quinta-feira, 12 de setembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


12 DE SETEMBRO DE 2019

5ª. FEIRA DA XXIII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde


1ª Leitura - Cl 3,12-17


Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 3,12-17

Irmãos: 12Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos.
Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade,
mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros
e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro.
Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. 16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza,
habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. 
Palavra do Senhor. 

Reflexão – o vínculo da perfeição é o Amor de Deus em nós”

A nossa alma anseia por perfeição, o pecado veio tirar o norte do nosso itinerário para a santidade, porém, o amor vivenciado por nós será o parâmetro para que possa ser restaurado em nós o vínculo da perfeição que é o Amor de Deus. Por isso, São Paulo nos aponta a misericórdia, a bondade, a humildade, a mansidão e a paciência como atributos daqueles que são amados por Deus e são seus “santos eleitos”. Assim sendo, ele nos exorta ao amor recíproco e à gratidão a Deus, para que a paz reine em nossos corações dizendo: irmãos, “Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos”, “E sede agradecidos”!   A gratidão é uma forma de expressar e reconhecer o amor que Deus tem por cada um de nós.  Existe, pois, em nós, um desejo de santidade, anseio que o próprio Deus soprou em nós quando nos deu a vida e colocou em nós a semente do Seu Amor. Para saber se estamos sendo fiéis à nossa predestinação para a santidade nós precisamos avaliar as  ações do nosso quotidiano.  O suportar uns aos outros, o perdão e o amor mútuo são como degraus que nos levam à perfeição. Formamos um só Corpo de onde Jesus é a Cabeça, portanto, a paz que Dele brota nos faz viver em harmonia conosco mesmo e com os nossos irmãos. São Paulo, então, acrescenta como conselho aos eleitos e amados de Deus que tenhamos a palavra encarnada dentro do nosso coração; ensinar e repreender uns aos outros, “com sabedoria”, isto é, com prudência, com amor, com misericórdia. E, finalmente, que o nosso cântico de louvor a Deus seja entoado de coração, e tudo quanto fizermos, em palavras ou ações seja para a glória do Senhor Jesus Cristo.  Se, tudo que fazemos for por amor, estaremos seguindo à risca os conselhos do apóstolo do amor.  - Com você tem vivido em relação à: misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência? - Você tem dado suporte a alguém, isto é, tem ajudao a alguém a vencer as fraquezas? - Você é uma pessoa tolerante com os erros dos outros? - Você tem encontrado alguém que o (a) ajuda a vencer as suas fraquezas?

 

 

 

Salmo - Sl 150,1-2. 3-4. 5-6 (R. 6)


R. Louve o Senhor tudo o que vive e que respira.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Louvai o Senhor Deus no santuário, *
louvai-o no alto céu de seu poder!
2Louvai-o por seus feitos grandiosos, *
louvai-o em sua grandeza majestosa!R.

3Louvai-o com o toque da trombeta, *
louvai-o com a harpa e com a cítara!
4Louvai-o com a dança e o tambor, *
louvai-o com as cordas e as flautas!R.

5Louvai-o com os címbalos sonoros, *
louvai-o com os címbalos de júbilo!
6Louve a Deus tudo o que vive e que respira, *
tudo cante os louvores do Senhor!R. 

Reflexão – Todos nós fomos criados para amar, louvar e servir a Deus, portanto o louvor que sai dos nossos lábios é essencial para o nosso bem viver. Louvar o Senhor por tudo, em todas as ocasiões, em todos os lugares, de todas as maneiras, com cânticos, com instrumentos de toque, com danças, já é um anseio natural do nosso espírito. Porque vivemos e respiramos, a nossa alma é grata ao Senhor e, por conseguinte, ela  sente necessidade de expressar essa gratidão. Experimente louvar!

 

 

 

 

Evangelho - Lc 6,27-38


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,27-38

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto,
deixa-o levar também a túnica. 30Dá a quem te pedir
e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva.
31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam.
33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber,
que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai
sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36Sede misericordiosos,
como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo;
porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.' Palavra da Salvação.

Reflexão -  “na mesma medida”
Quando ouvimos Jesus falar de coisas como, amar os nossos inimigos, praticar o bem com aquele que nos odeia, abençoar aos que nos amaldiçoam, rezar pelos nossos caluniadores, entregar a outra face depois de tomar uma bofetada, ceder a túnica quando alguém já nos tomou o manto, etc...nós nos apavoramos. Se não tivermos uma fé firme, nunca conseguiremos apreender o pensamento de Deus. Foi o próprio Jesus, o Filho de Deus quem, em pessoa, veio desbaratar a teia do inimigo que tenta colocar em nós uma doutrina de morte. No entanto, a grande chave para que possamos compreender isso tudo está justamente nessa expressão de Jesus: “O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles.”  Somente quando nos colocamos no lugar do outro, quando nos envolvemos com o nosso próximo, podemos compreender as suas motivações e assim, perdoá-lo, compreendê-lo e acolhê-lo.  Jesus também nos questiona fazendo outras indagações: qual a recompensa que teremos se fizermos o bem só a quem nos fizer o bem? Se amarmos somente a quem nos ama, qual será o mérito? Se emprestarmos dinheiro somente a quem pode nos pagar, com certeza, nós não estamos agindo por amor, mas sim, por conveniência. Outra expressão que nos ajuda a compreender: “sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus”. Finalmente, Jesus nos dá a dica para que sejamos misericordiosos como o Pai é misericordioso: não julgando para não sermos julgados; não condenando para não sermos condenados; perdoando para que sejamos perdoados e dando para que possamos também, receber. Assim, portanto, da mesma forma e na mesma proporção, com que medimos o outro nós também seremos avaliados. 

– Para você é difícil viver conforme estas palavras de Jesus? 
- Qual seria a mais difícil de vivenciar? 
- Você costuma julgar as pessoas que erram?
 – Você ajuda a quem lhe pede ou somente a quem conhece?
 - Você acha que tem necessidade de amar as pessoas que estão fora do seu círculo de amizade?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: