segunda-feira, 5 de agosto de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

V

5 DE AGOSTO DE 2019

2ª. FEIRA DA DÉCIMA OITAVA SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Nm 11, 4b-15

 

Leitura do Livro dos Números 11,4b-15

Naqueles dias: 4bOs filhos de Israel começaram a lamentar-se, dizendo: 'Quem nos dará carne para comer? 5Vêm-nos à memória
os peixes que comíamos de graça no Egito, os pepinos e os melões, as verduras, as cebolas e os alhos. 6Aqui nada tem gosto ao nosso paladar, não vemos outra coisa a não ser o maná'. 7O maná era parecido com a semente do coentro e amarelado como certa resina. 8O povo se dispersava para o recolher e o moía num moinho, ou socava num pilão. Depois o cozinhavam numa panela
e faziam broas com gosto de pão amassado com azeite. 9É noite, quando o orvalho caía no acampamento, caía também o maná.
10Moisés ouviu, pois, o povo lamentar-se em cada família, cada um à entrada de sua tenda. 11Então o Senhor tomou-se de uma cólera violenta, e Moisés, achando também tal coisa intolerável,
disse ao Senhor: 'Por que maltrataste assim o teu povo? Por que gozo tão pouco do teu favor, a ponte de descarregares sobre mim
o peso de todo este povo? 12Acaso fui eu quem concebeu e deu à luz todo este povo, para que me digas: 'Carrega-o ao colo,
como a ama costuma fazer com a criança; e leva-o à terra que juraste dar a seus pais! 13Onde conseguirei carne para dar a toda esta gente? Pois se lamentam contra mim, dizendo: 'Dá-nos carne para comer!'. 14Já não posso suportar sozinho o peso de todo este povo: é grande demais para mim. 15Se queres continuar a tratar-me assim, peço-te que me tires a vida, se achei graça a teus olhos, para que eu não veja mais tamanha desgraça'.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “precisamos expor a Deus a nossa aflição”

Com saudade da “comida do Egito”, o povo no deserto continuava a lamentar-se mesmo depois do Senhor ter providenciado o maná para alimentá-lo. Desanimados eles não sentiam mais gosto no alimento que Deus lhes enviara do céu, fazendo com que o Senhor se enchesse de cólera contra eles. Contudo, Moisés também cheio de ousadia desabafou diante do Senhor o seu cansaço por conduzir aquele povo tão difícil! Tomando, então, sobre si as dores do povo, ele confessou toda a sua amargura com o peso que carregava pela missão que recebera. Há momentos na nossa caminhada que nós também precisamos argumentar com Deus e expor a Ele o nosso cansaço pelas lutas que travamos com a vida. Quando ousamos arguir a Deus por causa dos aparentes fracassos no desempenho da nossa missão é sinal de que temos confiança Nele e O temos como um Pai amigo. Mesmo que o povo não tivesse razão ou que a impaciência deles estivesse gerando todo o conflito, Moisés, mais uma vez assumia o papel de intercessor daquela gente. Assim também nós devemos fazer quando as pessoas a quem amamos e de quem nos sentimos responsáveis passam por situações de penúria: expor a Deus a nossa aflição e Dele cobrar com confiança a Sua atenção e o Sua proteção. Não tenhamos medo de ser sinceros e transparentes com o Senhor, pois Ele conhece profundamente o nosso coração e mesmo que não ousemos olhá-Lo, Ele tem o nosso olhar sob o Seu julgamento. – Você costuma se acomodar diante das situações de sufoco ou consegue cobrar de Deus a sua intervenção? – Você já ousou arguir a Deus? – Você pede ao Senhor que atenda ao lamento das pessoas a quem você ama?

Salmo 80,12-13. 14-15. 16-17 (R. 2a)

R. Exultai no Senhor nossa força.

12Mas meu povo não ouviu a minha voz, *
Israel não quis saber de obedecer-me.
13Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, *
abandonei-os ao seu duro coração.R.

14Quem me dera que meu povo me escutasse! *
Que Israel andasse sempre em meus caminhos!
15Seus inimigos, sem demora, humilharia *
e voltaria minha mão contra o opressor.R.

16Os que odeiam o Senhor, o adulariam, *
seria este seu destino para sempre;
17eu lhe daria de comer a flor do trigo, *
e com o mel que sai da rocha o fartaria'.R.

Reflexão - Somos o povo de Deus que também se recusa a ouvir a Sua voz e a obedecê-lo, por isso mesmo, sofremos as consequências pela nossa rebeldia. Quando damos ouvido de mercador aos conselhos de Deus Ele não nos pressiona e deixa que nós sigamos os anseios do nosso duro coração. No entanto, com certeza, nós O entristecemos por não atendermos aos Seus apelos que são meios de alcançarmos a nossa felicidade.

Evangelho – Mt 14, 13-21

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 14,13-21
Naquele tempo: 13Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão.
Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes.
15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: 'Este lugar é deserto e a hora já está adiantada.
Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!' 16Jesus porém lhes disse: 'Eles não precisam ir embora.
Dai-lhes vós mesmos de comer!' 17Os discípulos responderam:
'Só temos aqui cinco pães e dois peixes.' 18Jesus disse: 'Trazei-os aqui.' 19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama.
Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram,
recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido
eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. Palavra da Salvação.

Reflexão - “a providência de Deus está ao alcance de todos”

Quando Jesus rejeitou a ideia de seus discípulos para “dispensar as multidões” famintas Ele nos deu uma grande lição de solidariedade humana. Quantas vezes nós queremos nos ver livres dos problemas e “despedimos” as pessoas que são para nós empecilhos à nossa missão, à nossa caminhada. Quantas pessoas também vêm famintas precisando de nós e fazemos vista grossa às suas dificuldades, achando que não somos capazes de ajudá-las porque temos muito pouco. Hoje também Jesus nos orienta a sentar e escutar as pessoas.  E, depois, nos colocar à disposição delas para ajudá-las nas suas necessidades, para que Ele mesmo possa providenciar o que estiver faltando. Não precisamos possuir nada, a providência de Deus é quem realizará o grande milagre da multiplicação. A nós somente compete abençoá-las em nome de Jesus e expor a Ele a situação, sabendo que nós sozinhos (as) não podemos providenciar. 

– Você também tem propensão a eliminar da sua frente aquelas pessoas que lhe “dão trabalho”? 
- Do que você dispõe para alimentar a multidão que procura pão? 
- A quem Jesus manda hoje você oferecer o pão da Palavra?
 – Você tem sentado com as pessoas para partilhar?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: