das pessoas que esperam algo de você? 
- Você tem conseguido perdoar? 
– Como você trata as pessoas que causam escândalo? 
- Você tem fé pelo menos do tamanho de um grão de mostarda?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: