quarta-feira, 18 de setembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

18 DE SETEMBRO DE 2019

4a. FEIRA DA XXIV SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - 1Tm 3,14-16


Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,14-16

Caríssimo: 14Escrevo com a esperança de ir ver-te em breve. 15Se tardar, porém, quero que saibas como proceder na casa de Deus,
que é a Igreja de Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.
16Não pode haver dúvida de que é grande o mistério da piedade:
Ele foi manifestado na carne,  foi justificado no espírito, 
contemplado pelos anjos,  pregado às nações,  acreditado no mundo,  exaltado na glória!  Palavra do Senhor. 

Reflexão - “O dom da piedade”

O Senhor age e revela o grande mistério do Seu Amor e da Sua Misericórdia, por meio da Igreja, casa do Deus vivo e fundamento da verdade. É o grande mistério da piedade que é vivido pela Igreja, isto é, por todos nós, quando, em nome de Jesus nos unimos em oração  e, em atos de compaixão e de amor. Quando estamos unidos em comunidade, ou em família, tendo Jesus Cristo como centro dos nossos pensamentos, das nossas conversas e das nossas ações nós também estamos exercendo o mistério da piedade.  O mesmo mistério de Deus que se manifestou na carne, se justificou no espírito, foi contemplado pelos anjos, pregado às nações, acreditado no mundo e exaltado na glória, em Jesus Cristo. Ele é o centro da nossa vida espiritual, é o reino que acontece desde já, quando acolhemos e vivenciamos a Sua Palavra.  O dom da piedade é o dom que nos faz apreciar as coisas de Deus, desejar estar com Ele, é o dom da oração e da intimidade com o Pai. A piedade se manifesta na nossa humanidade, pelo poder do Espírito Santo. Quando nós nos voltamos para Deus, quando oramos, quando contemplamos ao Senhor, nós nos unimos aos anjos e santos no céu. Portanto, a Igreja, como templo, como casa de Deus é um lugar de oração, de devoção, de pregação da Palavra, de anúncio da Boa Nova, lugar de exercício da Fé, lugar de manifestação da glória de Deus.    Por isso, a “comunidade e (a família) são também  a casa de Deus que sustenta e mantém a verdade do Evangelho”.  - Como você exerce o dom da piedade? - A sua casa é uma casa de oração?
 - Como é o seu comportamento dentro de uma Igreja? Você se impacienta porque a missa está demorando, ou aproveita o momento para ficar mais perto de Deus? - E o Grupo de Oração? Você o considera também a “casa de Deus?” - Por qual motivo você frequenta um Grupo de Oração?

Salmo - Sl 110 (111),1-2. 3-4. 5-6 (R. 2a)


R. Grandiosas são as obras do Senhor!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Eu agradeço a Deus de todo o coração *
junto com todos os seus justos reunidos!
2Que grandiosas são as obras do Senhor, *
elas merecem todo o amor e admiração!R.

3Que beleza e esplendor são os seus feitos! *
Sua justiça permanece eternamente!
4O Senhor bom e clemente nos deixou *
a lembrança de suas grandes maravilhas.R.

5Ele dá o alimento aos que o temem *
e jamais esquecerá sua Aliança.
6Ao seu povo manifesta seu poder, *
dando a ele a herança das nações.R. 

Reflexão - Os justos se reúnem para agradecer a Deus de todo o coração por suas obras grandiosas. Esse é o nosso motivo e o nosso objetivo quando nos juntamos em um Grupo de Oração. Louvar e agradecer ao Senhor por todas as Suas obras em nós e através de nós. Admirar os Seus grandes feitos, a Sua providência, pedir o Espírito Santo que cultive em nós o gosto pelas coisas do alto. Quando nós experimentamos isto no nosso dia a dia a nossa alma se põe mais tranquila e serena. Essa é a nossa herança, esse é o nosso legado: um coração agradecido é um coração pacificado.

 

Evangelho - Lc 7,31-35


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7,31-35
Naquele tempo, disse Jesus: 31Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: 'Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!' 33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: 'Ele está com um demônio!' 34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: 'Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!' 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.' Palavra da Salvação. 

Reflexão – “firmeza e convicção”

Neste Evangelho, Jesus compara os homens daquela geração com “crianças” insatisfeitas, murmuradoras e frustradas que não sabem o que querem nem o que buscam.  É uma comparação às nossas infantilidades quando duvidamos das ações de Deus na nossa vida. Não queremos perceber os Seus sinais, somos insatisfeitos (as), desejamos que as coisas aconteçam de acordo com a nossa vontade e nem mesmo sabemos qual é, na verdade, o motivo pelo qual pedimos e esperamos as coisas. Não temos convicção nem de quem somos nem do que queremos e nem mesmo qual é o ideal da nossa vida. Reclamamos de tudo e não aproveitamos o momento atual da nossa vida, oportunidade para apreender com o sofrimento, ou com a bonança, na alegria ou na tristeza. “A sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”, disse Jesus. Somos “filhos da sabedoria” quando nos deixamos envolver pelo mistério da piedade, o mistério da Fé em Jesus Cristo, sem questionar nem murmurar! Cada fato e acontecimento da nossa existência, quando é enxergado com os olhos de Deus tem o seu aprendizado. Às vezes perdemos as graças que o Senhor nos dispensa porque não sabemos “entender os sinais dos tempos”, ficamos correndo de um lado para o outro em busca de soluções de acordo com o que a nossa humanidade pensa.  As coisas negativas, na maioria das vezes, prevalecem aos nossos olhos, não sabemos enxergar as luzes acesas e olhamos somente para as que estão apagadas. Por que será assim? Porque ainda não nos dispomos a abrir o coração e perceber o reino de Deus que está dentro de nós. Olhamos as pessoas, os fatos e as circunstâncias com olhos humanos não temos a visão espiritual, que nos leva a ver conforme o olhar de Deus, mais além das aparências.  Por isso, nos confundimos e perdemos precioso tempo com suposições. Jesus quer que sejamos “filhos da sabedoria”, e possamos sentir o cheiro de Deus em todos os acontecimentos da nossa vida. Ele quer apresentar ao Pai uma geração diferente da geração do tempo em que esteve aqui na terra! Para que isto aconteça, precisamos enxergar com os olhos de Deus. 

Como é o seu modo de agir diante das circunstâncias da vida: sempre uma pessoa insatisfeita ou percebe a ação de Deus nos acontecimentos? - 
 - Você se ajusta com facilidade às ocorrências da sua vida?
- Faça hoje uma reflexão sobre você, nesse sentido.


Helena Serpaa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: