segunda-feira, 23 de setembro de 2019

PADRE MARCO PASSERINI RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO CEARENSE

Foto: Google

Na noite desta segunda-feira (23/09/19) padre Marco Passerini, Coordenador da Pastoral Carcerária do Ceará e Regional NE 1, receberá pela Assembleia Legislativa do Ceará Título de Cidadão Cearense. O sacerdote de origem italiana reside no Brasil desde 1973 (naturalizado desde 2000), e possui mais de 50 anos de atuação no serviço religioso - as últimas três décadas dedicadas ao trabalho pastoral em comunidades de Fortaleza. A cerimônia ocorrerá no Plenário 13 de Maio, a partir das 19 horas.

De acordo com a Lei Estadual nº 12.510/95, o Título deve ser concedido a brasileiros ou estrangeiros com relevantes serviços prestados ao Estado. A propositura do nome do religioso foi iniciativa do deputado estadual Renato Roseno (Psol). "Trata-se de um homem que há mais de três décadas dedica-se ao povo mais humilde do nosso estado. Ele foi pioneiro no trabalho com as crianças de ruas, com os jovens estudantes, vítimas da Ditadura Militar, e com a comunicação popular, abrindo espaço para voz dos mais fracos e excluídos", explica o parlamentar.

Irmã Gabriella Pinna, coordenadora arquidiocesana da Pastoral Carcerária, entende que o Título é reconhecimento do histórico de compromisso, luta e responsabilidade que Passerini vem demonstrando com os cearenses. "Ele vem dedicando sua vida à proximidade com os excluídos. Somente aqui [no Ceará], você veja, são 20 anos de dedicação à causa dos encarcerados."

Histórico

Sacerdote da Congregação dos Missionários Combonianos, Marco Passerini nasceu na Itália em 1941 e ordenou-se presbítero aos 22 de junho de 1968 - ano passado celebrou 50 anos de serviço religioso.
Residiu por quatorze anos no estado do Maranhão, e há 32 dedica sua vida sacerdotal aos cearenses. Ao ser transferido para a Arquidiocese de Fortaleza, assumiu as comunidades do grande Bom Jardim, periferia da capital cearense, onde ajudou a fundar o Instituto Nosso Chão e o Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa. Em 1998 teve início seu trabalho junto à população carcerária cearense.

Foi coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Fortaleza por mais de uma década e exerce, atualmente, função de Coordenador da Pastoral Carcerária do Regional Nordeste Um - Ceará. É membro do Conselho Penitenciário do Ceará - COPEN desde 2007, representando a Pastoral Carcerária, e assessor das pastorais sociais e CEBs. Atualmente desenvolve atividades pastorais e litúrgicas nas seguintes comunidades: comunidade Trilha do Senhor, José Walter, Parque Dois Irmãos, Rodolfo Teófilo, Barra do Ceará e Parajuru.

Sessão solene de entrega do Título de Cidadão Cearense
Quando: 23 de setembro de 2019, às 19h.
Onde: Plenário 13 de Maio. Rua Barbosa de Freitas, 2674.

 

Fonte: Pastoral Carcerária

Nenhum comentário: