quinta-feira, 10 de outubro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


10 DE OUTUBRO DE 2019

5ª. FEIRA DA XXVII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Ml 3,13-20a


Leitura da Profecia de Malaquias 3,13-20a

13Vossas palavras são duras contra mim, diz o Senhor, e ainda perguntais: 14'Que dissemos contra ti?` Vós estais dizendo:
'É coisa inútil servir a Deus; que vantagem tivemos em observar seus preceitos e em levar uma vida severa na presença do Senhor dos exércitos? 15Portanto, hoje os felizardos são os soberbos,
pois consolidaram-se, praticando o mal, e, mesmo provocando a Deus, estão impunes. 16Vieram, entretanto, a falar uns com os outros, os tementes a Deus. O Senhor prestou atenção e ouviu-os;
em sua presença foi escrito um livro de feitos notáveis, aberto aos que temem o Senhor e têm seu nome no pensamento. 17Serão para mim o tesouro, diz o Senhor dos exércitos, para o dia que eu me reservar; hei de favorecê-los, como o pai ao filho que o serve.
18De novo vereis a distância que há entre o justo e o ímpio,
entre o que serve a Deus e o que não o serve. 19Eis que virá o dia, abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor dos exércitos, tal que não lhes deixará raiz nem ramo.
20aPara vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça,
trazendo salvação em suas asas. Palavra do Senhor. 

Reflexão – “O tempo da provação passará”


Por meio do profeta Malaquias Deus fala a todos aqueles que dedicam a sua vida no serviço do Senhor e O têm como seu proprietário. Assim, diz o Senhor: “vereis a distância que há entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não o serve.” Esta afirmação é também uma resposta aos questionamentos que, às vezes, nós próprios (as) fazemos quando estamos desanimados (as)  e entendemos que não vale à pena servir a Deus por causa das grandes provações pelas quais passamos. Em algumas ocasiões também somos tentados (as) a dizer, “é coisa inútil servir a Deus”, quando enfrentamos as dificuldades e olhamos para outras pessoas que não estão servindo a Deus, mas vivem a vida, “aparentemente” sem maiores problemas. O Senhor também escuta as nossas murmurações e vem nos tranquilizar com as palavras do profeta Malaquias: Vocês “serão para mim o tesouro, para o dia que eu me reservar; hei de favorecê-los como o pai ao filho que o serve”. O tempo da provação passará, estamos vivendo agora um período de experiência e a nossa perseverança e fidelidade nos trarão o refrigério, porque também está escrito: “Para vós que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas!” O Sol da justiça é Jesus que já veio nos trazendo a salvação, portanto, não temos motivo para duvidar e fraquejar diante das tentações. Pelo contrário, devemos nos conscientizar de que somos bem-aventurados (as), porque servimos o reino de Deus noite e dia e, desde já, somos um tesouro reservado para Ele e a ele pertencemos.  Assim, vamos fazer a diferença! - Você também em alguma ocasião já pensou assim?   - Você sentiu alguma mudança na sua vida depois que está trabalhando no reino de Deus?  - Sua vida melhorou ou piorou? -  Você acha que as pessoas que não têm trabalho no reino vivem melhor?
             

Salmo - Sl 1,1-2. 3. 4.6 (R. Sl 39,5a)


R. É feliz quem a Deus se confia!

1Feliz é todo aquele que não anda *
conforme os conselhos dos perversos;
que não entra no caminho dos malvados, *
nem junto aos zombadores vai sentar-se;
2mas encontra seu prazer na lei de Deus *
e a medita, dia e noite, sem cessar.R.

3Eis que ele é semelhante a uma árvore *
que à beira da torrente está plantada;
ela sempre dá seus frutos a seu tempo, +
e jamais as suas folhas vão murchar. *
Eis que tudo o que ele faz vai prosperar,R.

4mas bem outra é a sorte dos perversos. +
Ao contrário, são iguais à palha seca *
espalhada e dispersada pelo vento.
6Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, *
mas a estrada dos malvados leva à morte.R. 


Reflexão - O salmo nos revela que a felicidade consiste na entrega que fazemos a Deus da nossa vida e na dedicação que tivermos em meditar e viver a Sua lei, dia e noite, sem cessar. Assim, nós seremos semelhantes às árvores que são plantadas na beira do rio, nunca murcharemos e, pelo contrário, viveremos sempre alegres dando frutos na época certa. Enfrentaremos os momentos de estiagem da nossa vida, porém, mesmo nessa época, estaremos firmes na fé e na esperança. Quando nós fazemos a experiência de entregar a nossa vida ao Senhor, tudo o quanto nós realizamos, prospera e dá bom resultado. Você é feliz?

 

Evangelho - Lc 11,5-13


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,5-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5E Jesus acrescentou: 'Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer',
7e se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomoda! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos,
quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem! 'Palavra da Salvação. 

Reflexão –“A atitude de insistir e não desistir denota perseverança e confiança”

Neste Evangelho Jesus nos ensina a pedir com insistência o Espírito Santo, pois é Ele quem providencia todas as coisas de que precisamos. O Pai nos dá o Espírito como motivador para que se realizem em nós os Seus planos de amor. Por isso, quando nos conta a história do amigo importuno Jesus nos dá a dica para nunca desistirmos de pedir, de bater e procurar o Espírito Santo que providencia tudo de que necessitamos e desejamos. A atitude de insistir e não desistir denota perseverança e confiança. Somos muito fracos na fé quando queremos conseguir alguma coisa de Deus e parece até que não confiamos no Seu poder ou o que queremos não é assim tão importante para nossa vida. Por qualquer motivo, às vezes, deixamos de lado o que antes nós tanto queríamos. A nossa oração será ouvida conforme a nossa força interior. Lá dentro do nosso coração está escondido todo o desejo que a nossa alma possui para ser feliz.   Portanto, o que devemos pedir em primeiro lugar e com perseverança, é o Espírito Santo, pois é Ele quem sonda os nossos corações e sabe realmente de que estamos precisando. Assim sendo, só devemos pedir, bater e procurar com insistência, o que o Espírito Santo de Deus nos mostrar confiando em que o Pai  nos dará sempre o que  existe de melhor para nós, pois Jesus mesmo é quem nos garantiu quando disse: “será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra?” “Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisa boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”  Quem pede a Deus recebe segundo à Sua vontade; quem procura a Deus O encontra bem perto porque Ele se deixa encontrar; e quem bate na porta do Senhor por meio da oração, com certeza, ela se abrirá, porque Ele, como Pai, anseia por atender os  pedidos que fazemos, com perseverança. 

- Você tem perseverado nos seus pedidos a Deus? 
- Você tem certeza de que esses pedidos são realmente importantes para a sua felicidade? 
- Quando você faz algum pedido a Deus o seu coração acompanha o seu pensamento? - Você pede sempre o Espírito Santo?
 - Você já esqueceu o que tanto você queria alcançar e não conseguiu? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: