quinta-feira, 5 de setembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


5 DE SETEMBRO DE 2019

5ª. FEIRA DA XXII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Cl 1,9-14

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,9-14

Irmãos: 9Desde que recebemos essas notícias, não deixamos de rezar insistentemente por vós, para que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e com o discernimento da luz do Espírito. 10Pois deveis levar uma vida digna do Senhor, para lhe serdes agradáveis em tudo. Deveis produzir frutos em toda boa obra e crescer no conhecimento de Deus, 11animados de muita força, pelo poder de sua glória,
de muita paciência e constância. 12Com alegria dai graças ao Pai,
que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 14por quem temos a redenção, o perdão dos pecados. Palavra do Senhor. 

Reflexão - “O Espírito Santo nos dá a capacidade de conhecer plenamente a vontade de Deus”

Pelo Batismo nós nos tornamos participantes da Luz e as trevas não têm mais poder sobre nós, por isso, temos em nós o sinal indelével de filhos amados e, por conseguinte, dos santos. Todos nós que caminhamos com Fé em Jesus Cristo possuímos a Luz do Espírito Santo a qual nos liberta do poder das trevas. Assim, pois, Deus nos tornou capazes de participar da Luz que é a herança dos santos. Iluminados, pelo Espírito Santo, nós temos a capacidade de conhecer plenamente a vontade de Deus para nossa vida. O Senhor deseja que levemos uma vida digna Dele, para que lhe sejamos agradáveis em tudo e produzamos bons frutos em toda obra que praticamos.  Na medida em que crescemos no conhecimento da vontade de Deus, nós seremos animados de muita força, paciência e constância.  Somos passageiros aqui na terra, e a graça que recebemos no nosso Batismo é como que um bilhete de primeira classe que nos dá direito de fazer o percurso da nossa viagem terrena usufruindo de tudo quanto Deus nos destinou. Contudo, quando não temos consciência dessa realidade, nós peregrinamos como viajantes da última classe e as trevas nos impedem de enxergar o que Deus nos tem preparado.   Precisamos tomar consciência da nossa situação privilegiada para que caminhemos peregrinando em busca do céu. - Como você está viajando nesta vida: passageiro da primeira ou da última classe? - O que você está esperando para se apropriar do lugar que Deus reservou para si? - Você se considera uma pessoa “iluminada” pela Luz de Deus?

Salmo - Sl 97,2-3ab. 3cd-4. 5-6 (R. 2a)

R. O Senhor fez conhecer seu poder salvador,
perante as nações.

2O Senhor fez conhecer a salvação,*
e às nações, sua justiça;
3arecordou o seu amor sempre fiel*
3bpela casa de Israel.R.

3cOs confins do universo contemplaram*
3da salvação do nosso Deus.
4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
alegrai-vos e exultai!R.

5Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa*
e da cítara suave!
6Aclamai, com os clarins e as trombetas,*
ao Senhor, o nosso Rei!R. 

Reflexão - A salvação é oferecida a todos os homens e mulheres da terra. O poder de Deus se manifesta na vida de cada um por meio da sua justiça e do Seu amor fiel. Todos nós podemos contemplar desde já a salvação que Deus providenciou para nós, quando reconhecemos que Jesus Cristo é o nosso  Salvador  e O  aclamamos como o nosso Senhor e Rei.

Evangelho - Lc 5,1-11

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 5,1-11

Naquele tempo: 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré,
e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: 'Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca'. 5Simão respondeu: 'Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes'. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: 'Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!' 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros,
por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: 'Não tenhas medo!
De hoje em diante tu serás pescador de homens.' 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus. Palavra da Salvação.

Reflexão - coragem para avançar

Ancorados na Palavra de Jesus, Pedro e os outros discípulos, depois de uma noite toda de pesca infrutífera, tiveram a coragem para voltar a pescar naquele dia. “Avança para águas mais profundas, e lançai as vossas redes para a pesca.” A Palavra se cumpriu e eles reconheceram o poder do ressuscitado. Esta mesma Palavra nos anima hoje a avançar na nossa pescaria que é a nossa luta em busca de paz, de felicidade, de vida plena. A todo o momento da nossa vida Jesus está à margem das circunstâncias que nos rodeiam e nos motiva a segui-Lo e receber Dele a orientação para prosseguir caminhando dentro do projeto que o Pai preparou para cada um. Para isso, a mensagem deste Evangelho nos motiva a nunca desistir e sempre tentar novamente.  Saber que Jesus está perto e que participa da pesca da nossa vida, nos orientando nos iluminando com o Seu Espírito é a garantia para que nunca percamos a esperança e continuemos lançando a rede do amor de Deus. Mesmo que também, já tenhamos trabalhado a noite inteira e nada tenhamos conseguido pescar ou que já se tenha exaurido a nossa capacidade de pedir, de suplicar, de esperar por alguma coisa da qual necessitamos, “em atenção à palavra de Jesus”, devemos prosseguir lançando as redes. Jesus nos orienta e providencia o peixe para nós, todavia, Ele necessita das nossas redes na vivência do Seu amor a fim de tomar para Ele as almas necessitadas de salvação.  O homem é um ser criado por Deus com o objetivo de viver a harmonia com Ele e com o próximo e isso realmente só acontecerá quando ele se jogar nos braços do amor misericordioso de Deus. Jesus também nos chama para sermos pescadores de homens! As águas mais profundas são hoje, para nós, mais conhecimento, de Deus, da Sua Lei, dos Seus ensinamentos, dos Seus decretos. Quanto mais mergulharmos nas Escrituras mais encontraremos respostas para os nossos questionamentos e para as nossas angústias.  Jesus quer que sejamos pescadores no Seu reino e a rede que Ele nos dá é o Seu amor misericordioso que nos perdoa e nos motiva a também perdoar. 

-  Com que objetivo você trabalha e luta na vida? 
No final, de quem será todo o resultado do seu trabalho? Para que servirá?
 - Você tem usado o Amor de Deus como rede para atrair as pessoas para Ele? 
-  Conte para todos o que mudou na sua vida, qual a sua esperança e o que você tem descoberto com a Palavra de Deus.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: