terça-feira, 10 de setembro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



10 DE SETEMBRO DE 2019

3ª. FEIRA DA XXIII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Cl 2,6-15


Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 2,6-15

Irmãos: 6Assim como aceitastes a Cristo Jesus como Senhor,
assim continuai a guiar-vos por ele: 7enraizados nele e edificados sobre ele, apoiados na fé que vos foi ensinada, dando-lhe muitas ações de graças. 8Estai alerta, para que ninguém vos enrede
com sua filosofia e com doutrina falsa, baseando-se em tradição humana e remontando às forças elementares do mundo, sem se fundamentar em Cristo. 9Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10Dele também vós estais repletos,
pois ele é a Cabeça de todas as forças e de todos os poderes.
11Nele, vós também recebestes uma circuncisão, não feita por mão humana, mas uma circuncisão que é de Cristo, pela qual renunciais ao corpo perecível. 12Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. 13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados.
14Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz;
15Ele despojou as autoridades e os poderes sobre-humanos e os expôs publicamente em espetáculo, levando-os em cortejo triunfal. Palavra do Senhor. 

Reflexão – “a plenitude da divindade habita em Jesus Cristo!”

São Paulo nos conscientiza claramente de que é preciso cultivar a firmeza quando aceitamos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Desta forma, com certeza, iremos sentir dentro de nós, os efeitos da plenitude da divindade que habita em Jesus Cristo. “Dele também, diz São Paulo, vós estais repletos, pois ele é a cabeça de todas as forças e de todos os poderes.” Como somos tíbios em assumir a salvação que Jesus veio nos dar! Diante de Deus, no nosso Batismo, fomos sepultados com Cristo e ressuscitamos com Ele, no entanto, as nossas atitudes não condizem com as de alguém que morreu com Jesus para o pecado e que com Ele ressuscitou para uma vida nova. A salvação de Jesus é atual, para os dias de hoje! Às vezes, pensamos que estamos vivenciando o Evangelho em todos os sentidos, porém, uma simples avaliação das nossas ações mostraria como ainda enveredamos por caminhos que não são o caminho de um cristão, porque não nos deixamos conduzir por Cristo.  Em Jesus habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, se nos apossássemos dessa verdade, certamente, nós, pela fé, nos deixaríamos guiar por Ele, enraizados nele e edificados sobre Ele. E aí, então, nenhuma vã filosofia do mundo, nenhuma doutrina falsa iria direcionar a nossa vida.  Devemos ter consciência de que somos novas criaturas, pois Jesus já pagou a nossa dívida e já recebemos o perdão dos nossos pecados. Somente pela fé é que podemos a assumir a condição de criaturas novas, circuncidados e guiados por Cristo. - Em você já habita essa certeza? - O que você faz quando alguém o (a) interpela com filosofias diferentes? - Você já assumiu ser uma nova criatura, pela Fé em Jesus Cristo?

 

Salmo - Sl 144 (145),1-2.8-9. 10-11 (R. 9a)


R. O Senhor é muito bom para com todos.

1Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, *
e bendizer o vosso nome pelos séculos.
2Todos os dias haverei de bendizer-vos, *
hei de louvar o vosso nome para sempre.R.

8Misericórdia e piedade é o Senhor, *
ele é amor, é paciência, é compaixão.
9O Senhor é muito bom para com todos, *
sua ternura abraça toda criatura.R.

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *
e os vossos santos com louvores vos bendigam!
11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *
e saibam proclamar vosso poder!R. 

Reflexão - Como nós perdemos tempo na vida com medo de Deus! O salmista, porém, nos lembra: “misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão.” Só o Senhor é bom, só Ele pode compreender as nossas ações, os nossos erros. Que nós possamos rezar com esse salmo, glorificando o Senhor e exaltando o Seu Santo Nome deixando que a Sua ternura nos abrace e dê alento à nossa alma. Que nós saibamos proclamar o Seu poder amoroso no mundo.


 

 

Evangelho - Lc 6,12-19


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,12-19

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos
e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos:
14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André;
Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos. Palavra da Salvação. 


Reflexão “oração antes das escolhas”

Antes de escolher os doze apóstolos, a quem entregaria a Sua Igreja, Jesus foi à montanha e passou a noite em oração. Somente depois de escutar o direcionamento do Pai foi que Ele tomou a iniciativa de escolhê-los, conforme o Pai lhe havia segredado.  Jesus não agiu conforme a nossa sabedoria humana, por isso, não nomeou os melhores, os mais preparados, os mais capazes, os mais obedientes, mas tão somente aqueles a quem o Pai lhe ordenara.  Sabemos, portanto, que dentre os doze, havia traidores, descrentes, pretensiosos, ambiciosos e que nenhum deles era exemplo de santidade. No entanto, Jesus tinha a convicção de que aqueles eram os eleitos do Seu Pai e por isso, não relutou em chamá-los. Ele sabia que para realizar a Sua Missão teria que enfrentar dificuldades também com os Seus escolhidos. Sabia que estaria lidando com homens cheios de defeitos, mas mesmo assim, não desistiu e foi com eles até o fim. Deste modo, fica bem claro para nós que Jesus veio ao mundo não apenas para nos salvar da morte eterna, mas nos ensinar a viver a vida em harmonia com o pensamento de Deus descobrindo o que Lhe é ou não agradável a fim de que cumpramos no mundo a missão que nos é proposta.  Muitas vezes nós também nos prostramos aos pés do Pai e pedimos orientação para a nossa caminhada, no entanto, falta-nos a paciência para esperar o fruto das escolhas que fazemos sob a orientação do Espírito. No primeiro contratempo nós já estamos nos decepcionando e nos frustrando, mal entendendo que fizemos as escolhas erradas e culpamos a Deus pelos acontecimentos.  Precisamos, também, estar firmes e convictos em tudo quanto nos for revelado pelo Pai, em oração. A Sua Palavra é a garantia para confirmar o que Ele nos confidenciar durante a oração. Não tenhamos medo de confiar na força do Espírito Santo quando precisarmos de orientação. Jesus é o nosso modelo, o nosso Mestre e com Ele nós aprendemos a viver, sem temor, o que Deus nos determinar.
- Como você tem tomado decisões para a sua vida? 
- Você também se põe em oração? 
– Você confirma na palavra de Deus?
 - Quando você ora e as coisas não acontecem de acordo com o que esperava, qual é a sua reação?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: