segunda-feira, 2 de setembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



2 DE SETEMBRO DE 2019

2ª. FEIRA DA XXII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde
1ª Leitura - 1Ts 4,13-18

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 4,13-18

13Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. 14Se Jesus morreu e ressuscitou - e esta é nossa fé -
de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. 15Isto vos declaramos, segundo a palavra do Senhor: nós que formos deixados com vida para a vinda do Senhor não levaremos vantagem em relação aos que morreram. 16Pois o Senhor mesmo, quando for dada a ordem,
à voz do arcanjo e ao som da trombeta, descerá do céu
e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Em seguida, nós que formos deixados com vida seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor, nos ares.
E assim estaremos sempre com o Senhor. 18Exortai-vos, pois, uns aos outros, com estas palavras. Palavra do Senhor.

Reflexão - “fé e esperança na nossa ressurreição”

Escrevendo aos tessalonicenses São Paulo também nos esclarece com o intuito de nos tirar da incerteza sobre o nosso destino futuro. Assim sendo, ele nos aconselha a que nos exortemos uns aos outros a fim de estar firmes na esperança da nossa ressurreição. Dessa forma ele nos aponta Jesus como o homem que morreu e ressuscitou como primícias da nossa ressurreição. A fé na ressurreição de Jesus é o alimento da nossa esperança e a Sua Palavra é o sustento da nossa fé. Não podemos nos entristecer em vista da morte, pois sabemos que é por pouco tempo. Se estivermos aqui quando Jesus voltar, seremos arrebatados com Ele, e mesmo que entremos no sono da morte nós mantemos a esperança de que quando for dado o som da trombeta nós surgiremos com Jesus. Esta é a nossa fé, esta é a nossa esperança. Precisamos não ter receio de falar dessas coisas e não fugir das ocasiões para alentar as pessoas que estão desavisadas. – Você tem certeza que irá ressuscitar com Jesus? – Você tem receio de falar sobre esse assunto com outras pessoas? – Você é uma pessoa esperançosa? – Você tem tirado as dúvidas de alguém em relação a ressurreição? – Siga os conselhos de São Paulo!

Salmo - Sl 95,1.3. 4-5. 11-12. 13 (R. 13b)

R. O Senhor vem julgar nossa terra.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, +
3manifestai a sua glória entre as nações, *
e entre os povos do universo seus prodígios!R.

4pois Deus é grande e muito digno de louvor,+
é mais terrível e maior que os outros deuses,*
5porque um nada são os deuses dos pagãos.
Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus:+R.

11O céu se rejubile e exulte a terra, *
aplauda o mar com o que vive em suas águas;
12os campos com seus frutos rejubilem *
e exultem as florestas e as matasR.

13na presença do Senhor, pois ele vem, *
porque vem para julgar a terra inteira.
Governará o mundo todo com justiça, *
e os povos julgará com lealdade.R. 

Reflexão - A certeza que temos de que Jesus virá julgar a terra é um alento para que permaneçamos firmes a Sua espera. Por isso, é que nós cantamos um canto novo, cheio de esperança, que manifesta desde já a glória do Senhor. Enquanto aqui estamos nós precisamos nos manter numa expectativa feliz alimentando a nossa alma com a esperança promissora da Sua chegada. O Senhor vem a cada instante e, em Espírito fala ao nosso coração e nos motiva a esperar o grande dia quando O veremos, face a face. Vem, Senhor Jesus!

Evangelho - Lc 4,16-30

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,16-30

Naquele tempo: 16Veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado.  Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado,
e levantou-se para fazer a leitura.  17Deram-lhe o livro do profeta Isaías.  Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18'O Espírito do Senhor está sobre mim,  porque ele me consagrou com a unção  para anunciar a Boa Nova aos pobres;
enviou-me para proclamar a libertação aos cativos  e aos cegos a recuperação da vista;  para libertar os oprimidos  19e para proclamar um ano da graça do Senhor.'  20Depois fechou o livro,
entregou-o ao ajudante, e sentou-se.  Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.  21Então começou a dizer-lhes:  'Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura  que acabastes de ouvir.'  22Todos davam testemunho a seu respeito,  admirados com as palavras cheias de encanto  que saíam da sua boca.  E diziam: 'Não é este o filho de José?'   23Jesus, porém, disse:
'Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo.  Faze também aqui, em tua terra,  tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum.'  24E acrescentou:  'Em verdade eu vos digo que nenhum profeta  é bem recebido em sua pátria.
25De fato, eu vos digo:  no tempo do profeta Elias,  quando não choveu durante três anos e seis meses  e houve grande fome em toda a região,  havia muitas viúvas em Israel.  26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias,  senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.  27E no tempo do profeta Eliseu,  havia muitos leprosos em Israel.  Contudo, nenhum deles foi curado,
mas sim Naamã, o sírio.' 28Quando ouviram estas palavras de Jesus,  todos na sinagoga ficaram furiosos.  29Levantaram-se e o expulsaram da cidade.  Levaram-no até ao alto do monte  sobre o qual a cidade estava construída,  com a intenção de lançá-lo no precipício.  30Jesus, porém, passando pelo meio deles,  continuou o seu caminho.  Palavra da Salvação. 

Reflexão – “É pela Palavra de Deus que temos acesso a toda revelação de Jesus”

Reportando-se à profecia de Isaías Jesus nos dá consciência de que veio ao mundo e foi consagrado para anunciar a boa notícia da salvação aos pobres e proclamar a libertação de todos os que estão cativos, cegos e oprimidos pelas correntes do pecado.   Foi na sinagoga da sua cidade de Nazaré, que Jesus anunciou ao mundo a Missão que o Pai lhe dera pela unção do Espírito Santo.  Hoje também se cumprem as Escrituras, quando, pelo poder do Espírito Santo, Jesus age em nós e nos liberta das cadeias em que nos vemos envolvidos por causa do pecado. É pela Palavra de Deus que temos acesso a toda revelação de Jesus para nós. E é também a Palavra quem nos capacita a revelar ao mundo que a nossa missão é a mesma de Jesus: anunciar a boa nova aos pobres, proclamar a libertação aos cativos e aos cegos, libertar os oprimidos e proclamar a graça e a misericórdia do Pai a todos os quais nós encontramos. Todos nós que somos batizados em Cristo temos também esta vocação.  Pela palavra que anunciamos, pela oração que fazemos ou pelo nosso testemunho, todas estas coisas acontecem àqueles a quem nós nos dirigimos. Naquele tempo o povo de Nazaré não acreditou em Jesus porque Ele era de casa, mas mesmo assim Ele não desistia dos seus. Hoje, também, é difícil anunciar Jesus na nossa casa ou evangelizar as pessoas no lugar onde todos nos conhecem. Nem sempre somos acolhidos e admirados porque seguimos os ensinamentos de Deus e estamos trabalhando no Seu reino.  Por isso, é que Jesus nos recorda as figuras de Elias que fez prodígios na vida de uma viúva que não pertencia ao povo de Israel e Naamã, o  sírio, que procurou Eliseu longe da sua terra para ser curado da lepra. Às vezes, não fazemos sucesso onde queríamos, mas o Senhor nos envia para evangelizar outras pessoas que nem imaginamos, para que por nosso meio ela possa obter cura e libertação.
– Você tem visto algum progresso na sua família por causa do seu testemunho de vida?  
   Você continua insistindo?  
- A quem você se sente chamado (a) a evangelizar? Para você o que é evangelizar?
– O que você tem feito para atrair os seus para uma vida melhor?  
– Você sente o poder do Espírito Santo quando fala no nome de Jesus Cristo?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: