sábado, 7 de setembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



7 DE SETEMBRO DE 2019

SÁBADO DA XXII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Cl 1,21-23

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,21-23

Irmãos: 21E vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, 22eis que agora Cristo vos reconciliou
pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si. 23Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro. Palavra do Senhor. 

Reflexão - “Tudo depende da FÈ”


 Somos portadores da grande graça justificação, pois antes, por causa do pecado nós éramos inimigos de Deus e nos encontrávamos privados da Sua graça. Outrora, as nossas obras eram más e estávamos condenados à escravidão eterna. Jesus Cristo veio ao mundo para nos reconciliar com Deus e a morte que Ele sofreu no Seu corpo mortal nos justificou diante do Pai. Por isso, hoje, nós já podemos nos apresentar santos, imaculados e irrepreensíveis diante de Deus.  A fé em Jesus Cristo é a prova da nossa adesão ao projeto de salvação do Pai. Crer na Sua Morte e Ressurreição é a garantia que temos de que já não somos mais estrangeiros nem inimigos de Deus, mas filhos e herdeiros da vida eterna. Tudo depende da FÈ. Sem a fé nada acontece. É ela quem nos dá a esperança de um dia conquistarmos o reino definitivo. Sem a fé todas as coisas continuam como eram antes, mesmo que já tenhamos o direito adquirido. É como se tivéssemos o receituário, mas não adquiríssemos o remédio que nos cura. Pensando bem, nós perdemos um precioso tempo da nossa vida com dúvidas e questionamentos e não nos apossamos da herança a que temos direito.  O Evangelho é a nossa fonte de esperança. A Palavra de Deus ilumina e aquece a nossa Fé e nos assegura que Jesus Cristo já nos salvou. Portanto, não somos mais estrangeiros nem inimigos, somos filhos e filhas amados do Senhor. – Você tem esperança? – Você crê que Jesus já o (a) salvou e que agora você pode ser santo (a) e irrepreensível diante Dele mesmo? - Você seria capaz de proclamar para todo mundo que tem Fé? - Como é a sua fé? Pense nisto!

Salmo - Sl 53,3-4. 6.8 (R. 6a)

R. Quem me protege e me ampara é meu Deus.

3Por vosso nome, salvai-me, Senhor; *
e dai-me a vossa justiça!
4Ó meu Deus, atendei minha prece *
e escutai as palavras que eu digo!R.

6Quem me protege e me ampara é meu Deus; *
é o Senhor quem sustenta minha vida!
8Quero ofertar-vos o meu sacrifício *
de coração e com muita alegria;
quero louvar, ó Senhor, vosso nome, *
quero cantar vosso nome que é bom!R. 

Reflexão - A nossa salvação vem do Senhor e por mais que, no mundo, nós alcancemos riqueza e glória um dia nós perceberemos que quem nos protege e ampara, realmente é o Deus que nos criou.  É Ele quem sustenta a nossa vida e a maior alegria da nossa alma, sem dúvida, é ofertar-Lhe, de coração, um sacrifício de louvor.   

Evangelho - Lc 6,1-5

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,1-5

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, 
debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: 'Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?' 3Jesus respondeu-lhes: 'Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães.' 5E Jesus acrescentou:
'O Filho do Homem é senhor também do sábado.' Palavra da Salvação. 

Reflexão - “a Palavra de Deus está acima das conveniências e dos formalismos humanos”

Enquanto esteve na terra Jesus quebrou todos os paradigmas que tornavam o homem escravo das conveniências. Por isso, Ele foi, no Seu tempo, um revolucionário a favor da libertação do homem e da mulher. Ele veio como Salvador da humanidade e sabia que, para Deus, o que mais importava era a consumação do Seu Projeto de salvação. Com efeito, a salvação que Jesus veio nos trazer engloba o nosso ser como um todo: corpo, alma e espírito. Assim sendo, para Deus a dignidade do ser humano na sua totalidade, está em primeiro lugar. Sabedor das nossas necessidades Ele providencia tudo de que precisamos, mesmo quando o mundo nos diz não ser permitido. Dessa forma, o próprio Jesus nos ensina que para conquistar a vida eterna, nós podemos passar por sobre as barreiras e os conformes do mundo.   Ele veio nos conscientizar de que a Sua Palavra está acima das conveniências e dos formalismos humanos. O Filho do Homem é senhor também do sábado!  Muitas vezes nos perdemos no trivial e corriqueiro, no que é estabelecido como hábito, como regra e com isso nos esquecemos de que a Lei de Deus é Amor e Misericórdia! Dá de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, consolar os que sofrem, mesmo que isto nos seja apresentado em dias que não são designados para isto, é o que Jesus nos recomenda. Às vezes, para cumprir as “leis” humanas, nós transgredimos a Lei do coração de Deus. Todos os que seguem a Jesus têm que estar bem seguros de que tudo o que fizerem por amor a Ele, farão em Seu Nome, pois Ele é o Senhor, do ontem, do hoje, do amanhã e contra este fato, não há argumentos. 

– O que significaria para você o dia de sábado que pode impedir que se faça o bem?
 -  Você costuma sair da sua rotina para ajudar a alguém? 
- Você tem sido censurado (a) e alguma vez chamado (a) de fanático por querer seguir o Evangelho?
 – Você segue as regras dos homens ou o mandamento de Deus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: