segunda-feira, 7 de outubro de 2019

SESI CEARÁ REALIZA EVENTO GRATUITO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER NA PARANGABA



O SESI Ceará, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), realiza na próxima terça-feira (8/10), de 7h30 às 11h30, na unidade do SESI na Parangaba, uma ação gratuita de prevenção a diversos tipos de câncer. O objetivo do evento é despertar a atenção sobre os cuidados necessários para se manter saudável e evitar a doença. Serão realizadas atividades lúdicas educativas com equipe de residentes de diferentes áreas da saúde da Escola de Saúde Pública, atuantes no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. O SESI também irá disponibilizar a vacina H1N1 gratuitamente.
As atividades educativas serão realizadas em estações com profissionais da enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia e serviço social e em cada uma serão abordados aspectos específicos relacionados às diferentes formas de prevenção. Além disso, haverá um espaço focado no público infantil e suas famílias cujo objetivo é alertar sobre a necessidade de manter uma alimentação saudável e funcional desde a infância como forma de prevenir a doença.
Confira as atividades de cada estação:
Estação 1 – Dicas para prevenir o câncer
Uma enfermeira residente irá apresentar ações para reduzir os riscos de ter a doença. Serão expostos em placas os fatores de riscos e as medidas preventivas relacionadas ao câncer de forma geral. O participante será convidado a escolher quais medidas relacionadas ao seu estilo de vida apresentariam impacto na prevenção do câncer. De acordo com as escolhas feitas pelo participante, a profissional indicará alternativas disponibilizadas pelos serviços de saúde e irá estimular a autonomia do indivíduo.
Estação 2 – Roleta da informação
Conduzida por uma farmacêutica residente, essa estação será relacionada a informações relativas ao uso racional de medicamentos em geral. As pessoas serão convidadas a participar de um jogo com roleta onde serão dispostas perguntas relacionadas à administração de medicamentos; armazenamento e descarte de medicamentos; apresentação e identificação de princípio ativo; diferenciação de medicamentos referência, genérico e similar; posologia e riscos da automedicação.
Estação 3 – Circuito aeróbico
Uma fisioterapeuta residente irá conversar sobre a importância da atividade física na promoção da saúde e prevenção do câncer e, após a conversa, será realizado um circuito aeróbico lúdico, com aquecimento, treino aeróbio e relaxamento.
Estação 4 – Abra a boca
Uma dentista residente irá apresentar informações sobre o câncer de boca, tipos de lesões pré-cancerígenas, fatores que predispõem à doença, os meios e a importância da prevenção. Será feito também a demonstração do autoexame, mostrando o as estruturas normais da boca e os locais mais comuns dessas lesões.
Estação 5 – Direitos sociais das pessoas com câncer
Nessa estação, uma assistente social residente irá prestar orientações acerca dos direitos das pessoas com câncer de forma lúdica, através de um jogo de perguntas e respostas, onde serão abordadas as principais dúvidas a respeito do tema. Também haverá distribuição de folheto informativo contendo as informações trabalhadas na ação e os principais locais de tratamento de câncer em Fortaleza. A assistente social também estará disponível para atendimentos breves e orientações individuais, conforme demanda espontânea.
Espaço da nutrição – Voltado para crianças e seus pais
Será feita uma breve triagem e entrevista com os pais e em seguida uma avaliação nutricional das crianças. O segundo momento consiste em uma atividade lúdica para mostrar às crianças e aos pais os alimentos que ajudam a prevenir o câncer.  Ao final da apresentação, o público poderá experimentar os alimentos e ver as diferentes formas que eles podem ser preparados para dar mais sabor à refeição. Por fim, pais e filhos poderão montar juntos refeições ideais. Eles receberão ilustrações de pratos, lancheiras e alimentos benéficos e maléficos, e terão que montar no prato um almoço saudável e funcional e na lancheira um lanche com a mesma finalidade.
Serviço:
Evento de prevenção ao câncer
Data: 8/10
Horário: 7h30 às 11h30
Local: SESI Parangaba (Av. João Pessoa, 6754)
GRATUITO



Nenhum comentário: