sexta-feira, 13 de setembro de 2019

REFERENCIAIS DOS REGIONAIS DA CNBB APROFUNDAM TEMAS DA VIDA LITÚRGICA DA IGREJA NO BRASIL



Referenciais dos regionais da CNBB aprofundam temas da vida litúrgica da Igreja no Brasil
De 11 a 12 de setembro aconteceu na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, o Encontro dos Bispos Referenciais da Liturgia dos Regionais da CNBB, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da entidade a cada dois anos. O bispo de Paranaguá (PR), dom Edmar Peron, presidente da Comissão para a Liturgia da CNBB, destacou como avanço, a partir dos relatos dos representantes dos regionais, as experiências de formação para a liturgia voltadas para leigos, padres novos, seminaristas no quarto ano de teologia e diáconos.
“A gente percebeu que há uma abertura incluindo na formação litúrgica mais pessoas e mais categorias. Isto eu acredito que foi um dos pontos bem positivos da partilha”, disse. Por outro lado, o presidente da Comissão destacou como um desafio ainda a ser superado a organização de Comissão da Pastoral Litúrgica, de arte e arquitetura, de canto e música litúrgica nos regionais.
Na manhã do primeiro dia de reunião, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella, refletiu e aprofundou com o grupo o caminho proposto pelas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja (DGAE) para o Quadriênio 2019-2023. “Nós temos sido bastante fieis a este ponto para que as diretrizes não sejam um aspecto à parte da caminhada da comissão, mas que ela se deixe inspirar pelas novas diretrizes”, disse dom Peron.
Pauta – Outros assuntos, conversados na reunião da Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos (Cetel), foram retomados junto aos representantes dos regionais. Entre eles, a tradução do Missal, do acesso das pessoas celíacas à Comunhão Eucarística, do vinho para a missa e as missas temáticas, de cura e libertação. Segundo dom Edmar, o propósito é elaborar algumas orientações a fim de sanar dúvidas que ainda pairam sobre estes temas.
“Estes são assuntos que não dizem não somente à comissão episcopal, os três bispos e os três assessores. Diz respeito a todo o Brasil, então a gente está tentando envolvê-los e escutá-los sobre os temas”, disse. A última parte da reunião foi dedicada a discutir o Documento 108 da CNBB sobre o Ministério e Celebração da Palavra.
O padre Kléber Rodrigues da Silva, do Regional Sul 1, destacou que na liturgia fala-se muito de comunhão. “Esse é um momento que celebramos esta comunhão dos regionais com a Comissão da CNBB, como um referencial, auxílio e suporte para nós que estamos nos regionais”. Outro aspecto destacado pelo padre foi a troca de experiências. “Ouvir a caminhada dos regionais é importante como incentivo e apoio”, disse.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: