domingo, 20 de outubro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


20 DE OUTUBRO DE 2019

DOMINGO DA XXIX SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Ex 17,8-13


Leitura do Livro do Êxodo 17,8-13

Naqueles dias: 8Os amalecitas vieram atacar Israel em Rafidim.
9Moisés disse a Josué: 'Escolhe alguns homens e vai combater
contra os amalecitas. Amanhã estarei, de pé, no alto da colina,
com a vara de Deus na mão'. 10Josué fez o que Moisés lhe tinha mandado e combateu os amalecitas. Moisés, Aarão e Ur subiram ao topo da colina. 11E, enquanto Moisés conservava a mão levantada,
Israel vencia; quando abaixava a mão, vencia Amalec.
12Ora, as mãos de Moisés tornaram-se pesadas. Pegando então uma pedra, colocaram-na debaixo dele para que se sentasse,
e Aarão e Ur, um de cada lado sustentavam as mãos de Moisés.
Assim, suas mãos não se fatigaram até ao pôr do sol, 13e Josué derrotou Amalec e sua gente a fio de espada. Palavra do Senhor.

Reflexão - "Vencendo os inimigos pela oração"  

A luta do nosso dia a dia é constante e quanto maiores forem as dificuldades, mais nós precisamos perseverar na oração. Nesta leitura vemos que, enquanto Moisés orava, Josué vencia a luta e, quando Moisés desanimava, venciam os inimigos. Mas, quando Moisés cansava, seus amigos o ajudavam a perseverar na oração e, por isso, o povo de Israel venceu a batalha final. Assim também acontece na nossa vida. A nossa vida espiritual acontece de maneira muito sutil e nós não a enxergamos nem a tocamos. Mas percebemos que, quando baixamos a guarda, quando nos afastamos da fonte do Amor, quando nos entregamos às nossas próprias sugestões e não pedimos ajuda aos céus nem aos irmãos, nós começamos a entrar em desarmonia conosco mesmos (as). E o inimigo aparentemente está ganhando a batalha para se apossar da nossa alma. Se, ficarmos sozinhos (as), com certeza, perderemos a batalha. Porém, quando vivemos dentro de uma comunidade, ou mesmo dentro de uma família cristã, nós contamos com a ajuda de verdadeiros irmãos e irmãs e, com certeza, podemos nos apossar da vitória. A perseverança é um dom de Deus, mas precisa ser exercitado e regado para poder permanecer. Portanto, a oração perseverante nos leva à vitória. O desejo de orar, a vontade de continuar em comunhão com Deus já é um grande passo que damos em direção a uma vida de oração. Assim sendo, que nós possamos nos ajudar mutuamente, em comunidade, incentivando-nos uns aos outros, sustentando-nos e, juntos em oração, intercedermos a Deus que vence por nós os nossos inimigos. - Você já experimentou a força da oração? - Você tem pedido a ajuda de alguém quando se encontra desanimado (a) na sua oração? - Você é perseverante na sua oração pessoal? - Você intercede por alguém ou você só se preocupa com os seus pedidos pessoais? - Você já tentou rezar junto com a sua família para vencer as dificuldades? Experimente a partir de hoje




Salmo - Sl 120,1-2.3-4.5-6.7-8 (R. Cf. 2)

R.Do Senhor é que me vem o meu socorro,
do Senhor que fez o céu e fez a terra. 

1Eu levanto os meus olhos para os montes:*
de onde pode vir o meu socorro?
2'Do Senhor é que me vem o meu socorro,*
do Senhor que fez o céu e fez a terra!' R.

3Ele não deixa tropeçarem os meus pés,*
e não dorme quem te guarda e te vigia.
4Oh! não! ele não dorme nem cochila,*
aquele que é o guarda de Israel! R.

5O Senhor é o teu guarda, o teu vigia,*
é uma sombra protetora à tua direita.
6Não vai ferir-te o sol durante o dia,*
nem a lua através de toda a noite. R.

7O Senhor te guardará de todo o mal,*
ele mesmo vai cuidar da tua vida!
8Deus te guarda na partida e na chegada.*
Ele te guarda desde agora e para sempre! R.

Reflexão - O monte é o nosso próprio coração onde Deus habita. É de lá que nos vem o socorro para as nossas aflições. O Deus que fez o céu e a terra é o mesmo que nos criou. Ele não dorme nem cochila, está atento como um guarda para nos proteger das ciladas do inimigo. É Ele quem nos guarda, quem nos abriga sob a sua sombra protetora. Basta que nós nos voltemos confiantes para Ele e aí não tropeçaremos nem o mal poderá atingir a nossa alma. Na partida e na chegada, agora e para sempre , peçamos que o Senhor nos guarde.

2ª Leitura - 2Tm 3,14 - 4,2


Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 3,14 - 4,2

Caríssimo: 14Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. 15Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, 17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra.
4,1Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir a julgar os vivos e os mortos, e em virtude da sua manifestação gloriosa e do seu Reino, eu te peço com insistência: 2proclama a palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha,
com toda paciência e doutrina. Palavra do Senhor.

Reflexão – “tempo de conscientização “

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra.”  Deus tem um plano de Amor para cada um de nós e quer nos formar, nos direcionar e nos ensinar a dar os passos firmes na direção correta, no caminho certo. É por meio da Sua Palavra que Ele nos revela o itinerário para a conquista do estado da perfeição. Somos Seus filhos, adotados por Jesus Cristo, portanto, objeto da benevolência divina, isto é, amados e escolhidos para viver em harmonia com Ele, na intimidade da Sua Santidade. Todavia, Ele não quer que alcancemos sozinhos este clima de felicidade, pois deseja salvar a todos. Por isso, é que São Paulo nos manda ir mais além: “Proclama a palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina”. Este mandato é para nós, hoje não podemos nos calar e deixar que as coisas aconteçam à mercê da mentalidade do mundo. Mesmo que sejamos considerados impertinentes, fanáticos e alienados, Deus nos convoca a ir em frente e não desistir. Assim sendo, os conselhos de São Paulo a Timóteo são de grande valia para a nossa vivência de seguidores de Jesus Cristo. A maioria de nós, também, desde a infância conhece as Sagradas Escrituras ou pelo menos teve uma formação embasada na doutrina de Jesus Cristo, no entanto, poucos de nós temos a convicção do poder que a Palavra de Deus pode ter na nossa vida. Hoje, porém, é tempo de conscientização e de assumir compromisso com a Palavra que o Senhor nos dirige. – Você tem proclamado a Palavra de Deus? – Você tem sido impertinente e insistente para falar das coisas de Deus? – Você tem se conformado com o pensamento do mundo? -       Você acha que o mundo está numa boa? – O que você tem falado às pessoas que lhe estão mais próximas?

 

Evangelho - Lc 18,1-8


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 18,1-8

Naquele tempo: 1Jesus contou aos discípulos uma parábola,
para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2'Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: `Faze-me justiça contra o meu adversário!' 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: 'Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça,  para que ela não venha a agredir-me!'' 6E o Senhor acrescentou:
'Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa.
Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?' Palavra da Salvação.

Reflexão - "A perseverança fortalece a nossa alma ".

Neste Evangelho Jesus nos instrui dizendo que a insistência da nossa oração exercitará em nós a perseverança e a certeza do que pleiteamos diante do Pai. Quando desistimos com facilidade dos nossos pleitos diante de Deus é porque não temos muita segurança de que o que pedimos é o mesmo de que necessitamos. A perseverança torna mais forte a nossa alma, porém, deve estar de braços dados com ela, a esperança, que significa, esperar com confiança. O juiz injusto atendeu pedido da viúva por causa da sua insistência e persistência. Quanto mais não o fará o justo juiz quando com perseverança nós batermos à sua porta, em oração, pedindo aquilo que for justo para nós! A viúva pediu ao juiz para fazer-lhe justiça   contra o seu adversário, assim também nós devemos pedir ao Senhor que a Sua vontade se realize na nossa vida, porque justo para nós é tudo o que o Senhor nos conceder. Não tenhamos receio de bater à porta do Pai para pedir tudo o quanto desejamos, porém, nos contentemos com tudo quanto Ele nos conceder porque Ele conhece as nossas necessidades e sabe de que nós precisamos para ser feliz. A fidelidade da nossa oração é uma prova da nossa fé. Jesus mesmo dá uma dica para que possamos refletir: "o Filho do homem quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?" A qualidade da nossa fé, é para o mundo um testemunho vivo capaz de atrair muitas pessoas a também abraçar a causa de Jesus e, assim fazer com que Ele, quando voltar ainda encontre fé sobre a terra.

 - O que significa para você a justiça de Deus?
 - Qual é a diferença da justiça dos homens?
 - Você tem convicção dos pedidos que tem feito a Deus na sua oração?
 - Como é a sua fé? Pelo menos do tamanho de um grão de mostarda? 
- Você está disposto (a) a ajudar com que a fé permaneça na terra até Jesus voltar?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho







Nenhum comentário: